De Mário Cruz a 1 de Outubro de 2013
"PROVÁVEIS ORIGENS DA PALAVRA «XABREGAS»
Da origem do termo «XABREGAS» a toponímia histórica não nos dá uma explicação segura.
Tentaremos algumas propostas de diversos autores, sem nunca encontrarmos um verdadeiro significado.
Em tempos terá existido por estes sítios um lavadouro público, onde o diálogo entre as suas utilizadoras não era de bom agrado, quando se zangavam. As desordeiras tinham exclamações de: «LEIXA BREGA!» o que correspondia (DEIXA BRIGAS!), sendo frequentemente usada esta expressão no lavadouro, sempre que surgiam «BRIGAS». A partir daqui teríamos «ENXOBREGAS» e, finalmente «XABREGAS».
Ainda, por este local se encontrar muito junto ao TEJO, existe o relacionamento do nome «XAVEGA» (do Árabe XABAKA), rede de arrasto.
O nome de «XABREGAS» também poderá estar associado à existência de diversos vestígios Romanos encontrados na região - (marco miliário, lápide,sarcófago) e uma povoação chamada «AXABRICA».
«XABREGAS» no século XVI, era um lugar dos mais aprazíveis do «TERMO DA CIDADE», com as suas hortas e pomares e também uma praia. Era na praia de «XABREGAS» que se realizavam torneios de cavalaria, touradas e os tradicionais jogos de canas. Esta zona era ideal para a Realeza poder sair da cidade a descanso. Lentamente, os Nobres foram aproveitando os terrenos disponíveis para se instalarem em «XABREGAS»." in http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.pt/2010/02/rua-de-xabregas-i.html

Se a origem fosse a primeira hipótese, mas são peixeiras e não lavadeiras...
De Bic Laranja a 1 de Outubro de 2013
Tudo parece tão rebuscado. A que melhor me soa é a Axabrica, que remete para topónimo autóctone pré-romano (cf. Conínbriga, Miróbriga, &c.). Perde-se tanto na noite dos tempos que dá azo a muita lenda. Lavadeiras e/ou freiras à briga por causa da água da bica é realidade já lendária. Outro tanto as peixeiras pois que me parece que a praça na Gualdim Pais (que sucedeu a esta no largo do marquês de Nisa) seja coisa do passado.
Cumpts.
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.