Segunda-feira, 5 de Março de 2012

Poucas melhoras...

Ilustração, n.º 3, Fevereiro de 1926
(Ilustração, 1.º Ano, n.º 3, 1 de Fevereiro de 1926, p. 14.)

Escrito com Bic Laranja às 20:18
Verbete | comentar
32 comentários:
De [s.n.] a 6 de Março de 2012
Pois! Que é muito estranho, lá isso é. Ou não. Seriam resquícios do linguajar da 1ª República que, exactamente como a 3ª..., tudo quis mudar, inclusive importando anglicismos desnecessários mas propositados? Match?!? Faz lembrar os, só desde o 25/4, repetitivos e irritantes: derby; mister; team; fans; premier league; copa do mundo; etc. Vá lá, 'corner' entrou em desuso há anos, felizmente. Quanto ao 'penalty' (multa/castigo, bem portugueses) veio para ficar porque a sua tradução parece ter sido proibida por lei...
Maria
De [s.n.] a 6 de Março de 2012
Ah, faltava o 'champions' por dá cá aquela palha... à inefável lista. E haverá outros mais que de momento não me ocorrem.
Maria
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Por acaso nesta agora quis-me só referir ao Sportem perder com o Setúbal. De 26 a hoje, pouca melhora.
Apanhou-me, com o seu comentário, de surpresa, mas não devia. Afinal previsto habitual no blogo é o do comentário, não o do verbete.
Interessante. :)
Cumpts.
De Bic Laranja a 7 de Março de 2012
Por acaso nesta agora quis-me só referir ao Sportem perder com o Setúbal. De 26 a hoje, pouca melhora.
Apanhou-me, com o seu comentário, de surpresa, mas não devia. Afinal o registo habitual no blogo é o do comentário, não o do verbete.
Interessante. :)
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
Essa de usar verbete, por absoluta distracção, tem toda a razão. Ainda não percebo lá muito bem a ordem pela qual se rege todo este processo, pelo que achei normal fazê-lo. Resultado..., levei uma bofetada com punhos de renda:-)))

Já que estou dentro do tema que a foto representa, há algo que me intriga. Que espécie de fardamento é aquele que os jogadores do Sporting envergam?! Se a legenda não o mencionasse eu jamais imaginaria as camisolas dos respectivos jogadores com semelhante desenho (design). Calculo que tenha sido um fardamento temporário.
Maria
De Bic Laranja a 7 de Março de 2012
Não!! Não foi bofetada! Os comentários são os que se afiguram apropriados aos leitores. O seu foi muito mais pertinente aqui do que a minha idea para o verbete.
O primeiro equipamento do Sporting era este, metade verde, metade branco, na vertical. É o chamado equipamento Stromp. Depois mudou para o que sabemos e o Stromp ficou como alternativo. Hoje parece que nem isso.
Cumpts. :)
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
O equipamento dos jogadores (na foto) levou-me a investigar como era o inicial. O primeiríssimo, ainda o clube tinha outro nome a que se seguiram mais dois e distando poucos anos de ver aprovado definitivamente aquele pelo qual hoje é conhecido mundialmente, era 'camisa' (como eles chamavam) toda branca com calção azul e meias azuis!

Numa questão de pouquíssimos anos - três ou quatro, se não erro - este prestigiado clube, que no seu embrião começou por ser constituído por um pequeno grupo de amigos que se reuniam para jogar não só futebol mas também outros desportos, aproveitando as instalações para festas e outras actividades recreativas, tornou-se no mais antigo e num dos três maiores de Portugal.

A história do nascimento deste grande clube, não só honra os sportinguistas como o país. Porquê? Porque sem a crença, o voluntarismo, a tenacidade, o entusiasmo, o empenhamento, a teimosia, o portuguesismo que se pode traduzir por patriotismo e sem a ousadia do neto, José Alvalade, a somar à generosidade do seu avô, Visconde de Alvalade, colocando à sua disposição a verba necessária (que não terá sido nada pouca) bem como os seus próprios terrenos para levar a efeito um tão nobre quão grandioso empreendimento, jamais teria existido o SCP.
Maria

p.s.: Muita agradecida pela sua gentil resposta, mas continuo a achar que tem toda a razão relativamente à questão do verbete...
De [s.n.] a 10 de Março de 2012
Não posso deixar de partilhar com algum eventual leitor que me leia e que o desconheça, mais um pormenor que achei curioso pela singularidade, sobre o nascimento do SCP. Em reunião com os seus pares e perante os sucessivos entraves que estes apresentavam - falta de verbas e terrenos - para a criação de um grande clube como ele tanto ambicionava, José Alvalade, ciente mas saturado das dificuldades constantemente levantadas, tomou a palavra e proclamou: "Ah, não há dinheiro para criarmos um grande clube?!? Pois então vou pedi-lo ao meu avô!"

E assim sucedeu. E foi graças à fibra deste português ambicioso e visionário, que o seu aparentemente inalcansável projecto se tornou ràpidamente realidade.

