Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018

Aspectos duma Lisboa (esta sim) irreconhecível

  Quem, no advento da I.ª República, seguisse do convento de Arroios pela Rua do Conselheiro Moraes Soares, caminho do Alto de S. João, acharia logo à sua mão esquerda a Horta da Cera, cujo muro comprido tinha a meio um portão mais ou menos coincidente com o actual comêço da Rua de Carlos Mardel. Logo depois entrepunha-se-lhe o muro e as casas da Quinta da Brasileira estreitando a via; estes chãos ocupavam sensivelmente a área delimitada hoje pelas ruas Actor António Cardoso, José Ricardo e Edith Cavell. Por alturas do Poço dos Mouros teria então, ainda à sua mão esquerda, o Retiro do Manoel dos Passarinhos que coincidia pouco mais ou menos com os baixos do actual Largo Mendonça e Costa; este Manoel dos Passarinhos era o tradicional da volta, um castiço com letreiro pintado no frontão da casa a lembrar de não esquecer a vida aos vivos: bons vinhos e petiscos.

Retiro do Manoel dos Passarinhos, Poço dos Mouros (J. Benoliel, c. 1910; A.F.C.M.L., A74731)

  Neste pequeno percurso havia no lado oposto, à direita, primeiro a Quinta do Saraiva com os primeiros prédios de rendimento pequeno-burgueses; ao depois, além da Travessa do Caracol da Penha (actual dos Heroes de Quionga) ou talvez do Poço dos Mouros -- era a Quinta do Manuel Padeiro com o seu muro... Quem ao cimo dela parasse e desse meia volta como para ganhar fôlego, mesmo que não tivesse uma mòlhada de romeiros (republicanos?) a morder nos calcanhares, o panorama era assim.

Cortejo ao Alto de S. João, Rua do Conselheiro Moraes Soares (A. Cunha, c. 1910; A.F.C.M.L. A20188)


Fotografias:

Retiro do Manoel dos Passarinhos, Poço dos Mouros (Joshua Benoliel, c. 1910; A.F.C.M.L., A74731);
Cortejo ao Alto de S. João, Rua do Conselheiro Moraes Soares (Alexandre Cunha, c. 1910; A.F.C.M.L. A20188).

___________
Publicado originalmente em 6/VIII/15 às 10h27 da noute com o titulo «Aspectos duma Lisboa irreconhecível».

Escrito com Bic Laranja às 21:36
Verbete | comentar
31 comentários:
De ASeve a 7 de Agosto de 2015
Bolas...era só miséria, tudo "ciganada"...
De Bic Laranja a 7 de Agosto de 2015
É só povo. Vejo-o diàriamente. Salva a moda (e as tatuagens), não lhe acho diferença.
Cumpts.
De Bic Laranja a 7 de Agosto de 2015
Mas aquele ali de barbas tem o seu quê de militar de Abril. Nem lhe falharam as mãozinhas nos bolsos...
Cumpts.
De MCV a 7 de Agosto de 2015
Obrigado pela remissão.
Aqui vai a publicidade.
:)
Abraço
De Bic Laranja a 7 de Agosto de 2015
Obrigado eu da outra remissão para cá e desta agora.
Cumpts.
:)
De [s.n.] a 10 de Agosto de 2015
Desculpe sair tema, mas caso o não fizesse perdia a oportunidade e era pena. E este seu espaço é o óptimo para o efeito.

Volto ao assunto "língua portuguesa" e ao seu mau uso. Ou, se se quiser, à péssima verbalização das frases e/ou à dicção imperfeita pelo não emprego sistemático das primeiras sílabas dos vocábulos e também, por vezes, dos artigos que fazem a ligação das palavras nas proposições.

A menina Conceição Queiroz, que aliás nem é má locutora, há-as bem piores, mas por favor não abra demasiado os olhos, se bem que graças a Deus desde há algumas semanas tem vindo a evitar esse tique desagradável principalmente para quem a vê e ouve. E já agora, como também e felizmente tem evitado, continue a não sorrir quando se despede dos telespectadores, está muito bem como faz, simpática, sóbria e séria q.b. Isto porque tem um sorriso feio (devido à dentadura desadequada às suas feições delicadas) pelo que fica muito melhor séria. Sem ofensa.

