24 comentários:
De Daniel a 26 de Setembro de 2010
Isto é vergonhoso, bic, vergonhoso. Eu, aqui há uns anos sonhava em juntar dinheiro para comprar estes imóveis para deles fazer a minha casa :) porque os achava bem giros. Como ainda não fiquei rico, não fui a tempo de os salvar! Esta semana passei por lá e vi que os tinham deitado abaixo. Partiu-se o coração. Mas que porcaria de cidade é esta que deixa assim morrer a sua identidade? Do mal o menos, venha o fachadismo. Agora, para construir mais um mono envidraçado...
A sério, isto sim, mete dó.
De Bic Laranja a 27 de Setembro de 2010
Quando nos alegramos já só com a manutenção das fachada... É tremendo!
Cumpts.
De Luísa a 26 de Setembro de 2010
Claro... nã eiii tã bonitu... um Altes todo modernaço, assim po bem grande a imitar os prédios das grandes cidades mundiais...
Eu cá acho o o caro Bic não quer é evoluir... há lá coisa mais fashion que uma torre de vidro?!?! Um hotel é a coisa que mais se precisa em Lisboa... cá obras de renovação, hospitais, ruas decentes... isso oh!! isso nã interessaaa pra nadaaaa... :s
De Bic Laranja a 27 de Setembro de 2010
As avenidas novas são sempre cantadas como a Lisboa de Ressano Garcia, dos palacetes, dos 'boulevards' à francesa... - Que diferença faz da Expo dos Olivais ou de Massamá?
E é isto a evolução?
Cumpts.
De Luísa a 27 de Setembro de 2010
Nºao, caro Bic, não é evolução. É um congelamento cerebral ou uma estupidificação colectiva ou não sei o quê...
Ainda que fossem edifícios daqueles que até são muito bonitos, ams que não têm estrutura para aguentar remodelações... mas, mesmo não sendo arquitecta ou enegenheira civil, não me parece que seja o caso. É simplesmente um crime, mais uma machadada numa cidade linda como era Lisboa, mais um tiro no pé para quem vive e/ou trabalha na capital... Os responsáveis por tais barbaridades (demolição dos prédios antigos e contrução do mamarracho) deviam ser todos presos...

E uma pequena nota para um dos outros comentadores: há muitas cidades na EUropa que permitem que um prédio de linhas moderna esteja lado a lado com casas antigas, seculares, que fazem aprte da história. Mal comparando, não é porque os outros usam pechisbeque que vou deixar de usar pérolas...
De Bic Laranja a 27 de Setembro de 2010
Pérolas aqui são a porcos. Varas...
Cumpts.
De André Santos a 26 de Setembro de 2010
Aos anos que estavam condenados e até estranho terem-se aguentado tanto tempo de pé... e existem naquela arteria outros que seguiram e seguirão o mesmo destino. E não devem demorar, porque parece que agora é de enfiada.
Mas para ser sincero, estas demolições não me chocam. Estavam condenados há muito tempo e até desenquadrados do restante quarteirão... e isso sim, é triste. Não este acto em si, mas tudo o resto que culminou nisto.
Triste, muito triste.
De Bic Laranja a 27 de Setembro de 2010
Tiveram que demolir-se porque a envolvente (como agora se diz), de demolição em demolição, os desenquadrou. Assim é fatal. Vamos lá demolir o Aqueduto das Águas Livres porque se desenquadra do eixo Norte-Sul e da nova estação de Campolide.
Ora!...
De Luísa a 28 de Setembro de 2010
Não dê ideias, Bic! Ou ainda aparece aí algum otário que resolve modernizar o aspecto aqueduto...
De Bic Laranja a 28 de Setembro de 2010
:) Cumpts.
De [s.n.] a 27 de Setembro de 2010
Dois duplos crimes contra o nosso património. Um, ao demolir duas moradias de valor, não por serem muito antigas mas por serem bonitas, de linhas perfeitas, sólidas e construídas com materiais nobres. Outro, um crime arquitectónico e urbanístico que, contràriamente às moradias demolidas, é não só um prédio de linhas(?) tremendamente inestéticas como o seu material de construção é feio, vulgar e barato. Um completo horror. Na forma e no estilo. Mas não há ninguém no nosso país, independente mas com poder suficiente, que ponha cobro a estes permanentes atentados contra o nosso património arquitectónico?! Certos presidentes de câmara e certos arquitectos - uns, por permitirem a demolição de moradias, palacetes e prédios que tanta beleza e grandeza conferiam à cidade de Lisboa, mereciam ser expulsos do lugar que ocupam por indecente e má figura e outros, proibidos de elaborar projectos urbanísticos senão mesmo expulsos da Ordem para sempre. Essa Avenida, além de muitas outras, estava cheia de belas moradias e palacetes entretanto desaparecidos, salvo um, creio eu e mesmo este, o Palácio Sotto Mayor, está cada vez mais desfigurado em relação ao que era devido aos inaceitáveis acrescentos de um lado e doutro e por detrás. Deus nos acuda desta ignóbil gente, pois só Ele nos pode valer.
Maria
De Bic Laranja a 27 de Setembro de 2010
Com poder só vejo cavalgaduras... Note que um pouco mais acima, no caminho das Picoas, há um quarteirão de três belos edifícios de rendimento do princípio do séc. XX completamete em ruínas - já aqui falei disso. Deve a senhora recordar-se o que fez o esclarecido presidente da Câmara para os requalificar?!...
Isto só à bengalada.
Cumpts.
De Ricardo Moreira a 27 de Setembro de 2010
Depois de ver os "bonecos" e de ler estes comentários fiquei com uma dúvida: aquele senhor que tinha a mania de mandar embargar as obras de toda a gente, agora faz o quê?
De Bic Laranja a 27 de Setembro de 2010
O que sempre foi. Uma cavalgadura.
Cumpts.
De Carlos Portugal a 27 de Setembro de 2010
Pois é, Caro Bic, estão a trazer a Amadora para Lisboa... Ou seja, continuam com a sanha destruidora de tudo quanto era harmonioso e característico da alma de uma cidade que já foi belíssima, e que agora se parece com um qualquer subúrbio inculto e horrendo de uma qualquer cidade sem história ou harmonia.