O nome que José Alvalade desejava para o seu futuro clube, era: O Grande Sporting Clube de Portugal.
Maria
De Bic Laranja a 10 de Março de 2012
Sem desfazer do que diz congemino se o Alvalade XXI foi já o neto em 21.ª geração do velho visconde, famoso por ter fundado, não um Sporting Club, mas uma sociedade anónima de «foot-ball».
Cumpts. :)
De [s.n.] a 10 de Março de 2012
E congemina muitíssimo bem:) Esse foi outro erro imperdoável.

Esquecendo um pouco as desgraças em que anda mergulhado desde há muito, que tal esta vitória 'rés-véz-campo-d'ourique', considerada quase impossível porque contra um dos maiores clubes do mundo, o da cidade de Manchester que lhe dá o nome? Diga-se de passagem que foi graças a um brasileiro (que marcou o único golo do encontro e que golo!) que levou à dita..., o que retira uma pitada de mérito à equipa lisboeta. Mas vistas bem as coisas - e eu continuo a aceitar este facto consumado muito a contragosto - os clubes de todo o mundo são compostos por metade, senão mesmo na sua maioria, por jogadores d'outra nacionalidade que não a do seu próprio país, o que na minha opinião desvirtua imenso todo o processo.
Mas enfim..., se o mundo anda todo às avessas, o mesmo caos teria que atingir por igual o mundo do futebol.

E sim, se José Alvalade e mais ainda seu avô, o Visconde, pudessem observar o estado lastimoso em que transformaram o seu adorado clube em cuja fundação puseram tanto amor, trabalho e devoção, certamente chorariam lágrimas de sangue.
Maria
De Zephyrus a 6 de Março de 2012
«Profes que recusem lugar excluídos dois anos»

http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=2344053&seccao=Media&page=-1
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Não admir, pois, a a moleza do seu empenho contra a abortografia, Tlebes, e que tais.
Cumpts.
De José Leite a 6 de Março de 2012
«Poucas melhoras» ... eu diria mais : nenhumas melhoras!! ...

O 1º comentário nesta série, fez-me lembrar outro termo que agora está em uso a «transicção». Já não se utiliza o termo «ataque» no futebol.
Não sendo entendido em futebol, não percebo esta mudança, não sei se imposta se não, devo estar mal informado por certo.

Cumprimentos
J.Leite
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Bem observado. Havia um locutor que dizia «ripa na rapaqueca». Vá lá entender-se esta coisa da bola.
Cumpts.
De Inspector Jaap a 6 de Março de 2012
Não sabia que o caro Bic era "lagartaço"* :)
Cumpts
* - termo carinhoso para designar um adepto do Sporting
De [s.n.] a 6 de Março de 2012
Ai ele é 'lagarto'? Não fazia a menor ideia. Pois está de parabéns! Quem é 'lagarto'* tem muito bom gosto:-) Todos na n/ família o eram e são. O nosso pai ficava doente quando o "seu" Sporting perdia. Quando ganhava era uma alegria lá em casa. É claro que um adepto desta natureza tinha que obrigatòriamente transmitir a mesma 'doença' a toda a família. Foi o que aconteceu.
Maria

*Isto sem desprimor para os adeptos de outros clubes, que fomos igualmente ensinados a respeitar pelo nosso pai.
De Inspector Jaap a 6 de Março de 2012
A ser assim, aceitem as felicitações carinhosas... dum benfiquista!
Cumpts a ambos.
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Cumpts. :)
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
Não se preocupe porque pelo menos do meu lado não há cá facciosismos. É verdade que não gosto lá muito do Benfica, mas isto acontece pela 'alergia' que sempre pairou lá por casa contra o clube da Luz, dada a rivalidade Benfica-Sporting, que sempre houve e sempre haverá entre os adeptos ferrenhos dos dois clubes. Mas devo dizer que o nosso pai nunca disse uma palavra sequer menos própria sobre o Benfica. A única coisa que ele queria era que o Sporting ganhasse os jogos, fosse contra o Benfica ou contra outro clube qualquer.

Uma coisa é certa, desde há uns anos tenho começado a ter uma certa complacência relativamente a este clube pela simples razão de que há novos membros na família (através de casamentos, claro) que são benfiquistas ferrenhos e já estão a transmitir a 'doença' aos filhos pequenos! Bem como uns primos por afinidade que também o são e de que maneira. Pessoas aliás que muito prezo.

