Segunda-feira, 23 de Outubro de 2006
No alto da Galafura há uma moura encantada. Uma princesa moura muito bonita, muito bonita; como todas as princesas mouras, naturalmente. Há muito tempo, o rei mouro seu pai, expluso pelos cristãos, teve que partir para longe, para além do rio Douro. E a D.ª Mirra lá ficou, encantada no seu palácio magnífico, todo coberto a ouro e prata, com farta mesa posta. Ainda lá está hoje a D.ª Mirra, à espera que algum homem valente a livre do encantamento. Houve muito quem tentasse. Conta-se, que um pobre pastor sonhou que se fosse capaz de transformar aquele penedo rude e agreste numa terra de cultivo; meter lá a planta do linho; crescer o linho; colhê-lo; transformá-lo depois numa alva toalha; pôr a toalha; pôr os pratos; sentar-se e esperar; a D.ª Mirra viria com toda a sua beleza, nos trajos de rainha e sentar-se-ia ali, com toalha de linho, ao pé do pastor. O pobre homem passou a vida a fazer isso; andou por aquelas montanhas; cada bocadinho de terra que trazia ia-o pondo ali, naquele alto do monte; pouco a pouco o solo foi aumentando, crescendo; já aguentando a semente do linho; o linhal cresceu; o pastor teceu a toalha; pôs a mesa; até que, já velho, se sentou ali à espera que a princesa viesse. Ninguém sabe porquê, mas a princesa não veio.
 Douro visto da Galafura, S. Leonardo da Galafura, 2006. (c) Luísa Gonçalves
Da princesa D.ª Mirra ele há outra lenda que se conta aqui [v. infra].
Ajeitado às 10 da manhã. |
De Bic Laranja a 26 de Outubro de 2006
Quem sabe é isso, sim! Gosto em revê-la. Cumpts.
De riacho a 26 de Outubro de 2006
As lendas têm sempre esse dom: enfeitiçam-me.
E, quem sabe, o verdadeiro encantamento de D. Mirra jaz ali mesmo, desenrolando-se na nossa vista desde aquele topo magnífico...
(tenho ali umas fitas do professor H. Saraiva que me puxam agora mesmo).
De Bic Laranja a 24 de Outubro de 2006
Folgo em saber; obrigado Caiê. // Obrigado, igualmente para si, Intemporal. Cumpts.
E eu a pensar que só no Algarve havia mouras encantadas! Feliz dia.....e um beijinho
O ano passado, estive a trabalhar num projecto sobre lendas da Moura Encantada. Que recordações me trazes! E que linda paisagem! :)
De Bic Laranja a 23 de Outubro de 2006
Independentemente de tudo, bonito é o que se avista da Galafura. Cumpts. a ambos.
De
mfba a 23 de Outubro de 2006
Mas os ricos pelos vistos não foram tão preserverantes. Ah! as lendas!
Meu Caro Bic Laranja:
Então a mirra não servia para preservar o corpo do homem no embalsamamento, APÒS A MORTE? O nosso herói não tem do que se queixar por ela não lhe aparecer enquanto vivente. E isto explicaria as formigas da segunda versão. Abraço.
De Bic Laranja a 23 de Outubro de 2006
Diz o prof. Hermano Saraiva, que foi quem contou esta lenda nos Horizontes da Memória (R.T.P. 2,15/6/1997), que aos pobres não basta pôr a mesa, é preciso ter o que pôr lá. E que foi por isso que a princesa não veio.
Comentar