Segunda-feira, 21 de Junho de 2010

Vou-Vouzela

Tuuuuuuuuuuu.

 

Vouzela, s.d. (Postal ilustrado)

Vouzela, s.d. (Postal ilustrado)


Postais ilustrados algures em...

Escrito com Bic Laranja às 08:15
Verbete | comentar
15 comentários:
De Carlos Caria a 21 de Junho de 2010 às 13:29
Linda foto, parece ser a ponte sobre o rio Zela em Vouzela.
Hoje desactivada a linha do Vouga pelo menos neste troço, sobra e bem conservada uma automotora que está em exposição à entrada da Ponte.
Se quiserem foto é só pedir.
Abraço amizade
Carlos Caria
De Bic Laranja a 21 de Junho de 2010 às 14:35
Obrigado! Tenho uma também, comigo empoleirado nessa locomotiva. A fazer de maquinista. Se não é a mesma dos postais é muito igual.
Cumpts. :)
De Costa a 21 de Junho de 2010 às 15:21
E fotografia dessa automotora, prezados senhores, seria possível de facto apresentá-la?

Mto. grato,
Costa
De Bic Laranja a 21 de Junho de 2010 às 19:23
Ei-la.
Cumpts.
De JC Duarte a 21 de Junho de 2010 às 19:07
Brilhante a ideia.
Confesso que hoje, dia de jogo nacional, fugi para onde sabia não haver TVs nem torturadores de ouvidos. Não tão idilico quanto este, mas eficaz.
De Bic Laranja a 21 de Junho de 2010 às 19:08
Percebeu bem. Obrigado!
De Attenti al Gatti a 21 de Junho de 2010 às 22:49
Curiosamente, também tenho algumas fotos da dita locomotiva (e não automotora)comigo no lugar do maquinista. Também dá para vêr, mesmo ao lado, um prédio construído (legalmente?)no leito da antiga via férrea. É uma terra agradável, mas a falta do comboio é uma lacuna irreparável. Vá lá, que pelo menos a antiga estação ferroviária viu poupados alguns dos seus componentes na transformação em central de camionagem. Infelizmente, já o mesmo não se pode dizer da sua envolvente.
Pistas para uma próxima visita: Estação de Sernada, respectivas oficinas e material circulante antigo e ao abandono, Ponte de Santiago, em Sevér e o Museu Ferroviário, em Macinhata onde, aí sim, podem ser vistas duas automotoras, construídas a partir de camionetas de carreira.
A.v.o.
De Bic Laranja a 21 de Junho de 2010 às 23:15
Calhamos todos a fazer o mesmo.
Tem razão sobre o tal prédio e sobre o destino dado à estação.
Grato pelas sugestões.
Cumpts.
De Carlos Portugal a 22 de Junho de 2010 às 10:33
Caro Bic:

O dito prédio foi construído na mesma linha de actuação que levou ao arrancar dos carris e à construção de um ridículo troço de 2 Km de via «rápida» sobre parte do trajecto da via férrea. Ou seja, tentar impedir que se volte a fazer circular o caminho-de-ferro, para tornar as povoações dependentes da camionagem e dos interesses que lhe estão por detrás.

Não é nada que não se possa resolver com facilidade, haja vontade para tal: as principais obras de arte (viadutos, túneis) estão ainda lá, e a via «rápida» e o dito prédio podem bem ser demolidos.

Aliás, um abaixo-assinado de habitantes de Vouzela, S. Pedro do Sul, até de Coimbra, pedia a reabertura da Linha do Vouga, de preferência a vapor, como forma de melhorar acessibilidades e promover o turismo. Mas, como em quase tudo o resto, deparou-se com a oposição imbecil e criminosa dos governos centrais, pagos por lobbies com interesses inconfessáveis...

Enfim.

Cumprimentos
De Bic Laranja a 22 de Junho de 2010 às 21:57
Pois!... Enfim!...
Cumpts.
De Attenti al Gatti a 23 de Junho de 2010 às 00:06
Faço apelo ao conhecimento enciclopédico do Carlos Portugal para tentar esclarecer o seguinte: a Secrtária de Estado do anterior Governo, Ana Paula Vitorino, veio dizer, já no fim do mandato, que iria dar início ao concurso para a reabertura, para fins turísticos, do troço da Linha do Douro entre o Pocinho e Barca d´Alva. Saber-me-á dizer em que pé estão as coisas? Será que não passou de promessa? Quando estive nessa área, há algum tempo atrás, fiquei impressionado com o modo como as pessoas manifestavam a esperança de que o comboio ainda havia de voltar a essa linha. E o mesmo se passava do outro lado da fronteira.
E já agora, onde são esses 2 Kilómetros de via "rápida", construídos sobre o leito da Linha do Vouga?
A.v.o.
De Carlos Portugal a 23 de Junho de 2010 às 00:43
Caro Attenti ai Gatti:

Elogia-me, pensando que tenho um conhecimento enciclopédico, mas estou bem longe disso, hèlas!

Assim, quanto à reabertura do troço da Linha do Douro, entre o Pocinho e Barca d'Alva (bem bonito, por sinal), nada sei. Receio bem que não tenha passado de mais uma promessa, de uma classe política sem classe nenhuma. Oxalá esteja enganado.

Quanto ao troço ridículo da pretensa «via rápida» (chamei-lhe assim ironicamente) sobre a Linha do Vouga, é o da N16 que começa na ponte sobre o Vouga à saída de S. Pedro do Sul (na direcção das Termas) e termina pouco depois do segundo cruzamento para estas, ainda muito antes de Vouzela. É um bocado de via alargada, que se sobrepõe ao percurso da via férrea cerca de 40º44'11"N e 8º05'20"W, passando junto à antiga estação de C.F. das Termas de S. Pedro do Sul. Depois, o percurso da antiga linha continua por mais uma centena de metros por baixo daquela a que, creio, chamam «Avª Conselheiro José Vaz».

Sinceramente, conhecendo bem aquela zona, não entendo a lógica daquele percurso, principalmente nas centenas de metros junto à estação. A não ser que seja com a finalidade suspeitada.

Cumprimentos.
De Attenti al Gatti a 26 de Junho de 2010 às 00:12
Compartilhamos os mesmos receios em relação à Linha do Douro.
Já passei várias vezes na tal "via rápida", mas não me tinha apercebido de que ela tinha sido construída no leito da defunta Linha do Vale do Vouga na qual, infelizmente, nunca viajei porque, falhado o primeiro intento num determinado Verão, quando voltei a tentar, no Verão seguinte, já a mesma tinha sido encerrada.
Grato pelo esclarecimento.
De Victor a 24 de Junho de 2010 às 16:43
Aqui está outra foto da locomotiva...

http://pasteldevouzela.blogspot.com/2010/03/linha-do-vouga-papeis-de-valor-2.html

De Bic Laranja a 24 de Junho de 2010 às 16:59
Tem todo o interesse. Muito obrigado!
Cumpts.

Comentar

Dezembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Visitante


Contador

Selo de garantia

pesquisar

Ligações

Adamastor (O)
Apartado 53
Arquivo Digital 7cv
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Delito de Opinião
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Lisboa
Lisboa de Antigamente
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Mercado de Bem-Fica
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar

arquivo

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

RSS

____