Posto isto, que fazer? Nada. Aceitar os gostos de cada um com bonomia, a suficiente para evitar discussões parvas que não levam a nada. E é exactamente isso que acontece entre todos nós.
Maria
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
Cara Maria: é sempre bom saber que, se eu fosse ao futebol, poderia ter companhia do outro lado da barricada. Feito notável nos tempos que correm.
Cumpts
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Acha que sou do Sportem?...
O meu pai era do Sportem. Eu fui uma vez... ou outra...
Cumpts.
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
Fui ler (reler, porque devo ter lido na altura própria, mas já não me recordava) os seus escritos sobre o Sporting, através das ligações que deixou. Todas deliciosas. Pois deixe-me que lhe diga a minha opinião sincera: por mais que tenha dúvidas de se é ou não do SCP ou se aprecia ou não a 'bola', quanto à primeira dúvida, posso garantir-lhe que se o seu pai era sportinguista e o levava a ver jogar o seu clube, é quase impossível que o filho lá bem no fundo, consciente ou inconscientemente, não tenha um fraquinho especial pelo grandioso clube criado pelo Conde de Alvalade (eis o motivo pelo qual ficou conhecido para sempre como o clube "de Alvalade"). E, pergunto, lá bem no fundo não sente uma simpatia especial por ele, mais do que por qualquer outro clube? Tenho quase a certeza que sim, o que só o enobrece :-)

Quanto a ir ou não 'à bola', isso não importa. Eu também nunca fui lá muito, só em pequenita uma ou duas vezes com os meus irmãos e o pai, depois disso nunca mais voltei aos estádios, ao contrário dos meus irmãos que sempre, sózinhos ou com o pai, nunca faltavam a um jogo do Sporting. O que não impede que traga o Sporting no coração, mais que não seja por respeito e em memória do nosso pai que tanto adorava este clube.
Maria
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
Neste momento, já me não restam quaisquer dúvidas... o meu caro é tão lagartaço como eu sou encarnado.:)
Cumpts
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
E mais uma pérola da escrita: Sportem.
Nem imagina como me escangalho a rir as mais das vezes em que tem a bondade de nos mimar com estas pequenas palavras e frases; no meu caso particular actual, conforme já dito, isso faz-me claramente melhor que a melhor tecnologia farmacêutica. Chapeau!:)
Cumpts
De Bic Laranja a 8 de Março de 2012
Obrigado sou eu!
Cumpts.
De Inspector Jaap a 6 de Março de 2012
Fora do contexto:
conhecem esta ligação?
http://aeiou.expresso.pt/acordo-ortografico-sera-inscontitucional=f704127
Cumpts
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Conhecia o caso mas não sabia que o saco de plástico pegara na noticia. Fá-lo tarde e nem sei com que intenção. Alguns argumentos desta queixa não me parecem sólidos e talvez por isso o divulgam... Hei-de ver o que diz se conseguir não tropeçar na redacção brasielira.
Cumpts.
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
O que é sempre penoso, mas enfim... a intenção, é claro que só pode ser ínvia.
Cumpts
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
Ainda não fui ler, mas se é o que eu deduzo atendendo às poucas palavras que sintetizam a ligação (link) que deixou, então essa inconstitucionalidade que o jornal parece querer alegar, já vem tarde e a más horas. Nem outra coisa seria de esperar de um jornal cujo dono o é também de vários canais de televisão e de uma série de revistas, todas elas aderentes em peso ao indizível AO logo desde Janeiro.
Maria

Nota: Não sei se o Expresso em papel ou em linha, aderiu ao Acordo, porque não compro nem consulto nem um nem outro. Mas pelo que vejo nos títulos e sub-títulos das várias SIC's, é de crer que o faz de certezinha absoluta.
E hoje, para minha surpresa desagradável, a única televisão que ainda ia observando a ortografia correcta, reparei que também já adoptou a brasilês e escreve 'direto' no canto superior esquerdo da imagem. Isto está bonito, está.
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
Já foi há dias, cara Maria; mais uns que venderam a alma ao Diabo e barata, ainda por cima...pelo menos tive o prazer que lho chapar na cara (telefonicamente).
Aqui atrasado, de manhã, ao pequeno-almoço aparece o meu filho com cara de caso a dizer-me:
- Papá, já sei que te vou estragar o dia, mas sou a informar-te de que a TVI também aderiu "àquilo" (SIC).
Teve razão.
Cumpts
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
E, já agora, é bem possível que o caro Bic nos presenteie oportunamente com algumas pérolas do "bem-escrever" dessa gente; assim ele haja por bem.
Cumpts
P.S: Estou seriamente a pensar em montar uma indústria de saquinhos de enjoo; sou capaz de vir a fazer uma fortuna :)
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
Assim ele haja por bem ir ao correio electrónico, queria eu dizer.

Comentar

Fevereiro 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
15
16
17
20
22
23
24
25
26
27
28
29

Visitante



Selo de garantia

pesquisar

Ligações

Adamastor (O)
Apartado 53
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
Fugas do meu tinteiro
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Kruzes Kanhoto
Lisboa
Lisboa Actual
Lisboa de Antigamente (pub)
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Planeta dos Macacos (O)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar

arquivo

Fevereiro 2024

Janeiro 2024

Dezembro 2023

Novembro 2023

Outubro 2023

Setembro 2023

Agosto 2023

Julho 2023

Junho 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

____