28 comentários:
De gato a 2 de Julho de 2013
Sou um velho de 70 invernos. Desde "sempre" a região das Caldas da Raínha para o sul e para o mar foi conhecida por Oeste. Meu avô paterno, electricista, trabalhou na construção da Central Eléctrica do Oeste; por isso meu Pai nasceu em Caldas da Raínha, em 1911.
Conheci um engenheiro (que poderia ser meu pai) que trabalhara na Central Eléctrica do Oeste; tinha casa de férias na Praia da Areia Branca.
De brincadeira, e pelo viver truculento dos homens da Lourinhã, eu dizia que era o faroeste... Torres Vedras era outra coisa — tipografias e comunistas — com a excepção do industrial Hipólito.
Abraços
De Bic Laranja a 15 de Julho de 2013
Desde «sempre» é desde a revolução industrial, talvez. A linha do Oeste espelha isso mesmo. Mas curiosamente Alberto Pimentel não usou nenhuma vez o termo nas «Chronicas de Viagem» (1888).
Se é como penso, há-de ter nascido nalguma secretaria do Estado, dumas alpacas quaesquer de cotovelos assentes sobre o mappa. Mas não passa de conjectura.
Cumpts. e obrigado pela achêga.
De Bic Laranja a 7 de Abril de 2014
Refraseando.
Se é como penso, a designação há-de ter aparecido nalguma secretaria do Estado, dumas alpacas quaisquer de cotovelos assentes sobre o mapa. Mas não passa de conjectura.
A reacção em baixo à resposta acima ainda agora me faz espécie.
Que lamentável equívoco!

Comentar