13 comentários:
De Attenti al Gatti a 18 de Janeiro de 2009
A forma como a notícia é dada induz em erro e deixa de fora a questão de fundo e que são os efeitos práticos, no âmbito da União Europeia, dos efeitos práticos das uniões homossexuais já reconhecidas em alguns países, de forma a não descriminar determinados cidadãos, só porque não estão no seu país de origem. Isto tem a ver com a homogeneização da legislação que é, com vantagens e desvantagens, goste-se ou não, cama vez mais supra-nacional e com os seus efeitos práticos. Exemplo: dois cidadãos que vivam em união homossexul devidamente reconhecida num dado país europeu estão de viagem em Portugal e um deles é vítima de um acidente de que resulta a sua morte e consequente indemnização. Como tais uniões não são reconhecidas no nosso país, essa indemnização poderá não ser atribuída ao "conjuge" conforme acontecería, regra geral, se fossem casados na forma que o nosso Estado reconhece. Podería ir parar, por hipótese, a um familiar, que até era contrário aquela união, o que parecería, quase, uma vingança. Por outro lado, o Estado que pode punír quem descrimine outrem com base na sua orientação sexual dá, ele próprio o exemplo como prevaricador, ao proceder deste modo.
Este tipo de situações sería menos controverso se aguns Estados,várias religiões e muito povo não se interessasem tanto pela vida sexual que pessoas maiores e vacinadas praticam entre sí, de livre e espontânea vontade. Para mim, que fui rígidamente educado a não meter o nariz na vida dos outros, é-me indiferente que uniões matrimoniais (chamem-lhe o que quizerem) homo e hetero tenham os mesmos deveres e direitos.
De Bic Laranja a 19 de Janeiro de 2009
Tenho ouvido esse argumento sempre de maneira muito vaga. Os 'media' não lhe pegam muito. Mas para reclamar heranças dos parceiros é preciso tanto folclore pela Avenida abaixo?! É preciso apropriarem-se do instituto jurídico do casamento que lhes não é destinado? Se tomam uma opção alternativa não haverão de tomar também opções testamentárias alternativas porquê?
Parece-me que o verdadeiro motivo é outro...
Cumpts.

Comentar