De [s.n.] a 6 de Agosto de 2012
Desculpe afastar-me do tema em epígrafe, mas receio que se não o fizer já o que vou comentar perderá a actualidade.

O locutor(?) Guedes Carvalho, nas notícias de ontem, 4/8, disse qualquer coisa sobre a polícia ter ido a determinado bairro "em COMprimento do seu dever". Não, não me enganei, disse tal e qual. E, pior, passado uns minutos repetiu a dose... Pois, no que ele porventura estaria a pensar era na distancia, em metros, percorrida pelos polícias entre os dois locais do crime... Além de ser antipático até dizer chega, é um bocado bronco para a tarefa que desempenha, diga-se de passagem.
Um "locutor" (parece que até escreve livros...) a expressar-se desta maneira? Será possível?!

Ainda ontem e também nas notícias da noite, Judite de Sousa pronunciou (e repetiu uns minutos depois) o verbo entrevistar, do seguinte modo: "... vai dar uma EM-trevista, etc.", dando ênfase à primeira sílaba, ainda por cima! Sim, ouvi perfeitamente logo da primeira vez, mas confirmei à segunda...
E diz que se licenciou em não sei quê. Mas e não teve a disciplina de língua portuguesa no antigo Liceu que terá frequentado antes de Abril? Teve de certeza absoluta. É que nesse tempo ensinava-se BEM e aprendia-se melhor qualquer língua, muito particularmente a portuguesa. Felizmente que então não havia Malacas, nem AO90, nem Bolonhas...
---------------

Peço desculpa, mas ainda outro assunto.
Porque as transmissões dos J. Olímpicos estão quase a terminar (e eu vejo uma ou outra em que participem atletas portugueses) não posso deixar escapar esta: substituam JÁ o jornalista(?) que comenta em off o atletismo. O modo como o faz é um perfeito HORROR. Quem o selecionou para essa missão devia ter o ordenado reduzido a metade. A criatura, contràriamente aos colegas que comentam outras modalidades cujas vozes são perfeitamente normais, não se cala um só segundo, agride-nos os ouvidos, afecta-nos a mente, forçando a alhearmo-nos das prestações dos atletas. Só é suportável ver algumas destas, tirando por completo o som e só deixando a imagem. Francamente é demais! E ninguém faz nada quanto a este desatino? Quem é este jornalista(?), ainda não consegui apanhar-lhe o nome. Para estar a desempenhar semelhante função sem que para ela tenha as qualidades semânticas requeridas, deve ter tido uma cunha pra'í do presidente do conselho d'administração da RTP ou no mínimo do paspalhão do Nuno Santos. Só pode. A culpa não é dele, claro, mas sim de quem lhe entregou a missão. Haja alguém que lhe retire o microfone ràpidamente. Pelo amor da Santa Madre Igreja.
Maria
De José a 6 de Agosto de 2012
Maria, se tem televisão por cabo, pode ver as provas de atletismo também no "Eurosport", mas comentadas por um jornalista diferente daquele a que alude.
De [s.n.] a 6 de Agosto de 2012
Muito obrigada José. Esta é a terceira vez que tento enviar o comentário. Vamos ver se, contrariando o dito popular, à quarta é de vez:)...

Sim, tenho a cabo. Raramente lá vou, salvo quando há um bom filme ou um bom documentário científico.

Pela voz, deduzo que um destes dois locutores desportivos que estão agora a comentar as provas olímpicas na RTP2 (barras paralelas e c. d'arções) o mais 'palrador' dos dois é o mesmo que fazia os comentários nas transmissões das provas hípicas e também, há mais tempo, nas de jogos de futebol. Nestas e naquelas, também não se calava. E pior, nas hípicas, quando pressagiava que um cavaleiro ia "se calhar" derrubar uma trave..., o pobre cavaleiro fazia-o! Nas de futebol, quando dizia que o jogador não ia marcar golo..., o mesmo azar sucedia! A criatura trazia (ou levava) mau agoiro aos cavaleiros e aos futebolistas. Parece que o homem já não comenta qualquer delas. Ganharam os telespectadores e principalmente os cavaleiros e os futebolistas.
Maria
De [s.n.] a 6 de Agosto de 2012
Enganei-me! Estive com visitas e tinha a televisão nas notícias mas sem som. Depois das notícias, voltei novamente à RTP2 e... (no lançamento do peso, etc., a que aliás nem presto grande atenção, estou à espera de outras modalidades da minha preferência) apanho novamente com a metralhadora falante em acção! Lá tenho eu que tirar o som. Não só o homem não se cala um segundo como nem sequer nos deixa ver a prestação dos atletas - SEM FALATÓRIO - em paz e sossego! Irra, que é demais.
Desisti. Vou fazer o que o José oportuna e amàvelmente me sugeriu: Euro-Desporto e assunto resolvido.
Maria

De Bic Laranja a 7 de Agosto de 2012
Eu, que não tenho visto televisão, vede só o que perco!...
Cumpts.
De Bic Laranja a 7 de Agosto de 2012
Comprimentos por cumprimentos, com suas cambiantes, cuido que haja às carradas nas «chronicas antiguas» («Irmaão bem veedes vos que eu nom posso hy all fazer: se nõ comprir o que me elrey meu señor manda». -- Cronica do Condestabre de Portugal, Coimbra, França Amado, 1911, p. 35). Era assim que o bom povo falava e ainda fala. Talves o locutor escritor tenha aprendido com as «chronicas antiguas» mas é também de crer que se «deia» com o povo.
Já a jornaleira saiba que o que ela diz é «ãetrevista», está bãe! É uma espécie afectação da pituitária.
Cumpts.
De Bic Laranja a 7 de Agosto de 2012
Talvez, digo.
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.