De Valdemar Silva a 12 de Novembro de 2017 às 13:46
Julgo ter lido, em ???, que o bandido foi preso prós lados do Campo Grande e a restante quadrilha presa em Arroios, local este em que tinham enterrado várias pratas do roubo de Campolide.
Valdemar Silva
De Bic Laranja a 12 de Novembro de 2017 às 14:12
É ver onde. Para tirarmos o caso a limpo.
Até lá, vale a hypothese.
De DH a 12 de Novembro de 2017 às 23:18
Caros Bic e Valdemar Silva

Na pagina 128 do livro abaixo temos

"Diogo Alves que não se encontrava em casa quando a policia o procurou fora preso no Campo Grande por um oficial do Governo Civil"

https://archive.org/stream/DoCrimeEDaLoucuraMachado/Do%20crime%20e%20da%20loucura%20Machado#page/n63/mode/2up/search/Diogo+Alves+

cumprimentos
De dh a 13 de Novembro de 2017 às 01:00
O processo da torre do tombo tem 1729 paginas e a primeira parte começa a ser redigida logo em setembro de 1739, a seguir à matança em casa do médico. Ha uma outra coisa que me intriga, o Bic cita o jornal de novembro de 1839 a dizer que foi preso no dia 28 em Arroios... imagino 28 de outubro de 1839. Ora outras fontes (mas nao da época) dizem que foi preso em 1840...

http://lisboasos.blogspot.pt/2009/12/quinta-da-rabicha.html
http://www.historiadeportugal.info/o-ultimo-condenado-a-morte-em-portugal/

(o segundo é ligeiramente ambiguo, diz "preso e condenado à morte em 1840" (e foi preso em 1840?) )

esta outra diz preso em 1839 julgado em 40 e enforcado em 41...
http://www.esferadocaos.pt/pt/docs/EDC_PDF_CRIMES_DIOGO_ALVES_06015.pdf

bom, vou ler o processo...
De dh a 13 de Novembro de 2017 às 01:40
O Tinop na "Lisboa de outros tempos: os cafés" pag.138 tem a seguinte frase

"Diogo Alves morou na casa que faz esquina da Rua de Arroios para o antigo Caracol da Penha, e que vai ser demolida (1898) para alargamento da rua"


Ora o texto "Do crime e da loucura" diz, na tal pagina 128, que ja tenho mencionado, que Diogo Alves nao se encontrava em casa e foi preso ao Campo Grande.

A informaçao coincide assim, parcialmente, com o que aparece no "ecco"

"Hoje foi encontrado em Arroios num quintal pertencenteu ao ladrao assassino Diogo Alves(...)"

https://books.google.pt/books?id=WSwuAAAAYAAJ&pg=PA7177&dq=diogo+alves+arroios&hl=fr&sa=X&ved=0ahUKEwjtgKGgsbrXAhUGzxQKHemGB3IQ6AEILjAB#v=onepage&q=diogo%20alves%20arroios&f=false

A minha impressao é que terao procurado em Arroios mas prendido no Campo Grande o que tera levado ao engano do "ecco".

Talvez o processo esclareça o mistério, mas tenho que convir que o numero de paginas não é muito apelativo para buscas...
De Bic Laranja a 13 de Novembro de 2017 às 18:30
A casa que fazia esquina da Rua de Arroios para o Caracol da Penha era a do nicho da imagem e deu nome ao lugar. Júlio de Castilho falou dela. Era diante das casas dos condes de Mesquitela.
Curioso.
De dh a 13 de Novembro de 2017 às 19:08
Aqui se explica que o terreno pertencia ao Conde de Mesquitela e foi alugado a seguir ao crime da rua das flores

(Diccionario popular de Manuel Pinheiro Chagas)

https://books.google.pt/books?id=tLhCAAAAYAAJ&pg=RA1-PA166&dq=diogo+alves+arroios+mesquitela&hl=fr&sa=X&ved=0ahUKEwigxoO7n7zXAhWIOBoKHdCABGYQ6AEIJzAA#v=onepage&q=diogo%20alves%20arroios%20mesquitella&f=false
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.