32 comentários:
De [s.n.] a 6 de Março de 2012
Pois! Que é muito estranho, lá isso é. Ou não. Seriam resquícios do linguajar da 1ª República que, exactamente como a 3ª..., tudo quis mudar, inclusive importando anglicismos desnecessários mas propositados? Match?!? Faz lembrar os, só desde o 25/4, repetitivos e irritantes: derby; mister; team; fans; premier league; copa do mundo; etc. Vá lá, 'corner' entrou em desuso há anos, felizmente. Quanto ao 'penalty' (multa/castigo, bem portugueses) veio para ficar porque a sua tradução parece ter sido proibida por lei...
Maria
De [s.n.] a 6 de Março de 2012
Ah, faltava o 'champions' por dá cá aquela palha... à inefável lista. E haverá outros mais que de momento não me ocorrem.
Maria
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Por acaso nesta agora quis-me só referir ao Sportem perder com o Setúbal. De 26 a hoje, pouca melhora.
Apanhou-me, com o seu comentário, de surpresa, mas não devia. Afinal previsto habitual no blogo é o do comentário, não o do verbete.
Interessante. :)
Cumpts.
De Bic Laranja a 7 de Março de 2012
Por acaso nesta agora quis-me só referir ao Sportem perder com o Setúbal. De 26 a hoje, pouca melhora.
Apanhou-me, com o seu comentário, de surpresa, mas não devia. Afinal o registo habitual no blogo é o do comentário, não o do verbete.
Interessante. :)
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
Essa de usar verbete, por absoluta distracção, tem toda a razão. Ainda não percebo lá muito bem a ordem pela qual se rege todo este processo, pelo que achei normal fazê-lo. Resultado..., levei uma bofetada com punhos de renda:-)))

Já que estou dentro do tema que a foto representa, há algo que me intriga. Que espécie de fardamento é aquele que os jogadores do Sporting envergam?! Se a legenda não o mencionasse eu jamais imaginaria as camisolas dos respectivos jogadores com semelhante desenho (design). Calculo que tenha sido um fardamento temporário.
Maria
De Bic Laranja a 7 de Março de 2012
Não!! Não foi bofetada! Os comentários são os que se afiguram apropriados aos leitores. O seu foi muito mais pertinente aqui do que a minha idea para o verbete.
O primeiro equipamento do Sporting era este, metade verde, metade branco, na vertical. É o chamado equipamento Stromp. Depois mudou para o que sabemos e o Stromp ficou como alternativo. Hoje parece que nem isso.
Cumpts. :)
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
O equipamento dos jogadores (na foto) levou-me a investigar como era o inicial. O primeiríssimo, ainda o clube tinha outro nome a que se seguiram mais dois e distando poucos anos de ver aprovado definitivamente aquele pelo qual hoje é conhecido mundialmente, era 'camisa' (como eles chamavam) toda branca com calção azul e meias azuis!

Numa questão de pouquíssimos anos - três ou quatro, se não erro - este prestigiado clube, que no seu embrião começou por ser constituído por um pequeno grupo de amigos que se reuniam para jogar não só futebol mas também outros desportos, aproveitando as instalações para festas e outras actividades recreativas, tornou-se no mais antigo e num dos três maiores de Portugal.

A história do nascimento deste grande clube, não só honra os sportinguistas como o país. Porquê? Porque sem a crença, o voluntarismo, a tenacidade, o entusiasmo, o empenhamento, a teimosia, o portuguesismo que se pode traduzir por patriotismo e sem a ousadia do neto, José Alvalade, a somar à generosidade do seu avô, Visconde de Alvalade, colocando à sua disposição a verba necessária (que não terá sido nada pouca) bem como os seus próprios terrenos para levar a efeito um tão nobre quão grandioso empreendimento, jamais teria existido o SCP.
Maria

p.s.: Muita agradecida pela sua gentil resposta, mas continuo a achar que tem toda a razão relativamente à questão do verbete...
De [s.n.] a 10 de Março de 2012
Não posso deixar de partilhar com algum eventual leitor que me leia e que o desconheça, mais um pormenor que achei curioso pela singularidade, sobre o nascimento do SCP. Em reunião com os seus pares e perante os sucessivos entraves que estes apresentavam - falta de verbas e terrenos - para a criação de um grande clube como ele tanto ambicionava, José Alvalade, ciente mas saturado das dificuldades constantemente levantadas, tomou a palavra e proclamou: "Ah, não há dinheiro para criarmos um grande clube?!? Pois então vou pedi-lo ao meu avô!"

E assim sucedeu. E foi graças à fibra deste português ambicioso e visionário, que o seu aparentemente inalcansável projecto se tornou ràpidamente realidade.

