6 comentários:
De José Leite a 21 de Abril de 2013
Caro "Bic Laranja"

Depois de alertado, por si, para a data correcta da inauguração do "Europa" fui consultar a base de dados do Instituto Camões.

A data correcta e precisa da inauguração desta sala de cinema foi em 14 de Fevereiro de 1931.

http://cvc.instituto-camoes.pt/cinema/cronologia/cro033.html

Os meus cumprimentos

José Leite
De Bic Laranja a 21 de Abril de 2013
Muito obrigado pela indicação.
Sabe, também tenho ideia de que esta fotografia remonta a 1931, mas quanto a ela só posso especular.
Cumpts.
De Daniel a 21 de Abril de 2013
QUando descreveu este edificio como de estilo modernista dei por mim aqui a pensar que é curioso que a mesma definição possa ter significados diferentes, consoante a localização. Aqui em Barcelona, o estilo modernista de inicio de século nada tem que ver com estas linhas simples e lisas, antes pelo contrário, está repleto de adornos e outras coisas semelhantes (veja-se Gaudi ou Montaner e respectivas obras).
De Bic Laranja a 21 de Abril de 2013
É um conceito fluído. O ornato flamejante da Arte Nova estilizou-se a ponto de se sintetizar em decoração geométrica meramente simbólica daquilo que começou por ser, é como o vejo.
Jorge H. P. da Silva e Margarida Calado definem-no assim no Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura (1.ª ed., Presença, Lisboa, 2005):
Modernismo — 1. Designação genérica de vários movimentos artísticos que drivam todos da renovação decorativista de fins do séc. XIX, caracterizando principalmente a art-nouveau, o modern style e outras designações deste movimento, sendo neste sentido usado na Catalunha (M. catalão).
2. Também se pode aplicar às novas correntes artísticas dos inícios do séc. XX, como o cubismo, futurismo, plasticismo, funcionalismo, etc. Neste sentido se compreende o modernismo português, cujos representantes principais foram Amadeo de Souza Cardoso, Santa-Rita Pintor e Almade Negreiros.
3. Geralmente: toda a inovação nas artes e na arquitectura no séc. XX.

Neste caso junte-se-lhe o arquitecto Raul Martins.
De Pedro Rodrigues a 21 de Abril de 2013
Caro sr. "Bic" se pudesse eliminar o meu post anterior, eu queria colocar uma imagem recente desta localização para as pessoas poderem ver quanta diferença faz o mesmo cruzamento, mas apenas coloqui um link errado! peço desculpa.
mas uma coisa é certa, fico deveras fascinado com as fotografias de antigamente que vou vendo e penso para mim... "não pode ser verdade!" : ) esta Lisboa dos anos 30 aqui no cinema Europa devia ser uma pequena "aldeia" onde todos se conheciam (falo deste bairro).
De Bic Laranja a 21 de Abril de 2013
Concordo consigo. Isto que hoje temos não pode ser verdade.
http://goo.gl/maps/PnLCC

Cumpts.

Comentar