9 Comentários:
De ICE a 3 de Agosto de 2017 às 01:09
Não será "Verões" (maiúscula inicial)?


De Bic Laranja a 3 de Agosto de 2017 às 11:08
Lembro-me ter aprendido alhures que no plural seria com minúscula, mas empreendendo agora na questão não acho razão para não ser em maiúscula.
Foi corrigido.
Obrigado!


De JC a 3 de Agosto de 2017 às 19:18
Olhe que me parece que "verões" é com minúscula.
O Verão, o Outono, o Inverno, a Primavera, os nomes das quatro estações do ano, é com maiúscula.
Os vários "verões", com letra pequena.
Tenho a ideia de ter aprendido assim também.


De Bic Laranja a 3 de Agosto de 2017 às 21:48
Não me lembro onde vi que seria assim. Mas não acho agora mais — em nas Bases da Ortografia Portuguesa, ou no Tratado de Ortografia do prof. Rebelo Gonçalves — do que o substantivo com maiúscula sempre que referido à estação do ano (este Verão), todavia com a ressalva de haver formas que possam corresponder-lhe como nomes comuns e que, como tais, exigem o empregos de minúscula inicial (Base XXXIX), v.g.: os meus verões ou a última dúzia de verões.
Torno, pois, a corrigir.


De Bic Laranja a 4 de Agosto de 2017 às 16:22
A ressalva é concretamente sobre os etnónimos e os exemplos são os meus, do verbete aqui. Não sei se não extrapolei demais...


De Bic Laranja a 4 de Agosto de 2017 às 07:47
Tenho impressão que foi no Priberam...


De [s.n.] a 7 de Agosto de 2017 às 20:01
Com o devido respeito não ligue ao Priberam. Eu nem por sombras o consulto. Este dicionário internáutico meio brasileiro, segue o português de Portugal após o A90. Ora este português como se sabe não é o correcto nem o segue quem respeita a língua portuguesa, como aliás há uma petição pública de milhares de pessoas, desde intelectuais a professores passando por milhares de pessoas comuns, para que aquele Acordo seja revogado.

Quanto ao substantivo "Verão" com maiúscula, eu escrevo-o sempre assim. Já no plural, salvo melhor opinião, pode grafar-se de ambas as maneiras.

Imagine que na página do Priberam, que consultei seguindo a sua sugestão, Verão - estação do ano - vem escrito com minúscula e acrescentam que é esta a grafia do português europeu pós A90!! Claro, nem podia ser doutro modo... Que horror.

Os linguístas que elaboraram este Acordo/90 que me desculpem a frontalidade mas pouco mais são do que perfeitos analfabetos e o pior de tudo é que incitam a juventude a desaprender a nossa lindíssima língua, o que é no mínimno criminoso. Estes senhores precisam se dedicar a outro ofício depressinha.
Maria


De [s.n.] a 8 de Agosto de 2017 às 03:22
É verdade, exactamente como ambos então escrevemos. Sem tirar nem pôr.
Maria


Comentar