O nome que José Alvalade desejava para o seu futuro clube, era: O Grande Sporting Clube de Portugal.
Maria
De Bic Laranja a 10 de Março de 2012
Sem desfazer do que diz congemino se o Alvalade XXI foi já o neto em 21.ª geração do velho visconde, famoso por ter fundado, não um Sporting Club, mas uma sociedade anónima de «foot-ball».
Cumpts. :)
De [s.n.] a 10 de Março de 2012
E congemina muitíssimo bem:) Esse foi outro erro imperdoável.

Esquecendo um pouco as desgraças em que anda mergulhado desde há muito, que tal esta vitória 'rés-véz-campo-d'ourique', considerada quase impossível porque contra um dos maiores clubes do mundo, o da cidade de Manchester que lhe dá o nome? Diga-se de passagem que foi graças a um brasileiro (que marcou o único golo do encontro e que golo!) que levou à dita..., o que retira uma pitada de mérito à equipa lisboeta. Mas vistas bem as coisas - e eu continuo a aceitar este facto consumado muito a contragosto - os clubes de todo o mundo são compostos por metade, senão mesmo na sua maioria, por jogadores d'outra nacionalidade que não a do seu próprio país, o que na minha opinião desvirtua imenso todo o processo.
Mas enfim..., se o mundo anda todo às avessas, o mesmo caos teria que atingir por igual o mundo do futebol.

E sim, se José Alvalade e mais ainda seu avô, o Visconde, pudessem observar o estado lastimoso em que transformaram o seu adorado clube em cuja fundação puseram tanto amor, trabalho e devoção, certamente chorariam lágrimas de sangue.
Maria
De Zephyrus a 6 de Março de 2012
«Profes que recusem lugar excluídos dois anos»

http://www.dn.pt/inicio/tv/interior.aspx?content_id=2344053&seccao=Media&page=-1
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Não admir, pois, a a moleza do seu empenho contra a abortografia, Tlebes, e que tais.
Cumpts.
De José Leite a 6 de Março de 2012
«Poucas melhoras» ... eu diria mais : nenhumas melhoras!! ...

O 1º comentário nesta série, fez-me lembrar outro termo que agora está em uso a «transicção». Já não se utiliza o termo «ataque» no futebol.
Não sendo entendido em futebol, não percebo esta mudança, não sei se imposta se não, devo estar mal informado por certo.

Cumprimentos
J.Leite
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Bem observado. Havia um locutor que dizia «ripa na rapaqueca». Vá lá entender-se esta coisa da bola.
Cumpts.
De Inspector Jaap a 6 de Março de 2012
Não sabia que o caro Bic era "lagartaço"* :)
Cumpts
* - termo carinhoso para designar um adepto do Sporting
De [s.n.] a 6 de Março de 2012
Ai ele é 'lagarto'? Não fazia a menor ideia. Pois está de parabéns! Quem é 'lagarto'* tem muito bom gosto:-) Todos na n/ família o eram e são. O nosso pai ficava doente quando o "seu" Sporting perdia. Quando ganhava era uma alegria lá em casa. É claro que um adepto desta natureza tinha que obrigatòriamente transmitir a mesma 'doença' a toda a família. Foi o que aconteceu.
Maria

*Isto sem desprimor para os adeptos de outros clubes, que fomos igualmente ensinados a respeitar pelo nosso pai.
De Inspector Jaap a 6 de Março de 2012
A ser assim, aceitem as felicitações carinhosas... dum benfiquista!
Cumpts a ambos.
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Cumpts. :)
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
Não se preocupe porque pelo menos do meu lado não há cá facciosismos. É verdade que não gosto lá muito do Benfica, mas isto acontece pela 'alergia' que sempre pairou lá por casa contra o clube da Luz, dada a rivalidade Benfica-Sporting, que sempre houve e sempre haverá entre os adeptos ferrenhos dos dois clubes. Mas devo dizer que o nosso pai nunca disse uma palavra sequer menos própria sobre o Benfica. A única coisa que ele queria era que o Sporting ganhasse os jogos, fosse contra o Benfica ou contra outro clube qualquer.

Uma coisa é certa, desde há uns anos tenho começado a ter uma certa complacência relativamente a este clube pela simples razão de que há novos membros na família (através de casamentos, claro) que são benfiquistas ferrenhos e já estão a transmitir a 'doença' aos filhos pequenos! Bem como uns primos por afinidade que também o são e de que maneira. Pessoas aliás que muito prezo.

