Ontem comprei o Diário de Notícias. Que pasto para o blogo! Uma outra que lá vinha era sobre o pequeno-almoço dos meninos (Diana Mendes, «99% das crianças tomam pequeno-almoço errado», Diário de Notícias, 29/5/07). É um daqueles estudos... Diz que 99% dos meninos em Portugal parece que tomam o pequeno-almoço errado. Mas há um detalhe - esta parte ouvi na telefonia: o estudo foi levado a cabo nas regiões norte, centro, e da grande Lisboa, embora o D.N. diga que foi em Portugal. Mas está certo. Desprezaram além Tejo, devido ao ermamento, e o Allgarve, que pelo nome é com certeza terra estrangeira. Mas sobre o pequeno-almoço dos meninos diz que a culpa é dos pais, que só dão alimentos-porcaria ao meninos. Pena o estudo não dizer a porção de pirralhos que, por birras e choradinhos, impõem que os pais os abasteçam com toda a sorte de tulicremes e afins, propostos pela incisiva publicidade ou pelas gulosas prateleiras dos híperes. Mas o caso é tão grave que até os cereais são má opção. Quem diria, hem! Afortunadamente a própria notícia traz o pequeno-almoço-solução incorporado: «o mais correcto é comer pão com creme de barrar vegetal...» Agora já percebo o que é o projecto Bom Dia Planta, em cujo âmbito coube o estudo.
Grato por no-lo contar, Menina Marota. :) // Mas isto da margarina Planta (antigamente dizia-se margarina, recorda-se?) é promoção de vendas muito bem orquestrada. Fazer bem à saúde é marginal ao lucro esperado. // Cátia: também nos habituaremos à justa medida; pode-se comer basicamente tudo desde que se não seja lambão. // Filigraana: julgo que promover cereais não fazia parte do contrato deste 'anúncio'. // Mulher Gorduxa: concordo com o que diz das birras; mas que muitos meninos subjugam os papás, talvez por excesso de mimo, não se pode negar. // Cumpts a todas!
Eu adorava os meus. Umas vezes era massa de lacinhos com manteiga, ovos com bacon, ovos mexidos com salsicha, quando o pai vinha de Luanda lá vinham as mangas, papaias e fruta-pinha, era tão bom!!! Note-se que eu acordava pelas 06.30h pois a carrinha passava lá em casa por volta das 07.15h. Mas quando iamos a terra da minha avó (Sertã) eu gostava do pão com manteiga e café com leite ou "sopas" de leite com pão e açúcar...
Há uma coisa que não compreendo, os miúdos comem pior do que nós, mas eles são muito mais altos do que a nossa geração. Temos de dizer, se quiseres crescer, come mal; se quiseres ser baixinho come bem?
Realmente, só vem provar como há estudos mal feitos... se falta todo o sul do país.... pq é que esta gente não desceu até ao Alentejo e All Garve para ver o que os putos comem? Só há uma coisa q escreves com q não concordo. Se os putos fazem birra se não comem tulicremes e essas coisas e se não querem o saudável piqueno almocito que os pais lhes querem dar, a solução - a meu ver - não é fazer-lhes a vontade. Ai não querem pãozito com manteiga? Então n comem nada. A ver se no dia seguinte ou no outro os hábitos alimentares da pequenada não começavam a mudar.
:D Que post tão bem humorado, fartei-me de rir.. eu fui habituada a comer à antiga mas é verdade que a miudagem agora só come aquelas coisas feitas com montes de açúcar refinado... vê-se na rua, comem aqueles bolos com recheio de chocolate e Sumol, a caminho da escola. Comer Becel, que é um creme para barrar, não é assim tão mau.. ao fim de algum tempo, até nos habituamos. E, da mesma maneira que nos habituamos às coisas prejudiciais, também nos habituamos às coisas benéficas, é tudo uma questão de os pais se saberem impôr e darem o exemplo.
Odiei sempre planta e leite pela manhã. Pãozinho com manteiga é que é bom. Mas de facto os miúdos comem mal nas escolas.Sobretudo desde que a tendência é extinguir as cozinhas e optar pelo catering. E outro dado, há crianças com fome e não são tão poucas como isso.