O Sr. Orlando Braga, do blogo Perspectivas, publicou há umas horas uma fotografia do blogo francês Salão Bege com o título «Manifestação de protesto junto ao Grande Oriente de França em Paris». Tratou-se duma manifestação em 24 de Maio do movimento Printemps Français diante da sede da franco-maçonaria. O Printemps Français congrega inúmeros franceses (milhões) contra a destruição do instituto do casamento pelas confrarias dos novos ventos da História...
Bom, se bem informado estou, isto de marchar contra a ventosidade recta da História (ou contra a maçonaria, que hoje por hoje dá no mesmo) costuma ter reflexo na imprensa nacional, mesmo (principalmente) se lhe não ouvirmos eco.
Como não tenho dado ouvidos aos noticiários portugueses (a bem da salubridade doméstica e resguardo das emanações palustres) resolvi todavia há pedaço procurar notícias com a chave «Grande Oriente de França» no notícário nacional de 24 de Maio para cá. Queria ver o que se noticiara no burgo sobre esta afronta à maçonaria pelos franceses. Nem de propósito (ou talvez sim) saiu notícia em 24 de Maio a falar no Grande Oriente de França em dois jornais -- o Jornal de Notícias e A Bola --, mas era em tom mais anticlerical do que popular antimaçónico:
Vaticano proíbe padre francês de exercer
Qual o critério de noticiar da França algo que põe o odioso no Vaticano e como que vitimiza o Grande Oriente de França, e calar no mesmo dia o que o Le Monde e o Figaro diziam de centena e meia de franceses revoltados contra o Grande Oriente de França por este promover o emparelhar homossexual à categoria de famíla?...
Qual a razão de não haver nenhuma notícia do movimento Printemps Français em páginas electrónicas da imprensa portuguesa?
Recordam-me aquelas palavras do prof. Marcello Caetano, em Março de 1974, comentando a ruidosa propaganda da oposição sobre notícias que corriam e deixavam de correr após a intentona das Caldas:
Há por aí frequentes queixumes de que não temos por cá uma informação completa. Nada, porém, que de verdadeiro se passa que ao público interesse, deixa de ser trazido ao conhecimento dele.
A censura parece que não acabou. O que acabou foi a seriedade de nem procurar sequer escondê-la.
Adamastor (O)
Apartado 53
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Delito de Opinião
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
Fugas do meu tinteiro
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Lisboa
Lisboa de Antigamente (pub)
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Mercado de Bem-Fica
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.