Do dia de hoje, 28 de Abril, há umas poucas notícias antigas que sei. O aniversário do nascimento do dr. Salazar, que à ortodoxia em vigor provoca brotoeja, a menos que se diga muito mal, muito mal, e que atrasou Portugal... — Eu vejo Portugal hoje bem diminuído e atrasado... — Nasceu em 1889; há 122 anos, portanto.
Virando o capítulo há uma espécie de sucesso (leia-se sucedido, como era seu sentido antigo) que foi a chegada do dr. Soares a Santa Apolónia em 1974, depois da viradeira de 25 de Abril. Deu na telefonia de manhã pela voz da ortodoxia em vigor, portanto, fiquei ensinado. Cuido que obrou logo aí um histórico feito três-em-um: chegou, viu e venceu. Portugal... adiante!
Outras duas que sei são novidades antigas de conta redonda. Há 125 anos inaugurou-se o obelisco aos Restauradores de 1640, com S.M. el-rei D. Luís e S.A.R. o príncipe D. Carlos a descobrirem as estátuas pelas quatro e meia da tarde. Tocou o hino da Restauração, houve guarda de honra pelo regimento de Caçadores 5 e salva de estilo duma bateria de Artilharia 1 postada para o efeito no Terreiro do Paço. Assistiu a restante família real, o ministério (agora diz-se governo), a câmara municipal, membros do corpo legislativo, autoridades civis, eclesiásticas e militares, e membros da Comissão Central do 1º de Dezembro.
« E ahi está erguido, magestoso e bello, o monumento levantado á memoria dos restauradores da independência nacional, affirmando que Portugal quer conservar e manter a sua independencia nacional, a sua autonomia, e que recorda com saudade a memoria d'aquelles que concorreram para sacudir o odioso jugo estrangeiro [...]»
(Meyrelles Tavora, in O Occidente, vol IX, nº 265.)
Em Norberto de Araújo lembro-me de ter lido que se fez nesse mesmo dia 28 de Abril de 1886 a inauguração solene da inacabada Avenida da Liberdade, em tenda montada para o efeito sobre os escombros do Passeio Público. Presidiu Rosa Araújo. As coisas parece afinal que nunca mudam.
Adamastor (O)
Apartado 53
Arquivo Digital 7cv
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Delito de Opinião
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Lisboa
Lisboa de Antigamente
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Mercado de Bem-Fica
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.