Esta rapariga, por deficiente aprendizagem na escola ou pelo hábito de ouvir o linguajar do seu país d'origem (penso que seja natural ou descendente de portugueses-africanos, o que não tem nada de mal, ou viveu no Brasil - e que eu não seja mal interpretada) tem o defeito de não pronunciar a primeira sílaba das palavras proferidas nas suas leituras noticiosas e também não emprega os artigos definidos que antecedem certos vocábulos, do mesmo modo que não pronuncia a vogal aberta e/ou as sílabas fonèticamente abertas - acentuadas tònicamente ou não - sobretudo se no início da palavra. Os brasileiros é que falam assim, mas isso é lá com eles. Nós, portugueses, falamos o português de Portugal, não o do Brasil.

A Conceição, por ex., diz: "... (?)manhã saberemos o que vai acontecer", em vez de "... amanhã (com o "a" inicial bem aberto e não fechado ou mudo, como ela pronuncia) saberemos..."; ou "... até 'manhã..."; ou "estamos (?) espera de novas notícias", etc. Por favor, Conceição, veja lá essa dicção, que até nem é má de todo, salvo estes erros fonéticos imperdoáveis numa locutora de notícias.

Aproveito para lhe informar, a ela e a outros/as colegas que cometem o mesmo erro, quando por exemplo contactam colegas em reportagem no exterior e dizem "... colega, qual é o ponto 'de' situação..." Ora quando se quer saber o estado (ou ponto) em que se encontra o combate aos incêndios, ou os estragos provocados pela tempestade/cheias/desabamento de terras/manifestação violenta, etc., trata-se de saber o estado (ou situação) em que se encontra determinado acontecimento CONCRETO E NÃO ABSTRACTO que se verificou ou está a verificar-se naquele preciso momento. Isto significa que esse "estado ou situação concreta (de qualquer coisa)", justamente por sê-lo, tem obrigatòriamente de ser antecedido pela preposição+artigo definido feminino ou masculino, singular ou plural, DO/S ou DA/s, que tem como função emprestar lógica à locução formada pelo substantivo que se lhe segue e do qual faz parte integrante e nunca, jamais, em tempo algum, pela preposição DE. Que no caso em apreço tratar-se-ia/trata-se de uma completa abstracção. Fui clara?

Mais dois conselhos de uma telespectadora atenta, que vê ùnicamente os telejornais. Um para a Conceição e outro para todas as colegas que apresentam as notícias. Se a Conceição quer manter a sua carapinha e está no seu pleno direito, pelo menos que a use curtinha e arranjadinha, para visualmente parecer mais composta e projectar uma imagem mais agradável. Assim, tal como se apresenta, parece ter várias vasouras farfalhudas das antigas, com as cerdas compridas, muito encrespadas, enfiadas na cabeça.

As meninas que apresentam as notícias, por favor deixem de usar decotes até ao umbigo e roupas transparentes! Trata-se de uma questão de decência e de respeito para com os telespectadores. As jornalistas portuuesas não têm a noção das conveniências nem do ridículo. Elas que vejam como se apresentam as locutoras dos telejornais, inglesas e francesas e aprendam. Se querem usar decotes exagerados e extremamente deselegantes, usem-nos quando vão para as discotecas ou para os concertos Rock e nunca para apresentar um telejornal, que, caso ainda não se tenham capacitado, é um cargo que requer a maior seriedade e o máximo profissionalismo.
Maria



De [s.n.] a 10 de Agosto de 2015
Leia-se "vassouras". E há outras faltas. Não reli o que escrevi e para agravar o problema algumas teclas estão sempre a falhar... Sorry:)
Maria
De Bic Laranja a 11 de Agosto de 2015
Esta moça lê o teleponto aos soluços. Falta-lhe naturalidade. E apesar de entoar os 'rrr' à lisboeta (ou à francesa) noto-lhe jeitos de entoação africana. Deve ser disso o que lhe aponta na oralidade e também no penteado.
Cumpts.
De [s.n.] a 12 de Agosto de 2015
É isso:)

O menino(?) Paulo Salvador, da TVI, tem a mania de ser muito moderno nas visitas gastronómicas que anda a fazer pelo País. Quando se depara com as iguarias escolhidas por si ou oferecidos pelos donos e/ou cozinheiros dos restaurantes, sai-se sistemàticamente com exclamações e interjeições extemporâneas e não raro despropositadas face aos pitéus que lhe colocam à frente do nariz. Chega a dar a impressão de nunca ter visto comida decente em toda a sua vida... Vá lá que na introdução ao programa "Observatório do Mundo", de que é apresentador, é mais comedido nas palavras. Mas também não admira, neste caso limita-se a debitar tudo que lhe é enviado através do teleponto, forçando-o a ser mais circunspecto e naturalmente mais agradável de ser escutado...

