Quinta-feira, 24 de Junho de 2010
Quando certa vez procurei ao meu pai sobre os lugares de Alvalade e do Campo Grande e ele se me saiu com uma história de ciclistas, era isto que vedes em baixo que eu queria que ele me descrevesse. Em boa verdade eram campos, sem muito que se lhe dissesse. Mas podemos agora tentar...

Quinta da Torrinha,
i.e. Faculdade de Farmácia. A casa mantém-se, muito embora haja notícia de precisar de arranjos (
v. "
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa",
in Lisboa S.O.S., 31/8/2008). Tem entrada pela Av. das Forças Armadas.
Prédios de rendimento no Campo Grande (nºs 166-194) sobressaindo nos seus melhores dias sobre todo-los
outros em redor. Os dois dos nºs 176-184 andam com um
processo de demolição em bolandas na câmara municipal. Prédios de rendimento de cinco andares mais mansarda devem render uma miséria, hoje, no Campo grande...
Colégio Moderno. Na então Estrada de Malpique, hoje Rua Dr. João Soares.
Estrada de Malpique, que se prolongava além do troço agora designado Rua Dr. João Soares através do que é hoje a Alameda da Universidade; entroncava numa Azinhaga dos Ameixiais que levava às Telheiras.
Arcos dum aqueduto da Quinta da Misericórdia, onde pouco mais ou menos hoje pousa a Faculdade de Direito.
Hospital de Júlio de Matos na Avenida Alferes Malheiro depois crismada Avenida do Brasil.
Aeroporto da Portela.
Quinta da Graça, para as bandas do Bairro do Relógio.
Quinta das Teresinhas, ou colégio de Valsassina.
A vista foi tomada do do Hospital de Santa Maria ainda em construção. A imagem é um fragmento duma fotografia de Horácio de Novais publicada originalmente na Biblioteca de Arte da F.C.G.. A data provável é 1944/45 (cf. "Do Hospital de Santa Maria em construção").
De TristaoVelasco a 25 de Junho de 2010
Estupenda legenda. Só conseguiria adivinhar nisto a Quinta das Teresinhas. Irreconhecíveis os terrenos da Faculdade de Farmácia, Psicologia e Direito, hoje largamente transformados em parque de estacionamento.
Em duas das fotografias desta colecção sobressai, julgo que já do outro lado do que é hoje a segunda circular, uma construção em ponto elevado que parece uma espécie de torre, ao centro em ambas as imagens. Provavelmente também reparou nela. Alguma pista sobre o que poderia ser..?
CFT164-58153.ic]
[CFT164-58175.ic]
De Bic Laranja a 28 de Junho de 2010
Um mirante nos terrenos hoje do Metro ou da própria 2ª circular diante da escola de enfermagem. É tudo quanto conjecturo que fosse.
Cumpts.
De Jorge Afonso a 25 de Junho de 2010
Nasci na Estrada de Malpique no longínquo ano de 1950. Identifico o prédio em que nasci. Lembro-me de tudo o que vejo na fotografia excepto o prédio alto à esquerda na mesma estrada. Obrigado pela publicação desta fotografia. Passei ali os anos mais felizes da minha vida. Hoje ainda lá volto e acaricio a fachada do nº 41 da Rua Dr. João Soares.
De Bic Laranja a 28 de Junho de 2010
Grato pelo comentário.
Cumpts.
De ana a 12 de Julho de 2010
A Quinta da Torrinha tem estado em obras e, apesar de ainda não concluídas, já é um regalo admirá-la. Pareceu-me é que não continuaram a obra, o que é pena..
De Bic Laranja a 18 de Julho de 2010
Gente de meias tintas sempre foge antes de acabada a obra.
Cumpts.
Comentar