Devem ser poucas as terras em Portugal que não têm uma rua Almirante Reis (ou Cândido dos Reis). Já gente que saiba dos seus feitos ou quem foi o almirante Reis há-de ser pouca. Pois o almirante Reis é um grande herói do 5 de Outubro que se suicidou em… 4 de Outubro de 1910. O seu feito heróico foi meter-se a derrubar a monarquia e matar-se... quando lhe pareceu que a revolta fracassara (uns barcos da Marinha não largaram as canhonadas que haviam de dar em sinal de se sublevarem).
Sem alento, passou por casa das irmãs nos ermos de Arroios; parece que entrou mudo e saiu calado e, ao amanhecer o dia 5, jazia morto na Azinhaga das Freiras, pertinho da das irmãs. O feito mortal valeu-lhe de pregarem logo o seu nome, não na azinhaga esconsa onde o acharam — que essa apesar do jacobinismo republicano permanece hoje dada às freiras —, mas na melhor avenida das adjacências: a Avenida D.ª Amélia.
Ficamos a saber, pois, o que fez o almirante Reis para ter o seu nome propagandeado em tanta rua da República Portuguesa. O que lhe foi na alma, aqui, naquela noite trágica ao pé desta capelinha, só ele o soube.
Azinhaga das Freiras a Arroios, Lisboa, 1911.
Joshua Benoliel, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.
Adamastor (O)
Apartado 53
Arquivo Digital 7cv
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Delito de Opinião
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Lisboa
Lisboa de Antigamente
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Mercado de Bem-Fica
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.