12 comentários:
De O Jansenista a 25 de Abril de 2009
A Rua Marques da Silva é o verdadeiro quebra-costas de Lisboa. Há uns anos namorei por lá uma casa com vistas assombrosas, mas calculei rapidamente que não me restariam muitos anos com fôlego para subir o declive...
De Bic Laranja a 25 de Abril de 2009
Tem razão. É o lado mais inclinado do monte. Só a Calçada do Poço dos Mouros se lhe aproxima.
Cumpts.
De T a 25 de Abril de 2009
"Para o alargamento paralelo da Travessa do Caracol da Penha, compreendido entre a projectada Avenida dos Anjos e a Rua de Arroios, foi cedido à Câmara gratuitamente, quase na totalidade por João Marques da Silva, o terreno de sua propriedade denominado Quinta da Imagem”.

Constata-se assim que João Marques da Silva terá sido um benemérito, que ao ceder terrenos à Câmara alcançou o reconhecimento das gentes da sua época e o seu lugar na toponímia da cidade. "

Diz o site da Toponimia que eu cá nem fazia ideia
Mas quinta da Imagem é um bonito nome:)
"
De Bic Laranja a 26 de Abril de 2009
Decifrado o enigma, resta contar a sua história... Cumpts.
De T a 26 de Abril de 2009
Ninguém melhor para contar a história da Quinta da Imagem do que o caro Bic:)
De Bic Laranja a 26 de Abril de 2009
Castilho, Pastor de Macedo, sim. Eu não. Cumpts.
De T a 26 de Abril de 2009
E de quem é o caro Bic descendente? Homessa! Conte:)
De Luciana a 26 de Abril de 2009
Bela visita guiada pela nossa Lisboa… Num só texto tanto, tanto para ver e (re)lembrar!...

Esta é, curiosamente, uma zona que conheço muito bem. Duas das minhas amigas de infância viveram por aqui. Uma no prédio mesmo ao lado do que aparece em primeiro plano.
Subi esta rua tantas e tantas vezes…

A casa ao fundo da rua era – até final dos anos 90 - uma maternidade. E mais à frente existia o velho Clube de Arroios, onde cheguei a ir a algumas festas (embora fossem para maiores que eu! :-) ).
Na esquina com a Almirante Reis existia um dos primeiros centros comerciais de Lisboa (que, embora fosse pequeno, chegou a ser bastante concorrido). Ainda lá fui várias vezes com um namoradito, que também não morava muito longe dali.

Enfim! Eu não digo que esta é mesmo a nossa - neste caso minha - Lisboa… :-)

Abraço
De Bic Laranja a 26 de Abril de 2009
É novidade para mim essa maternidade. Ao fundo, em chegando à Rua de Arroios?
O centro comercial é o Habib, se não mudou de nome. Mantém-se, e diante dele, nas traseiras da fábrica da Portugália, fizeram um outro; ambos são uma desgraça. De resto o troço contíguo da Almirante Reis é desgraçado, com os mendigos que se acolhem nas arcadas dos prédios. E só piora dos Anjos ao Socorro.
Cumpts.
De Attenti al Gatti a 26 de Abril de 2009
Existiu,de facto, a Clínica de Stª Bárbara, do lado direito de quem sobe a R. Marques da Silva, logo a seguir à Av. Almt. Reis. Deve ter fechado há meia dúzia de anos. Conheço vários rebentos que alí vieram ao mundo, alguns há mais de 40 anos. Mais ou menos em frente existe, ou existiu, uma funerária que tinha ao lado, talvez não por acaso, uma loja que vendia roupa usada. Logo a seguir, à esquerda, a R. Heróis de Quionga, que pontuou várias etapas da minha vida.
A.v.o.
De Attenti al Gatti a 26 de Abril de 2009
Acima, por lapso, escreví Clínica de Stª Bárbara quando, na verdade, era S. Gabriel.
De Attenti al Gatti a 27 de Abril de 2009
Na primeira foto, por cima da camioneta que está parada à direita, vê-se o portão de uma escola (Escola Selecta - sería?) na R. Marques da Silva. A Clínica de S. Gabriel, de que já aquí falei, ficava-lhe contígua, logo abaixo.
A.v.o.

Comentar