O confrade Jansenista teve um brilhantíssimo relampejo de saudade no caminho do Chiado pela Escola Politécnica. Diz ele:
A «sétima colina» corre-me nas veias, com a sua despovoada vaidade queirosiana, é a coisa mais parecida com uma aldeia que tenho para apresentar. Nunca ninguém me descerrará uma lápide por isso, mas eu já a tatuei no peito. Do lado de dentro.
Pois vejo aqui no Guia de Portugal que, antecedendo a aldeia do dito confrade, a «sétima colina» era um campo extramuros onde D. João I de Castela assentou arraial para o cerco a Lisboa; cem anos volvidos era a vasta quinta dos Andradas que ocupava o dito campo; a edificação do bairro alto seguiu-se à da ermida de S. Roque (1506), vindo para ali muita aristocracia lisboeta; em 1589 ainda acampou no semi-arrabalde a tropa de Isabel Tudor que o Prior do Crato trouxe para cercar a Lisboa filipina. Na varanda sobre a cidade que nos oferece S. Pedro de Alcântara talvez torne eu também depois a abrandar o passo...
A par de velhos casarões nobres que lá vão resistindo, a toponímia campesina sobrevive nas ruas da Vinha, do Loureiro, na travessa da Horta. E qual aldeia com a sua rua direita, a série de arruamentos que se enfiam desde o actual largo de Trindade Coelho até [ao L. do Rato] constituiam, correndo na linha da cumeada, uma das vias suburbanas da capital, com o nome quinhentista de Estrada de Campolide (Guia de Portugal, vol. I, Generalidades, Lisboa e Arredores, p. 335).
Vendedora ambulante com burro, Rua Dom Pedro V, [s.d.].
Fotógrafo não identificado, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..
Ora o troço dessa via que dá o mote a isto que escrevemos é a Rua Dom Pedro V (antiga do Moinho de Vento): dum lado os antiquários, do outro o aparente cosmopolitismo do Pavilhão Chinês: armazém de víveres e pastelaria...
Paviilhão Chinez, mercearia e pastelaria, Lisboa, c. 1908.
Fotografia de Joshua Benoliel in Arquivo Fotográfico da C.M.L.
Adamastor (O)
Apartado 53
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
Fugas do meu tinteiro
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Kruzes Kanhoto
Lisboa
Lisboa Actual
Lisboa de Antigamente (pub)
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Planeta dos Macacos (O)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.