De Agostinho Paiva Sobreira a 15 de Outubro de 2012
Caro BicLaranja. Fiquei maravilhado com estas imagens. Fez-me recuar uns bons anos. No tempo em que eu ia jogar futebol aos campos da Estrada de Chelas, e outro mais acima chamado do "Lérias". Bons tempos!Se me permite, posso acrecentar um pouco de comentário à foto: Subindo a Rua que nos fica à direita (Calçada do Grilo) até á bifurcação e virando um pouco para a esquerda(sentido Bairro da Madre de Deus), o segundo edifício com ringue de parinagem na parte de trás, era o «ATENEU DA MADRE DE DEUS». Passando para o lado esquerdo da foto na parte inferior podemos ver metade do início do túnel da CP no sentido para Chelas. Andando para a direita (sempre na parte sul) vamos encontrar vestígios do «FORTE DE S. FRANCISCO», mesmo ao lado da antiga «FÁBRICA DAS VARANDAS». Ainda no lado esquerdo da foto podemos ver a «RUA GUALDIM PAIS» que no seu lado direito apresenta a »VILA EMÍLIA» (ainda resistente) e no seu lado esquerdo a extinta «TINTURARIA PORTUGÁLIA». Logo a seguir ainda existia o «PÁTIO JOSÉ INGLÊS». Deixando a «RUA GUALDIM PAIS» subindo em direcção ao «BAIRRO DA MADRE DE DEUS», podemos ver nitídamente lugares que eu conhecia bem (1953), chamavam-lhe a "ILHA", que fazia fronteira com o «BMDEUS» na parte sul. E mais não digo para outros poderem comentar. Um abraço. APS
De Bic Laranja a 16 de Outubro de 2012
Boa vista. Passou-me o túnel da Bruxa. O forte de S. Francisco bem me lembrou um forte, sim, mas pelo desarranjo nem passei de fugaz ideia a conjectura mais sólida...
A tinturaria. A designação que me faltava e por isso me vali da ancestral «fabrica das chitas» para apontar o local entre a Estr. de Chelas e a Gualdim Paes.
O pátio do inglês foi arrasado (como quase todo o troço da Estr. de Chelas da Amorosa à Gualdim Paes).
Boas achegas, obrigado.
Cumpts.
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.