12 comentários:
De Luís Bonifácio a 15 de Dezembro de 2008
Neste momento, e desde o encerramento da Sorefame, não se fabricam de raiz nem Locomotivas, nem carruagens

Vagões são fabricados pela EMEF e talvez reconversões de material já existente.
Antigamente a Metalsines abricava vagões, mas não sei se ainda está em actividade.
De Carlos Portugal a 15 de Dezembro de 2008
Caro Luís:

Tem toda a razão (cheguei a trabalhar na Sorefame, acabado de sair «engenhêro»). Isto é a tristeza «modernaça» em que estes aldrabões de agora lançaram o País... Acabam com toda a produção, compra-se tudo à «estranja» - às empresas que «enluvaram» os desgovernantes - e a população que pague.

Cumprimentos.


Caro Bic:

Creio que está certíssimo. A locomotiva parece efectivamente ser uma «2500».

Quanto à paisagem, teria sido bem melhor ter ficado assim, apesar da sua aridez.

Cumprimentos.
De Bic Laranja a 16 de Dezembro de 2008
Mas vamos ter train de grande vitesse, olaré! A aridez é na produção de material circulante.
Cumpts.
De Margarida Pereira a 16 de Dezembro de 2008
Boa foto!
Os tons...
Não há photoshop que chegue à magia daquele colorido...
De Bic Laranja a 16 de Dezembro de 2008
As fotografias do estúdio de Mário de Novais são todas elas impecáveis.
Cumpts.
De ajb a 16 de Dezembro de 2008
...bela foto...
...também trabalhei na Sorefame / Adtranz / Bombardier , até ao fim, até que uns grandessíssimos chulos conseguiram dar cabo de uma fabrica única no pais !!!
...para mim foram 14 anos, onde tive oportunidade de lidar com diversos modelos de maquinas desde eléctricos, a locomotivas e a metropolitanos , tive a sorte de trabalhar em tudo...e era um espectáculo , que saudades...enfim , é o pais que temos...

desculpe o meu desabafo...
boa continuação...
..
.
De Bic Laranja a 18 de Dezembro de 2008
Está desculpado. Cumpts.
De Luciana a 20 de Dezembro de 2008
É giro o site com a história da C.P.. Só é pena que a própria C.P. se esqueça tantas vezes da importância da sua História!...
Quanto aos comboios… este não é muito bonito, mas agora são bem piores! E eu vejo-os todos os dias a passar! :-)

Abraço
De Bic Laranja a 21 de Dezembro de 2008
São cada vez piores. Por isso já não os queremos fabricar. Nem para T.G.V.. Cumpts.
De carlos sanches a 4 de Maio de 2009
è com muita nostalgia que revejo aquela linha, pois em 1962 ai eniciei a minha carreira profissional epor lá fiquei até 1990,portanto sendo da amadora, e sorefamista,vi tudo que é relatado neste blog.e é isso mesmo que sinto "nostalgia".sobre a pergunta se em portugal alguem fabrica matrial circulanta, a metalsines, em Sines fabrica vagons, mas como á pouco tempo mudou de dono, não sei por quanto tempo.
De Bic Laranja a 4 de Maio de 2009
Grato pelo seu comentário. Cumpts.
De Antonio Carvalho a 20 de Junho de 2010
O país pode agradecer ao PS+PSD com ou sem o CDS, o destruição da Sorefame , empresa cuja existência remontava ao ano de 1943!!! - primeiro, ao fabrico de Barragens e, em 1952 também ao fabrico de Material Circulante - carruagens para a CP e Metropolitano de Lisboa assim como para o estrangeiro. Era uma grande empresa de produção nacional que chegou a ter mais de 4.000 trabalhadores. Com os governos de direita (incluindo o pseudo-Partido Socialista). desde 1976, mais não fizeram do que "vender" o País à CEE, hoje, União Europeia! Onde está o nosso aparelho produtivo nacional? É por essas e por outras... que Portugal está na situação em que se encontra... subserviente da União Europeia. Finalmente o PCP tinha razão quando era frontalmente contra a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia - agora União Europeia. "PORREIRO PÁ!...). Disse

Comentar