29 comentários:
De Joe Bernard a 21 de Março de 2012
Perfeitamente de acordo.
Acordo? Mau, perfeitamente em concordância consigo.
O mMlaca Casteleiro, pai do aborto que o ature!
De Bic Laranja a 22 de Março de 2012
O Casteleiro não sabe português. - Pontapé no cu.
Cumpts.
De Inspector Jaap a 22 de Março de 2012
Isso faz-se a miúdos mal comportados... esse, nem isso merece; por mim seria só o mais absoluto desprezo.
Cumpts
De Bic Laranja a 22 de Março de 2012
Claro. Mas antes uma valente patada no traseiro.
Cumpts.
De Inspector Jaap a 23 de Março de 2012
Eh, Eh! isso mesmo. :)
Cumpts
De Maria a 22 de Março de 2012
Isto é que eu queria! Preciso é de uma explicação para burros... :-(
Faz-se o download do FoxReplace mas depois como é que se usa aquela coisa que está na DropBox?
De Bic Laranja a 22 de Março de 2012
Siga até ao menu «opções» conforme a última imagem e abrir-se-á a janela de »Opções do FoxReplace». Prima o botão «Import from URL» e cole na caixinha que lhe aparece o endereço para Dropbox.
Cumpts.
De Maria a 22 de Março de 2012
Obrigada! Já percebi :-)
Pode-se adicionar sites à lista, por exemplo:
(...)
youtube.com
expresso.sapo.pt
visao.sapo.pt

etc?
Um abraço!
De João Ricardo a 22 de Março de 2012
O youtube já está na lista (não creio que haja problemas na substituição de palavras no YouTube, apesar de não ter testado), e sites no domínio "sapo.pt", como é o caso desses, também :)
De Maria a 23 de Março de 2012
Genial! :-) E também altera os textos de quem coloca msgs em acordês no facebook, por exemplo, ou é impressão minha?
Homem, você merece um prémio! Como não tenho um prémio, vai um ósculo digital - *CHUAC!*
De João Ricardo a 23 de Março de 2012
Por opção minha, o facebook não é alvo de modificações, pois lá há um pouco de tudo, mesmo que isto signifique termos de ler algumas coisas em acordês. É preferível assim, senão TUDO o que estivesse em acordês, até exemplos inocentes por quem é contra o mesmo seriam também modificados.

Também há outras razões mais técnicas, que tornam o facebook um "alvo" pouco apetecível e fiável para este add-on. :)
De Maria a 22 de Março de 2012
Com o código claro
De JPG a 22 de Março de 2012
Uma ideia simplesmente genial, esta de João Ricardo Rosa (http://www.facebook.com/JoaoRicardoRosa). Em especial porque é de uma simplicidade assombrosa e... nunca tinha ocorrido a mais ninguém.

O meu teste deu mais uma imagem que, palpita-me, é bem capaz de pôr os cabelos em pé a uns quantos, no caso aos acordistas d'A Bola: http://bit.ly/GLY8UT
De Bic Laranja a 22 de Março de 2012
Ainda assim não vejo solução para o para/pára (fica o desafio ao João Ricardo Rosa...)
Mas que dá gozo ver os boleiros reconvertidoas à «selecção» que flacidamente enjeitaram, dá.
Ou que dizer do irmão supremo do saco de plástico dissolver-se além da própria nulidade entusiasta dos seus nulíssimos argumentos quando o lemos em português... - Aquele parágrafo do «espectador» e do «espectador» mais parece assim coisa de tontinho. Mas nem isso nem a «infracção» do tio de Brás Cubas precisava de ser vertida em acordo aos mandamentos do português para lho percebermos; sucede só que sem tropeçar na grafia brasileira não nos distraímos.
Cumpts.
De João Ricardo a 22 de Março de 2012
Olá. Infelizmente há casos que nem esta pequena maravilha consegue "arranjar", como casos que dependam do contexto, como é exactamente o caso do para/pára.

Já agora que estou a escrever aqui, aproveito para avisar que já comecei o processo de tornar isto mais público. Neste momento estou a transcrever as actuais entradas do dicionário para tabelas de modo a tornar o mesmo mais fácil de gerir e evitar erros, repetições e redundâncias, como as que já encontrei até ao momento e que já foram sanadas. Dito isto, durante este processo aproveito sempre para actualizar o ficheiro público do dicionário, de modo a que quem o usa vá tendo sempre a versão "sanada".

Quando acabar isto vou reorganizar o dicionário para reflectir a melhoria de gestão que é possível com estas tabelas e depois será criar um site ou página para tornar este projecto realmente abrangente e que permita a "ajuda do povo".

