Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013

Da aproximação à pista 36

 Descida para a pista 36 da Portela. Sobrevoo da quinta da Bela Vista e da Av. do Aeroporto.
 Pormenores talvez interessantes: o prédio do n.º 101 da Gago Coutinho, de gaveto com a Av. D. Rodrigo da Cunha, com andaimes postos; -- ultimavam-no ou a recebia beneficiação? -- Mais: à direita, um bairro social em lusalite, a que o progresso se encarregou de dar sumiço, nos chãos onde há agora o golfe da Bela Vista. À esq. da Gago Coutinho, abaixo do Parque de Alvalade, o bairro de lata da Quinta do Narigão, que entre tanto também levou sumiço -- nada que se lamente. Por fim a segunda circular; nas adjacências do aeroporto, nem vê-la.

Vista aérea, Lisboa, 1968.  Cliché do C.te Amado da Cunha; colecção Sr. Ant.º Fernandes.

Vista aérea, Lisboa, 1968.
Cliché do C.te Amado da Cunha, in colecção do Sr. Ant.º Fernandes.

Escrito com Bic Laranja às 16:45
Verbete | comentar
16 comentários:
De Joe Bernard a 27 de Novembro de 2013
Hoje é a pista 35.
De Bic Laranja a 27 de Novembro de 2013
Sim. O N descaiu 1º.
:)
Cumpts.
De tron a 30 de Novembro de 2013
Parabéns por ser destaque dos blogs do sapo e o nome Quinta do Narigão ainda existe e se eu não estiver enganado é a paragem de autocarro antes do cruzamento entre as Avenidas Gago Coutinho e EUA ou duas paragens antes e era terminal de uma carreira de serviço nocturno da Carris que fazia a zona do bairro da Encarnação
De Bic Laranja a 30 de Novembro de 2013
São terras -- as da Qta. do Narigão -- hoje sem habitações nem uso que se veja, de trás das moradias da Avança. Gago Coutinho. Nem sei se o dono sabe que as ali tem.
Cumpts.
De Rui a 30 de Novembro de 2013
Alguem sabe dizer me a logica dos numeros atribuidos as pistas de aviacao tipo a 36 ou 35 de aqui se fala
De castro a 30 de Novembro de 2013
Tem a ver com a orientação predominante dos ventos. Neste caso Pista 36, quer dizer que os ventos predominantes serão de Sul para que a aeronave aterre com vento de frente o que lhe dá maior sustentação e atenua o factor velocidade na aterragem.
De Bic Laranja a 30 de Novembro de 2013
Não tem que ver com ventos, mas com a rosa dos ventos.
Cumpts.
De Joao Oliveira Silva a 30 de Novembro de 2013
O nº atribuido às pistas tem a ver com a sua orientação relativamente ao norte na bussola.
A mais comprida é a 03 se a aproximação for feita pelo sul way-point CP ( caparica ) mas a mesma pista será a 21 se a aproximação for feita pelo norte, arruda. Estará, por conseguinte, afastada 30 ou 210 graus.
A outra pista é a 35 se aproximação for feita pelo vale de chelas ou 17 se a aproximação for feita por odivelas ( não se usa ).
A portela é segura e os ventos predominantes durante grande parte do ano serão norte/sul. Em alguns períodos, sobretudo o inverno há ventos sul/norte. Os aviões deverão aterrar ou descolar contra o vento e o flight envelope de cada modelo de avião determina até quantos ventos de quantos nós se pode aterrar ou descolar.
Disponha mais.
Cumprimentos,
De Ze Pinto a 30 de Novembro de 2013
E ISSO MESMO. FUI CONTROLADOR
De Rui a 30 de Novembro de 2013
Alguem sabe dizer me a logica dos numeros atribuidos as pistas de aviacao tipo a 36 ou 35 de aqui se fala
De Bic Laranja a 30 de Novembro de 2013
O N.º das pistas é a referência da sua posição na rosa dos ventos. A pista 36 aponta os 360°, ao N magnético, portanto. Um avião que aterre de lá para cá aterrará na mesma pista mas dir-se-á aterrar na pista 18 (180°, sentido do Sul, portanto).
A pista 36 passou a 35 porque o N magnético se desviou 1° em relação ao N geográfico. A navegação com bússola usa o N magnético e uma pista 36 a não coincidir com a indicação das bússolas daria confusão.
Cumpts.
De Rui a 30 de Novembro de 2013
Desde ja o meu obrigado pelo esclarecimento. Fico muito contente pelo pronto auxilio.
De [s.n.] a 1 de Dezembro de 2013
Do que eu gosto sobremaneira nesta fotografia é do alinhamento perfeito das moradias em ambos os lados da Avenida, a partir da dos Estados Unidos da América até onde hoje é/era?, a Rotunda do Relógio, assim chamada. Aquele primeiro edifício à esquerda dá início à dita Avenida, não é assim?

Umas pessoas da minha família viveram durante dezenas de anos e até bem depois da democracia ter aterrado no nosso país sem nos pedir licença, numa dessas enormes moradias. Estas, as maiores, imediatamente antes do 25/4 custavam cerca de 150 contos!... Compare-se o preço do nosso dinheiro e o modo de vida de então com o incomportável e criminoso a que chegámos graças à corrupta e diabólica democracia, a mesma que levou anos a prometer-nos o Sol na Terra com o objectivo último de levar um povo ingénuo no engodo, quando a verdade é que o tão endeusado quão demoníaco regime só serviu para destruir a nossa economia, para virar do avesso a ordem estabelecida, simples mas pacífica e segura, para trocar à sorrelfa o nosso fortíssimo escudo (ùnicamente para encher de milhares de milhões as contas off-shore dos traidores e òbviamente as da seita mundialista (ziocon, como é designada e bem por David Duke) que propositadamente aqui os colocou e para a qual trabalham denodadamente a tempo inteiro) por uma ridícula moeda que não vale os segundos que levamos a tirá-la do porta-moedas, quando é por demais sabido que estes eram os inalienáveis valores-pátrios que nos garantiam a Soberania, a Independência e o desenvolvimento do país no seu todo.

Alguém já pensou na quantia astronómica que teria de pagar para mandar construir uma daquelas excelentes e enormes moradias nesta excelsa democracia? Mesmo e apesar do natural (mas não muito) aumento do custo de vida que entretanto se houvesse verificado? Façam as contas... Pois, é isso mesmo!
Maria
De Bic Laranja a 2 de Dezembro de 2013
O troço da Gago Coutinho que se vê é acima da Av. Dom Rodrigo da Cunha, não abarca a Av. dos Estados Unidos. O prédio faz gaveto entre aquela e a Gago Coutinho.

Cumpts.

De CMRL50 a 21 de Maio de 2017
Tem a certeza que a foto é de 1968? Quando foi inaugurada a 2.ª Circular? Por outro lado, o que significa "cliché do Comandante Amado da Cunha"? Obrigado.
De Bic Laranja a 1 de Junho de 2017
Deve ser indicação que li na fotografia. Não a tenho agora na minha posse.
O troço da 2.ª Circular entre o Campo Grande e o Aeroporto foi feito por 1970.
Quere dizer que a chapa foi batida pelo Cte. Amado da Cunha.
Cumpts.

Comentar

Maio 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
21
23
25
26
27
29
30

Visitante


Contador

Selo de garantia

pesquisar

Ligações

Adamastor (O)
Apartado 53
Arquivo Digital 7cv
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Delito de Opinião
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Lisboa
Lisboa de Antigamente
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Mercado de Bem-Fica
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar

arquivo

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

____