Posto isto, que fazer? Nada. Aceitar os gostos de cada um com bonomia, a suficiente para evitar discussões parvas que não levam a nada. E é exactamente isso que acontece entre todos nós.
Maria
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
Cara Maria: é sempre bom saber que, se eu fosse ao futebol, poderia ter companhia do outro lado da barricada. Feito notável nos tempos que correm.
Cumpts
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Acha que sou do Sportem?...
O meu pai era do Sportem. Eu fui uma vez... ou outra...
Cumpts.
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
Fui ler (reler, porque devo ter lido na altura própria, mas já não me recordava) os seus escritos sobre o Sporting, através das ligações que deixou. Todas deliciosas. Pois deixe-me que lhe diga a minha opinião sincera: por mais que tenha dúvidas de se é ou não do SCP ou se aprecia ou não a 'bola', quanto à primeira dúvida, posso garantir-lhe que se o seu pai era sportinguista e o levava a ver jogar o seu clube, é quase impossível que o filho lá bem no fundo, consciente ou inconscientemente, não tenha um fraquinho especial pelo grandioso clube criado pelo Conde de Alvalade (eis o motivo pelo qual ficou conhecido para sempre como o clube "de Alvalade"). E, pergunto, lá bem no fundo não sente uma simpatia especial por ele, mais do que por qualquer outro clube? Tenho quase a certeza que sim, o que só o enobrece :-)

Quanto a ir ou não 'à bola', isso não importa. Eu também nunca fui lá muito, só em pequenita uma ou duas vezes com os meus irmãos e o pai, depois disso nunca mais voltei aos estádios, ao contrário dos meus irmãos que sempre, sózinhos ou com o pai, nunca faltavam a um jogo do Sporting. O que não impede que traga o Sporting no coração, mais que não seja por respeito e em memória do nosso pai que tanto adorava este clube.
Maria
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
Neste momento, já me não restam quaisquer dúvidas... o meu caro é tão lagartaço como eu sou encarnado.:)
Cumpts
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
E mais uma pérola da escrita: Sportem.
Nem imagina como me escangalho a rir as mais das vezes em que tem a bondade de nos mimar com estas pequenas palavras e frases; no meu caso particular actual, conforme já dito, isso faz-me claramente melhor que a melhor tecnologia farmacêutica. Chapeau!:)
Cumpts
De Bic Laranja a 8 de Março de 2012
Obrigado sou eu!
Cumpts.
De Inspector Jaap a 6 de Março de 2012
Fora do contexto:
conhecem esta ligação?
http://aeiou.expresso.pt/acordo-ortografico-sera-inscontitucional=f704127
Cumpts
De Bic Laranja a 6 de Março de 2012
Conhecia o caso mas não sabia que o saco de plástico pegara na noticia. Fá-lo tarde e nem sei com que intenção. Alguns argumentos desta queixa não me parecem sólidos e talvez por isso o divulgam... Hei-de ver o que diz se conseguir não tropeçar na redacção brasielira.
Cumpts.
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
O que é sempre penoso, mas enfim... a intenção, é claro que só pode ser ínvia.
Cumpts
De [s.n.] a 7 de Março de 2012
Ainda não fui ler, mas se é o que eu deduzo atendendo às poucas palavras que sintetizam a ligação (link) que deixou, então essa inconstitucionalidade que o jornal parece querer alegar, já vem tarde e a más horas. Nem outra coisa seria de esperar de um jornal cujo dono o é também de vários canais de televisão e de uma série de revistas, todas elas aderentes em peso ao indizível AO logo desde Janeiro.
Maria

Nota: Não sei se o Expresso em papel ou em linha, aderiu ao Acordo, porque não compro nem consulto nem um nem outro. Mas pelo que vejo nos títulos e sub-títulos das várias SIC's, é de crer que o faz de certezinha absoluta.
E hoje, para minha surpresa desagradável, a única televisão que ainda ia observando a ortografia correcta, reparei que também já adoptou a brasilês e escreve 'direto' no canto superior esquerdo da imagem. Isto está bonito, está.
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
Já foi há dias, cara Maria; mais uns que venderam a alma ao Diabo e barata, ainda por cima...pelo menos tive o prazer que lho chapar na cara (telefonicamente).
Aqui atrasado, de manhã, ao pequeno-almoço aparece o meu filho com cara de caso a dizer-me:
- Papá, já sei que te vou estragar o dia, mas sou a informar-te de que a TVI também aderiu "àquilo" (SIC).
Teve razão.
Cumpts
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
E, já agora, é bem possível que o caro Bic nos presenteie oportunamente com algumas pérolas do "bem-escrever" dessa gente; assim ele haja por bem.
Cumpts
P.S: Estou seriamente a pensar em montar uma indústria de saquinhos de enjoo; sou capaz de vir a fazer uma fortuna :)
De Inspector Jaap a 7 de Março de 2012
Assim ele haja por bem ir ao correio electrónico, queria eu dizer.

Comentar