22 comentários:
De [s.n.] a 1 de Maio de 2011
Que magnífica e pormenorizada informação que aqui me trás! Tenho de percorrer amanhã todas as ligações que deixou. A variedade de histórias ligadas às pessoas que habitaram o Palacete Anjos (mas um edifício de tão grandes dimensões, com capela, sala de teatro, etc., não seria mais apropriado chamar-se-lhe Palácio?) é fascinante.
Este edifício é do séc. dezanove. O terreno onde foi edificado, pertencente ao Conde de Castelo Melhor, era terreno baldio, chamemos-lhe assim, ou havia sido um edifício/palácio do séc. dezoito entretanto deitado abaixo? É que ouvi dizer a uma pessoa de família que havia ali um Palácio deste século (XVIII) cujos proprietários tinham outro apelido..., mas podem ter sido todos da mesma família. É que sendo o de Loures um Palacete pombalino, na minha opinião faria sentido o dos Restauradores ser da mesma época.
Vou ver se consigo enviar-lhe uma foto do Palacete de Loures, este sim, pode ter esta designação por ser de muito menor dimensão, pertença da mesma família.
Estou-lhe imensamente agradecida por estes dados preciosos de que fico a ter conhecimento e que, como deve imaginar, são para guardar religosamente.
Maria
De Bic Laranja a 1 de Maio de 2011
O plano de edificação pombalina para esta Rua Oriental do Passeio Público não sei se foi levado a cabo, mesmo que parcialmente. O desenho dos alçados para ali existe e é do séc. XVIII. Este Palacete Anjos tal como o vemos é posterior a 1858. Mas havia edificação no local anteriormente a ele; podia ser dos Castelo Melhor, mas não sei. Sem investigação de arquivo é difícil fazer mais.
Cumpts.
De Attenti al Gatti a 2 de Maio de 2011
"...é dificil fazer mais." Para mim, é difícl fazer tanto. Parece-me que o tal livrinho que há muito se aguarda, tenderá para enciclopédia. Tanto melhor. Pelo menos, de leitura obrigatória em tais matérias, será.
A.v.o.
De Bic Laranja a 2 de Maio de 2011
Em boa verdade o que aqui deixei está ao alcance todos, seguindo as pistas na rede da Internete, como aliás as remissões o demonstram. Ligar as partes e fazer uma pequena síntese também.
Todavia fico-lhe grato. Obrigado!
De José Caldeira a 2 de Maio de 2011
O Palácio Anjos na Rua Oriental do Passeio Público foi construído pelo pai de Policarpo Pecquet Ferreira dos Anjos, Flamiano José Lopes Ferreira dos Anjos (Sertã 1816 – Lisboa 1886), casado com D. Leonor Pecquet .
Quem o afirma é o Dr. Dom Tomás de Melo Breyner , 4.º Conde de Mafra, a páginas 362 do 1.º volume das suas «Memórias (1869-1880)», (Lisboa, 1930), único volume que saiu completo em vida do Autor. A morte surpreendeu-o a meio do 2.º volume, publicado postumamente em 1934. Há poucos anos, a Família publicou alguns volumes dos seus Diários, em que as Memórias se baseiam, mas mais recentes. Ricos em informações, estão escritos em estilo telegráfico próprio de um diário.
O Conde de Mafra refere-se afectuosamente à Família Anjos, de quem era parente próximo por afinidade, pois sua mãe, D. Emília Pecquet da Silva (1824-1895), casada com o 3.º Conde de Mafra, pertencia à família da referida D. Leonor.
Aproveito para o felicitar pelo excelente post.
José Caldeira
De Bic Laranja a 2 de Maio de 2011
Muito obrigado. E muito obrigado pela valiosa achega sobre quem mandou fazer a casa; era uma dúvida que tinha e não desfazia. As «Memórias de D. Thomaz de Mello Breyner» Conde de Mafra são fonte preciosa para o estudo da época. Pena não serem reeditadas.
Cumpts.
De Margarida de Lemos a 4 de Junho de 2015
O José Caldeira tem toda a razão e está completamente certo. O Palacete foi mandado construir por Flamiano Lopes Ferreira dos Anjos meu trisavô onde morreu. Efetivamente sua mulher Leonor Magdalena Caetana Pecquet dos Anjos era parente de Emília Pecquet da Silva mulher do 2º Conde de Mafra.
De Bic Laranja a 4 de Junho de 2015
