14 comentários:
De Venâncio a 23 de Dezembro de 2012
Caro Bic,

Obrigado pela lembrança cá do Degas.

Bom. À primeira vista, eu não diria que a Lua está assim tão «baixa».

No entanto, se o edifício tiver estado onde hoje é o terminal, não sobra dúvida de que o fotógrafo olha a Leste. (O Google Maps Satélite é, nisso, claro). E, então, a Lua teria de estar, de facto, baixa.

Não sendo verosímil que o edifício tenha estado bastante mais virado a Sul, confesso a minha perplexidade.

Sobra que a hipótese do eclipse não sofre, vá lá, com isso.
De Bic Laranja a 23 de Dezembro de 2012
O corpo da prmitiva aerogare (a torre ainda se nota bem dês do satélite do Google) era perpendicular à pista 35, logo alinhava-se com os 80º N.
A hipótes do eclipse mantém-se, pois.
Feliz Natal!
De Venâncio a 24 de Dezembro de 2012
Um Natal feliz, também!
De Bic Laranja a 24 de Dezembro de 2012
Obrigado!
De Carlos Portugal a 24 de Dezembro de 2012
Um Santo Natal, Caro Bic, para Si e para os Seus!
De Bic Laranja a 25 de Dezembro de 2012
Obrigado! Igualmente a Si e aos Seus!
Feliz ano novo!
De Mário Cruz a 26 de Dezembro de 2012
Caro Bic,
Permita-me especular.
A qualidade da imagem não é a melhor mas coloco a hipótese da Lua estar nas proximidades da constelação do escorpião. No Verão esta constelação ergue-se no horizonte às primeiras horas da noite. Se o edifício estava virado a sul reforça esta hipótese pois é a orientação da constelação em meados de Agosto ás primeiras horas da noite. embora a imagem não seja nítida no que tange às estrelas parece que se vêem as três estrelas típicas da cabeça do escorpião (Acrab, Dschubba e π Scorpio). Um pouco abaixo da lua a estrela Antares. O desenho da constelação pode ser vista em bem como a informação das estrelas http://pt.wikipedia.org/wiki/Scorpius. A constelação tem um serpenteado típpico e uma boa foto desfazia as dúvidas para que está treinado a identificar as constelções
Pelos argumentos expostos inclino-me para a hipótese do eclipse parcial da lua de 15 de Agosto. Mas claro sempre com reservas dada a imagem não ser nítida quanto ao céu estrelado.
De qualquer das formas há programas informáticos acessíveis (tipo planetário, já tive um e não sei onde guardei) que retratam o aspecto do céu em qualquer data e local. Se a lua estava em 15 de Agosto de 1943 nas proximidades da constelação do escorpião próximo de Antares é uma questão de se verificar.
Cumprimentos
De Mário Cruz a 26 de Dezembro de 2012
Ver

http://neave.com/pt/planetario/
De Bic Laranja a 26 de Dezembro de 2012
Formidável.
Obrigado!
De Mário Cruz a 26 de Dezembro de 2012
É de facto difícil sem uma foto que explicite as estrelas para identificar a constelação em que se encontrava a lua. Em Agosto de 1943 a lua estava em Capricórnio e em Fevereiro em Leão. Em ambas as datas e horas dos eclipses parece não fazer sentido com a imagem da foto. Mas repito a imagem não é esclarecedora.
De Mário Cruz a 26 de Dezembro de 2012
A Nasa tem um sitio com os eclipses ocorridos em 1941 - 1950
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEdecade/LEdecade1941.html
De Mário Cruz a 26 de Dezembro de 2012
Caro Bic desculpe estar a encher a sua nótula de ligações

http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/Astronomia/Observ_mes/Jul2005/scorpius.htm

Dá para ver o aspecto da Constelação de Escorpião. De notar que a Lua tem que atravessar a elíptica para se dar um eclipse que passa um pouco acima de Antares. Inclino-me de facto para a lua estar na constelação de escorpião e atendendo ao sitio da NASA em 1946 a 14 de Junho houve um eclipse visível em Portugal e que preenche a minha hipótese (Lua em Escorpião). Simule no Planetário na ligação que lhe forneci. Coloque a data e ponha 22.45 aproximadamente e veja a zona do céu em que estava a lua. Compare com a foto. Será?
Cumprimentos
De Bic Laranja a 27 de Dezembro de 2012
Obrigado pela precisosa ajuda que trouxe ao quebra-tolas.
Em 14/6/46, às 22h45 a Lua não está no quadrante SE. Não quero desanimá-lo, mas 1946 talvez seja demasiado tarde para termos aquele DC2 na Portela.
Hei-de de ver com paciência as datas dos eclipses no «seu» planetário e no Stelarium (que tirei de www.stellarium.org ) -- até lhe já pus as coordenadas da Portela. -- Caso não obtenha resultados inclino-me a testar as datas dos quartos da Lua, sempre nos meses do Inverno de 1942/43, pois não julgo que a data fuja disso (v. o que as pistas dadas no verbete de Junho passado acerca dos modelos de aviões estacionados na placa do aeroporto).
Continuação de boas festas!
:)
De MCV a 7 de Janeiro de 2013
Caro Amigo:
Julgo que tenho a solução.
Vou verificar tudo com cuidado e depois envio-lha.
Abraço
Manuel

Comentar