Pensam que o «progresso» é esta barbárie.

Mais um atentado à cidade, e a todos nós.

Cumprimentos.
De Bic Laranja a 27 de Setembro de 2010
Não há o mínimo gosto, a mínima noção de tempo história, de património, de identidade, de legado. Nada! Estas carraças que só sabem especular e embolsar dinheiro fácil apenas o praticam por egoísmo. Engrossam conta bancária por avidez pessoal, não para deixar aos filhos. - Estes nem precisam; hão-de mamar por igual no futuro.
E a teta que não há meio de secar...
Cumpts.
De FD a 27 de Setembro de 2010
Antigamente mal ou bem estávamos de rabo preso por uns motivos, o problema é que passamos a crescer socialmente e profissionalmente com o rabo preso a outras coisas. Mesmo que tudo isso que se disse até agora pareça correcto, certo e irrefutável , as pessoas com posições de relevo (que até podem saber disso), nestas questões têm o rabo preso a outras que não querem saber disso para nada. Infelizmente é assim que aqui em Portugal se vive, toma lá disto, recebe agora daquilo.
De Bic Laranja a 28 de Setembro de 2010
Pessoalmente não sei nada de rabos, presos ou à solta. Mas dessas pessoas de relevo que diz é bem possível...
Cumpts.
De André Santos a 28 de Setembro de 2010
De demolição em demolição passou (pelo menos) um quarto de século - porque desde a dácada de 60 que ninguém é meigo com as Avenidas Novas - e ficou-se reduzido ao que se viu e que se deixou de ver na semana passada.
Mas viu-se, durante muitos anos. Era previsivel.
Se choca? Não, choca mais o discurso de que "ninguém tem vergonha" e que "não há quem ponha cobro a isto", por já se ouvir há decadas sem que se tenha visto um acto para tentar inverter a tendência. Por isso o "actual" panorama das Avenidas Novas é o panorama que achamos que Lisboa merece, só pode ser esta a Lisboa que queremos, porque se não for há muito que não andamos a fazer o que deviamos.
De Bic Laranja a 28 de Setembro de 2010
Choca exactamente o que diz: andarmos há décadas a reclamar que assim é uma desgraça.
Quanto aos actos que se vêem e deixam de ver a imprensa é sempre muito parcimoniosa e a memória é curta. A Laura Alves, que Deus tem, se a não tirassem á força quase lhe caía o Monumental em cima.
Cumpts.
De Attenti al Gatti a 30 de Setembro de 2010
Más novas! Já não passo pelo local há algum tempo e, por isso, desconhecía o facto. Ainda por cima eu, sei lá porquê, engraçava com aquelas casas. Várias vezes, em tempos de maior vagar, tetei imaginar como sería viver alí nos tempos áureos. Agora já não há imaginação que valha. Suponho que em breve, será a vez de ir também o outro prédio antigo, situado mais acima, junto à maternidade. Nem um bombardeamento faria melhor trabalho a descaracterizar Lisboa.
A.v.o.
De Bic Laranja a 1 de Outubro de 2010
Imaginar é sempre possível. Mas que custa tudo ir abaixo, custa. Um bombardeamento talvez desse para reconstruir como estava. Olhe essas cidades da Europa.
Cumpts.
De Luar a 1 de Outubro de 2010
Já não passava por ali fazia anos, no outro dia até apanhei um susto.... que coisa tão feia!!!
E o da esquina em frente deve ir pelo mesmo caminho!
Agora, desde que fiquei desempregada vejo muita televisão, pois não consigo estar muito tempo no pc , e até me apetece "arrancar os cabelos" quando vejo programas sobre a nossa vizinha Espanha, França, a Inglaterra para não falar dos países do Leste que mantêm e restauram os seus edifícios antigos...
Nós é um destruir de Património, ou então recuperam e lá no alto colocam ferro e vidro (roubam anjos.. lolll ), Lisboa vai perdendo toda a sua beleza arquitectónica e nós tínhamos prédios lindos....
Podiam construir os mastronços todos no mesmo local, assim estragavam só um sítio.
De Bic Laranja a 1 de Outubro de 2010
Devemos ser novos ricos (excepto os que roubam anjos que são mais novo-ricos ainda) para esbanjar tanto património de valor e bom gosto.
Tem razão sobre os europeus, mas que quere? Estes que nos calham para copiar servem...
Cumpts.

Comentar