Quem sabe sabe. Muito obrigado da sua confirmação.
Cumpts. :)
De Margarida de Lemos a 5 de Junho de 2015
Ando agora na pesquisa dos Pecquet e já encontrei dados muito interessantes.
De Bic Laranja a 7 de Junho de 2015
:)
Continuação de boas descobertas!
De [s.n.] a 3 de Maio de 2011
Como sugere e bem, a marinha SAVEIRO é de certeza a que Fanny Munró apresentou na exposição que refere. Deduzo isto pelo que me foi dado ler particularmente sobre essa, mas também sobre as outras exposições da pintora.
Maria
De Bic Laranja a 3 de Maio de 2011
Pois! Assim me parecia.
Obrigado.
De Duarte Diniz a 16 de Agosto de 2011
Sou um bisneto de Polycarpo Anjos, e fiquei encantado com a informação. Só queria acrescentar um detalhe; Tanto quanto julgo saber, a casa do largo do Príncipe Real era de Polycarpo Ferreira dos Anjos, Tio de Polycarpo Pecquet Ferreira dos Anjos. O Tio Polycarpo é que foi dirigente da Associação Comercial Portuguesa, onde existe um retrato dele pintado. Foi pessoa importante no seu tempo, tendo sido convidado por El Rei D. Luís I para ser dirigente e fundador de uma instituição de proteção a crianças pobres. Não teve descendência
De Bic Laranja a 16 de Agosto de 2011
Prezado Sr.,
Alegra-me que tenha chegado até aqui e fico-lhe muito grato pelo que me esclarece. Permite-me corrigir o passo do palacete Anjos no Príncipe Real que precipitadamente atribuí a Policarpo Pecquet. Outro tanto por nos distinguir qual foi dirigente da Associação Comercial, embora desta imprecisão me salve Norberto de Araújo, por quem me guiei.
Seguindo a pista do Policarpo tio (Policarpo José Lopes dos Anjos) vejo agora que também foi comendador de Cristo e da Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Mais uma vez muito obrigado!
Cumpts.
De Miguel Fabre a 26 de Novembro de 2011
Depois de ler o presente post, gostaria de perguntar-lhe se através das suas pesquisas terá tido acesso à toponímia da rua oriental do passeio público? A pregunta prende-se com o facto dos meus trisavós terem sido proprietários do numero 19 até cerca de 1870. Tenho alguma curiosidade em saber qual a, real, localização deste n.º 19 e actual correspondência na av. da liberdade.
Antecipadamente grato
Miguel Fabre
De Miguel Fabre a 26 de Novembro de 2011
A "pergunta"... claro está!
De Bic Laranja a 3 de Dezembro de 2011
Lembro-me de ter lido algo sobre os Restauradores e sobre quem tinha ali casas no lado ocidental; não me recorda agora se foi no Norberto de Araújo, se onde foi.
Desculpe-me esta resposta agora ser só assim. Logo que tenha tempo tentarei recuperar o caso e do que achar dele darei notícia.
Cumpts.
De juarez de Lima Almeida a 26 de Agosto de 2014
Boa noite, Gostaria de saber mais detalhes de sua família, sou Tataraneto de Vicencia ferreira dos anjos e Tomaz Duarte de Aquino por parte de avó. Será que somos parentes. Estou tentando descobrir origens de minha família.
Meu contato: https://www.facebook.com/JuarezdeLimaAlmeida

Obrigado pela atenção.
De José Pinheiro de Figueiredo a 3 de Abril de 2015
Bom dia.
Andava a vadiar pela web em busca de fotos antigas de Linda-a-Velha quando encontrei o seu blog e a referência a Fanny Murnó.
Encontrei, há muitos anos, duas telas de Fanny. Comprei ambas, cedi uma a uma familiar e guardei a outra.

Caso tenha interesse incluir esta tela no seu blog, diga-me. Terei todo o gosto em enviar-lhe uma foto.
Cumprimentos cordiais
De Bic Laranja a 4 de Abril de 2015
Fico-lhe grato do interesse e da generosidade. Terei o maior prazer em publicar a fotografia que se dispõe oferecer-me. Pode dirigir-ma a biclaranja[a]sapo.pt .
Cumpts. :)
De Helena Aguas a 23 de Dezembro de 2016
Bic, olá! alguns links estão agora sem saída, infelizmente... valerá a pena dar um jeito nisso ;) Natal feliz!*
De Bic Laranja a 23 de Dezembro de 2016
Remissões repostas.
Feliz Natal para si e para os seus.
Obrigado!

Comentar