15 comentários:
De Bic Laranja a 14 de Outubro de 2006
Para o alargamento viário da baixa instalou-se a ideia de demolir tudo o que estivesse no caminho. Projectou-se a construção de ruas e edifícios modernos, inclusive no Rossio. Há desenhos disso. Das demolições, arrasou-se a Mouraria e a Praça da Figueira (o mercado em ferro). Construiu-se apenas um edifício do projecto: o hotel Mundial, afunilando novamente a Rua da Palma por trás da igreja de São Domingos. A igreja do Socorro? Demoliu-se porque estava no caminho. Resolveu-se o caso com uma indemnização mais generosa...
Cumpts.
De Rui Silva a 2 de Outubro de 2006
Mas deitaram tudo abaixo por algum motivo em especial, ou foi algum Santana Lopes da altura que resolveu modernizar qualquer coisa?
Pelo que já li anteriormente aqui, foram demolidos bastantes edificios degradados, agora uma igreja faz-me confusão...
De Bic Laranja a 1 de Outubro de 2006
Tem razão. Muito obrigado amigo Zé. Cumpts.
De a 1 de Outubro de 2006
Caro amigo, muito obrigado. Já agora, e embora eu saiba que o faz por cortesia, não é preciso tratar-me por senhor; afinal, pelas experiências que relata, pelos livros escolares que aqui tem lembrado - e que também foram os meus -, suponho que tenhamos mais ou menos idades aproximadas - eu estou a roçar os quarenta. Um abraço!
De Bic Laranja a 30 de Setembro de 2006
Caro sr. Zé, o sr. não está perdido. É exactamente como diz. Cumpts.
De Bic Laranja a 30 de Setembro de 2006
Tron, é curioso que a capela da Saúde não tenha sido demolida. Aquilo foi mesmo tudo arrasado. // Caro Je Mantiendrai, há aqui uma ligação à 'Mouraria' que mostra o arco e palácio do marquês de Alegrete já demolido. A minha mãe há-de ter-me falado do arco, de certeza; mas não guardei memória disso. Para ajudar à memória costumo seguir este caminho: http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/x-arqweb/(i3rhr4451x2awt55jcuj2d45)/SearchResultOnline.aspx?search=_OB:%2b_QT:TI__Q:MARQUES%20ALEGRETE_EQ:F_D:F___&type=PCD&mode=0&page=0&res=0&set=;AF; // Cumpts.
De a 30 de Setembro de 2006
Caro amigo, agora perdi-me. Preciso da sua ajuda para me situar. Pergunto: subindo a calçada à direita na fotografia, onde está uma cabine telefónica à inglesa, alcança-se o portão principal do Hospital de São José? Se sim, esta zona foi modificadíssima. Nunca supus que nela tivesse existido uma Igreja com tal dimensão. Que pena ter desaparecido...
De Je Maintiendrai a 30 de Setembro de 2006
Fantásticas visões! A mim sempre me fascinou o Arco do Marquês do Alegrete; dele só conheço a memória de minha Mãe e os desenhos creio que de Alberto de Sousa.
De tron a 30 de Setembro de 2006
O CCM está a segurar a literlamente a igreja da nossa senhora da Saúde mas talvez houvesse outras formas de salvar a ermida mas o $$ falou mais alto.
Pior se faz nos primieors números da avenida almirantes reis onde ha jogo clandestino e venda de armas e ningume diz nada
De Bic Laranja a 30 de Setembro de 2006
Pois não me custa dar-lhe razão. O que ali vai é uma tristeza. Cumpts.

Comentar