De Carlos Portugal a 8 de Outubro de 2008
Caro Bic:

Provavelmente será um Citröen 15CV e não 11CV, atendendo à data da foto e à grelha do radiador. Tinha 6 cilindros em linha e cerca de 2800 c.c.; dava 130 Km/h e bebia 15 litros de gasolina a cada 100 Km. Mas a especulação petrolífera na altura não era tão descarada como a de hoje.

Também me recordo dos ateliers dos artistas no palácio reconstruído na década de 70.

Caro Paulo:

O Traction Avant não foi, nem por sombras, o primeiro carro de tracção dianteira. O conceito foi, segundo creio, aplicado por volta de 1900 num De Dion Bouton, e os primeiros a montarem a tracção dianteira em carros produzidos em série foram os DKW F1 alemães, em 1931.

Depois, apareceram muitos outros, como o Cord L-29 americano, em 1934, e então o Traction Avant 7A (7 CV)da Citroen, projectado em 1934 mas só produzido a partir de 1936. Os 11 CV e 15 CV só apareceram depois, pouco antes da guerra.

Actualmente, este tipo de tracção é a mais difundida, por facilitar a condução em curva, mas principalmente por acarretar menos custos para o construtor, no caso de um carro com motor frontal. Como inconvenientes, tem uma menor duração e fragilidade de ponteiras, juntas homocinéticas e órgãos de direcção, uma direcção mais pesada se não for assistida e um maior raio de viragem do veículo (conhecido pelo galicismo «brecagem», que neste caso é pequena).

Cumprimentos aos dois.
De Margarida Pereira a 8 de Outubro de 2008
Psssst, psssst..., se faz favor; quem levantou primeiro a nota sobre o automóvel lindo fui euzinha...; e que tanta informação formidável, obrigada!
Cumprimentos para mim também?!
Sim?
Grata! :)
De Bic Laranja a 9 de Outubro de 2008
:) Cumpts.
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.