De Inspector Jaap a 30 de Abril de 2019
Ai que saudades...
Devo confessar que, por motivos vários comecei um pouco mais tarde do que o caro Bic, graças às bibliotecas itinerantes da Fundação Gulbenkian; alguém conheceu? Eram umas carrinhas da marca Citröen que semanalmente paravam em sítios previamente designados; no meu "baptismo de fogo" fui aconselhado por um antigo professor primário (o CEO da furgoneta, ora essa!) a ler aqueles livros, já que tinha, ao tempo, 10 anos.
Calhou-me em sorte "Os cinco e o comboio-fantasma"; estava um dia de chuva, lembro-me bem, e eu comecei a leitura à lareira - enorme - dos meus avós. Fui corrido para a cama na fase em que eles descobriram que os carris de uma linha abandonada (até podia ser aqui que se passava a acção, caramba!) estavam bem luzidios; fui-me deitar e estive prestes a apanhar uns tabefes quando o meu pai descobriu, noite adentro, que eu tinha o candeeiro debaixo dos lençóis para conseguir ler; mas, verdade seja dita, que a ameaça foi devidamente temperada com um leve sorriso e o conselho:
- Amanhã acabas de ler que não perdes por isso!
E não perdi; demorei tempo, que o dinheiro não abundava, mas valeu bem a pena.
Só mais uma nota: alguém conheceu uma outra colecção de livros mas muito mais volumosos em que o “Tim" foi substituído pela catatua “Didi”? Era uma série “Uma Aventura em…"de 5 ou 7(?) livros; o tio Alberto era James Cunningham, homem dos Serviços Secretos Britânicos e os seus sobrinhos…
Obrigado, caro Bic, por me fazer - ainda que fugazmente - voltar à minha meninice. Bem-haja por isso.
Cumpts
De Bic Laranja a 1 de Maio de 2019
Colecção Aventura. Deles só apanhei a «Aventura no Mar», que era do meu irmão. Edição de 1969, com capa dura.
Cumpts.
De inspector Jaap a 7 de Maio de 2019
Lamento por si , por não ter lido a totalidade da colecção (7 volumes????), uma vez que a achei superior à dos "Cinco", imagine!
Ainda se lembra do "Bufo" e do "Bufão"?
Cumpts
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.