Este é outro que diz e repete "o ponto 'de' situação"!! (mais um que também deve ter andado pelo Brasil antes de ter ido aterrar nas instalações da TVI). Ó homem!, informe-se por favor!, contacte professores de português mas dos que se tenham licenciado durante o Estado Novo e jamais junto dos muitos, bastantes deles nulidades completas, que tenham feito toda a escolaridade e completado(?) a sua formação académica (salvo as excepções que confirmam a regra) durante os trinta anos e até aos dias de hoje.
Maria
De [s.n.] a 14 de Agosto de 2015
Leia-se: "... durante os últimos trinta anos até aos dias de hoje".
Maria
De Bic Laranja a 14 de Agosto de 2015
Esta gente jornalista consegue diàriamente tornar a linguagem num entrave à comunicação. Um feito de truz!
Cumpts.
De [s.n.] a 16 de Agosto de 2015
:))))
Maria
De José Lima a 15 de Fevereiro de 2018
O tipo com chapéu de coco na extrema-esquerda da fotografia tem um ar jacobino especialmente sinistro. Mais atrás, há também umas personagens com uns chapéus de abas largas que parecem saídos de um “western spaghetti”, desses em que a Sicília e a Calábria passavam por ser o deserto mexicano.
De Valdemar Silva a 15 de Fevereiro de 2018
Alguns à frente desta fotografia, desde crianças descalças e remendadas, o barbaças à Ferreira do Amaral com ar de bufo-rufião e demais 'deixa-me ficar na fotografia', nada têm a ver com, vendo uma banda de música atrás, a solenidade dos promotores do Cortejo ao Alto de S. João.
Mas, mesmo assim é muito interessante ver estas fotografias de Joshua Benoliel.
Valdemar Silva
De Valdemar Silva a 16 de Fevereiro de 2018
Rectifico a autoria das fotos, a do Cortejo é de Alexandre Cunha.
Valdemar Silva
De Bic Laranja a 18 de Fevereiro de 2018
Cumpts.
De Bic Laranja a 18 de Fevereiro de 2018
Os cocos eram janotas republicanos. Burgueses.
Os de chapéu de aba, à ribatejana, eram mais castiços; caciques; uma espécie que se conserva é que só mudou na indumentária — um deles ali ao meio, vai se não é o fadista do célebre quadro de Malhoa...
Os maltrapilhos é que se civilizaram mais: vêem-se ainda agora por ali de andrajos e calças rasgadas, mas as tatuagens e às ferragens nas orelhas e nas ventas dão-lhe um polimento muito mais moderno, chic até...
De [s.n.] a 19 de Fevereiro de 2018
Desculpe deixar uma notinha fora do tema que aqui trouxe.

Alguém que informe Sérgio da Conceição - treinador do F.C.Porto e certamente bom rapaz - que não se diz "isso não tem nada a haver", seria o mesmo se dissesse "isso não tem nada a ter", uma redundância a evitar por se tratar de uma calinada em dircurso oral. Há muita gente que comete o mesmo dislate, nas televisões e até em artigos de jornais, mas felizmente são cada vez menos. Um tal Sacadura, que em empos teve um programa tardio na RTP, também cometia o mesmo erro. Escrevi sobre isso, creio que neste blogo, e ele lá corrigiu a linguagem. O mesmo acontecia com convidados de programas.

Sérgio Conceição disse e repetiu frases, intermediadas por este erro de linguagem, dezenas de vezes nestes últimos dias e ninguém o avisou do erro. As pessoas que o rodeiam não sabem português? Pelo visto não devem saber.
Maria
De Bic Laranja a 19 de Fevereiro de 2018
Disse-me um campeão da língua portuguesa que «ter a ver» é galicismo. O indicado é «ter que ver».
Claro que nos matrecos «ter a haver» é que está bem.
Cumpts. :)
De Valdemar Silva a 19 de Fevereiro de 2018
Talvez pelo hábito, a rapaziada da bola é useira em dar pontapés na gramática, mas desta vez o rapaz teria dito 'isso não tem nada a haver ou não haver' vídeo árbitro.
Cumpts.
Valdemar Silva
De Bic Laranja a 20 de Fevereiro de 2018
«Ter a haver ou não haver» são contas.
Mas não ouvi o matraquilho. Dessintoniza-se-me sempre cá o bestunto quando as TV os põem a palrar.
Cumpts
De [s.n.] a 20 de Fevereiro de 2018
Waldemar Silva, olhe que não foi o que ele quis dizer. Eu ouvi o Sérgio vários dias seguidos, sem pròpriamente o desejar (as televisões intermedeiam quase sempre debates políticos, séries, filmes e até telejornais, por assuntos de bola) e reparei que ele repetiu essa frase sempre igual e no mesmo discurso e com pequeníssimas alterações nos dias seguintes.

