8 Comentários:
De [s.n.] a 3 de Julho de 2017 às 17:42
Ai estas arribas!, perigosas que se fartam. Mas a praia deve ser linda.
Maria


De Bic Laranja a 7 de Julho de 2017 às 21:30


De [s.n.] a 9 de Julho de 2017 às 04:18
E que tal se ela se chamasse praia da arriba? Não há mal nenhum em chamar-lhe da falésia, mas vi na Porto Editora, vai para muito tempo, que "falésia" é um francesismo desnecessário, sugerindo que se adopte o nome correcto em português.

É um facto que a nossa maravilhosa língua tem tradução para tudo o que é estrangeiro, mas neste caso seria impossível e compreensível alterar o nome da praia, já que aquela foi a designação que lhe deram e que terá certamente acontecido há mais de cem anos e ficou. Porém no discurso escrito e oral (sub-títulos nas televisões, escritos em jornais e revistas e a fala dos jornalistas e comentadores) devem chamar-se àqueles montes arribas, porque é de arribas que efectivamente se trata.
:) Maria


De Bic Laranja a 9 de Julho de 2017 às 22:03
Hum! Não me havia ocorrido.
Refere-nos José Pedro Machado no Dicionário Etimológico:

Do fr. falaise, vocábulo dos dialectos normando e picardo, oriundo do frâncico falisa, correspondente ao alto alemão antigo felisa, que deu o alemão actual fels (penha, pena, penedo) &c.

Faltou dizer-nos quando entrou na nossa linguagem (... numa falésia alta de pedra e saibro, Eça de Queiroz, Alves e Companhia, ed. póstuma em 1925), embora já devamos estar a tempo de o mudar.

Cumpts.


De Bic Laranja a 9 de Julho de 2017 às 22:06
não devamos, digo.


De [s.n.] a 10 de Julho de 2017 às 02:31
Sim, com toda a certeza. E pensando bem talvez já nem valesse a pena. Aquele nome já está enraízado.

Mas e a propósito, não haverá no país, com tantas praias que temos e estas com tantas arribas, nenhuma que se chame Praia da Arriba? Quase de certeza que não, mas era engraçado que houvesse.
Maria


De Valdemar Silva a 10 de Julho de 2017 às 12:18
Praia da Arriba, em Cascais.
Valdemar Silva


De [s.n.] a 10 de Julho de 2017 às 16:13
Ora bem, Valdemar Silva! Disso não sabia eu e o muito que frequentei a praia em Cascais. Muito agradecida pela informação.
Maria


Comentar