Até lá, agradeço imenso a atenção e publicidade que estão a dar a esta situação toda. :-D
De Bic Laranja a 22 de Março de 2012
Quem agradece sou eu. E todo louvo-lhe o empenhado labor. Com ele poupa-me a vil afronta que traidores ignaros e sem escrúpulos fizeram. Tê-los reeditados agora assim na rede é como cuspir-lhes de volta.
Quem dera que desse uma diarreia de consoantes ao lince... Uma dessas viroses.
Cumpts.
De Inspector Jaap a 23 de Março de 2012
E eu...
É consolador ver que ainda há portugueses dignos desse nome ... o meu bem-haja, que vou já proceder em conformidade... e, já agora, não arranja nada para as miserandas legendas de alguns canais (cloacas, mais propriamente) de TV?
:)
Cumpts
De João Ricardo a 23 de Março de 2012
Também estou à espera dum filtro desses para a televisão xD

O mais parecido que se consegue é usar este add-on para "desabortar" legendas em ficheiros de textos, daquelas usadas para ver vídeos legendados no computador :P

Até lá, resta recolher assinaturas e tentar conseguir visibilidade nos meios mais mainstream
De João Ricardo a 22 de Março de 2012
(Bem me parecia que me tinha esquecido de dizer alguma coisa)

No início do post escreveu "depois marquei os três piscos que havia para marcar (o do campo onde lancei a URL e os dois de «substituir... substituir...»."

NÃO FAÇA ISTO PARA O ÚLTIMO! O de substituir endereços, ou seja, aquele que tem o Aviso indicado! Este NÃO deve estar nunca marcado, porque fará isso mesmo, alterar o código da página, ou seja, haverá a potencialidade de se criarem links quebrados.

Por exemplo, imaginemos que havia uma página com o sequinte link : www.eugostodoacordoortografico.pt direto.html . Se a tal caixinha estiver marcada, o link passaráa ser www.eugostodoacordoortografico.pt direCto.html e, como essa página (provavelmente) não existe, o link deixará de funcionar.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

(Bem me parecia que me tinha esquecido de dizer alguma coisa)<BR><BR>No início do post escreveu "depois marquei os três piscos que havia para marcar (o do campo onde lancei a URL e os dois de «substituir... substituir...»."<BR><BR>NÃO FAÇA ISTO PARA O ÚLTIMO! O de substituir endereços, ou seja, aquele que tem o Aviso indicado! Este NÃO deve estar nunca marcado, porque fará isso mesmo, alterar o código da página, ou seja, haverá a potencialidade de se criarem links quebrados. <BR><BR>Por exemplo, imaginemos que havia uma página com o sequinte link : www.eugostodoacordoortografico.pt direto.html . Se a tal caixinha estiver marcada, o link passaráa ser www.eugostodoacordoortografico.pt direCto.html e, como essa página (provavelmente) não existe, o link deixará de funcionar. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Bottom</A> line : não activar a última caixa de verificação :-)
De Pedro a 22 de Março de 2012
Fantástico! Muito obrigado.
De Bic Laranja a 22 de Março de 2012
De nada. O mérito é interinos do João Ricardo Rosa da Universidade do Algarve.
Cumpts.
De Bic Laranja a 23 de Março de 2012
Inteiro, digo.
De LT a 24 de Março de 2012
Olá, poderá informar-me se é possível fazer o mesmo com o Safari, que é o programa que eu tenho instalado no meu computador? Muito agradecida!
De Bic Laranja a 24 de Março de 2012
Só conheço para o Firefox. Lamento!
Cumpts.
De LT a 24 de Março de 2012
Obrigada pela resposta. Terei então de me converter ao Firefox... Saudações e parabéns pela iniciativa!
De Bic Laranja a 24 de Março de 2012
Mais coisas hão-de aparecer enquanto o dejecto ortográfico não se vai com a descarga. O mérito desta aqui é do João Ricardo, não meu.
Grato pelo seu agrado.
Cumpts.
De João Ricardo a 24 de Março de 2012
Eu só uso o Safari quando preciso de testar comportamento de sites em diferentes browsers, por isso não estou muito por dentro do universo do Safari.

No entanto, apesar de ter quase a certeza que há extensões para o Safari que são capazes de fazer procura de palavras como o FoxReplace faz no Firefox, não conheço nem sei se existe alguma que seja capaz de posteriormente manipular essas palavras depois de as encontrar...
De João Ricardo a 11 de Abril de 2012
Olá. É só para dizer que já temos site para esta iniciativa :)

http://firefoxcontraao90.wordpress.com/
De Bic Laranja a 11 de Abril de 2012
Obrigado!

Comentar