Nestes, ora empregando a mesma frase em contextos diversos, claro que sempre relativos ao tema "futebol", ora repetindo o mesmo discurso dos dias anteriores. Repetições da responsabilidade das televisões. Consequentemente fixei bem a dita frase porque sempre verbalizada de modo igual, isto é, substituíndo o verbo "ver" (aquele que devia ter utilizado) pelo "haver".
Maria
De [s.n.] a 20 de Fevereiro de 2018
Leia-se "... com assuntos de bola" e não 'por' assuntos de bola.
Maria
De Valdemar Silva a 20 de Fevereiro de 2018
O meu nome, desde 1943, teve que ser alterado de Waldemar para Valdemar e, embora, agora, possa alterar para Waldemar, não estou para isso.
Numa prova de exame do Secundário, um professor emendou o Valdemar para Waldemar no meu B.I. e assim ficou por uns tempos até começar a notar-se a rasura que me causou alguns problemas e que resolvi com um novo B.I. por ter perdido o anterior.
Quanto ao resto, o que fica é o 'Deve e Haver'.
Valdemar Silva
De [s.n.] a 20 de Fevereiro de 2018
Desculpe de por absoluta distracção, ter trocado o V pelo W no seu. Inicialmente tinha colocado o V, mas pensando estar a grafá-lo de modo errado resolvi alterar a letra inicial. Pelo visto fiz mal.
Maria

Nota: Não se admire que lhe troquem essa consoante no seu nome próprio. Ainda me lembro de ter lido e não vão muitos anos, ele ser grafado desse modo, deve ter sido por isso que o fiz.

Olhe, um dos meus apelidos, por ser invulgar, é difícil de ser compreendido quando é ouvido pela primeira vez. E quando numa loja ou consultório preciso de o transmitir oralmente ele nunca é grafado correctamente. Só depois de o soletrar ou mostrar o B.I. (agora C. do C.) à pessoa que me atende, é que fica perfeito.
De Valdemar Silva a 20 de Fevereiro de 2018
Como simples curiosidade, a 'Bela Flor' Berengária de Portugal, filha do Rei D. Sancho I, casou com o Rei Waldemar II da Dinamarca, em 1214.
Valdemar Silva
De Bic Laranja a 20 de Fevereiro de 2018
Foi repudiada. Parece que era gafa.
Cumpts.
De Valdemar Silva a 20 de Fevereiro de 2018
Parece que foi repudiada por ser arrogante e de grande beleza morena.(berbere lá sul).
Veio a morrer de parto, depois de ter tido quatro filhos três dos quais foram depois Reis da Dinamarca.
Cumpts.
Valdemar Silva
De André Sousa a 21 de Fevereiro de 2018
Caro BIC,
Nesta resposta, você não me critique... até porque vai sair um elogio... e para si (!) ao que cheguei! ;)
Nunca tinha visto um "post" tão concorrido... e você dava um árbitro fantástico... "Aspectos duma Lisboa (esta sim) irreconhecível" de seu título... pois que se fala de "bola", chapéus de coco, Burgueses, leituras de texto, dicções, "W´s" por "V´s" e "V´s" por "W´s" e ainda um "toque" de história, adorei... e estou a ser sincero (!) venham mais destes... 20 de Fevereiro ficou marcado pela bela "moderação" que você fez; pena que ninguém tenha comentado no "post" "Portugal característico" (!) podia-se ter falado de Santana Lopes... olha... e já agora do que se passou no fim-de-semana... digo eu!
Cumprimentos para todos - que não gosto de cumpts.
André Sousa
De Bic Laranja a 23 de Setembro de 2022
Tarde, mas… :)
Cumprimentos
De Bic Laranja a 21 de Fevereiro de 2018
A final era demónio; repudiadas foram as irmãs, D.ª Teresa e D.ª Mafalda. Veja: https://youtu.be/UJnTMawKquw?t=19m58s .
Cumpts.

Comentar

Março 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
15
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Visitante



Selo de garantia

pesquisar

Ligações

Adamastor (O)
Apartado 53
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
Fugas do meu tinteiro
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Kruzes Kanhoto
Lisboa
Lisboa Actual
Lisboa de Antigamente (pub)
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Planeta dos Macacos (O)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar

arquivo

Março 2024

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Julho 2023

Junho 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.