Domingo, 25 de Março de 2007
A Real fábrica das Sedas remonta ao tempo de el-rei D. João V. Ricardo Godin, industrial francês, fundou uma fiação de sedas na Fonte Santa, estabelecendo-a depois ao fundo da Rua de S. Bento; finalmente mudou-a para o Rato. A fábrica veio a decair ainda naquele reinado e por volta de 1750 o Estado deitou-lhe a mão. Com Pombal a Real Fábrica prosperou mas veio a decair novamente com a viradeira, arrastando-se todavia até 1855. A rainha D. Maria II mandou então vender tudo. Naquelas casas - segundo diz Norberto de Araújo -, o mais interessante, já na Rua da Escola, é êste prédio, à direita, de corpo central destacado do conjunto regular e em cuja fachada se destacam as armas de D. José, com certa opulência escultórica, a distinguir a edificação oficial da Real Fábrica. A imagem abaixo dá a extensão das casas da Real Fábrica desde a Rua da Escola Politécnica perdendo-se de vista até o Rato (ao fundo sobressai o corpo da Mãe de Água). Percebe-se ali o quanto a estrada subiu em relação ao nível do terreno no tempo em que se edificaram as casas da Real Fábrica, no séc. XVIII. A fotografias devem ser de pouco depois de 1907, ano da extensão da rede dos eléctricos desde o Carmo a Campolide. | 
|
 Sobre estes terrenos e casas eis o que escreveu em 1939 Norberto de Araújo no XI vol. das Peregrinações,obra que me socorre neste verbete (2ª ed., Vega, Lisboa, 1993, pp. 17 e 18):
« Antes da criação da Real Fabrica estes terrenos por aqui, entre o Rato e a Rua da Imprensa Nacional (então Travessa do Pombal) até S. Bento faziam parte da Quinta do Morgado dos Soares da Cotovia - a quinta de D. Rodrigo da primeira metade do séc. XVIII e de que adeante falarei. Fez-se então a fábrica com as suas dependências, vendidas no século passado [i.e. séc. XIX] como já disse. Tudo foi depois parar às mãos de um Francisco Ferrari, de quem transitou para três filhas, duas das quais, que houveram a parte de um sobrinho, filho da outra irmã, casaram uma com o Visconde Silva Carvalho, outra com Guilherme [i.e. Gaspar] Schindler; foi desta senhora que os imóveis da antiga Real Fábrica passaram para a sua filha, D. Lívia Ferrari Schindler Castelo Branco, e desta para sua filha [o rasurado é meu] D. Maria Lívia Schindler Castelo Branco, viúva do estadista João Franco, actual proprietária de tôdas estas edificações, correspondentes á desaparecida fábrica, quer as com frente para a Rua da Escola quer as com frente para o Rato.»
|
Fotografias: Real Fábrica das Sedas, Lisboa, [1907-1908]. Arquivo Fotográfico da C.M.L., A1678 e A3498.
Adenda (27/3/2007):Lívia Ferrari era Castelo Branco? Julgo que não, que não adoptou o apelido do genro... Melhor fonte do que Norberto Araújo, não há...?Tem razão. As duas últimas D. Lívia são a mesma pessoa: D. Maria Lívia Ferrari Schindler (1858-1950), de Castelo Branco pelo casamento com João Franco, filha de Gaspar (e não Guilherme) Schindler e Maria Lívia Ferrari, uma das três herdeiras de Francisco Ferrari. Cf. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=28547.
|
De Bic Laranja a 27 de Março de 2007
Tem razão. As duas últimas D. Lívia são a mesma pessoa: D. Maria Lívia Ferrari Schindler (1858-1950), de Castelo Branco pelo casamento com João Franco, filha de Gaspar (e não Guilherme) Schindler e Maria Lívia Ferrari, uma das três herdeiras de Francisco Ferrari.
Cf. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=28547 . Muito obrigado pela correcção e pela sugestão! Cumpts.
De O Jansenista a 27 de Março de 2007
Lívia Ferrari era Castelo Branco? Julgo que não, que não adoptou o apelido do genro...
Melhor fonte do que Norberto Araújo, não há...
E Satie, hummm, sublime (uma sugestão, associá-los a alguns modernismos perdidos dos cafés lisboetas, quadros da Brasileira, etc.).
De Bic Laranja a 26 de Março de 2007
Mas fica a sua pergunta ainda por responder. Cumpts.
Lá está a "Schindler connection" a funcionar...
De Bic Laranja a 25 de Março de 2007
Soube dele por si. Hei-de passar por lá. Obrigado!
De
T a 25 de Março de 2007
Belo verbete do Senhor Bic da Boa Memória:)
E viva o Mestre Norberto. Conhece o blog do bisneto ou neto dele?
De Bic Laranja a 25 de Março de 2007
Obrigado! Mas olhe que já tive o grato prazer de o cá ver...
http://biclaranja.blogs.sapo.pt/arquivo/1051809.html
Cumpts.
Com Satie e tudo!
Por que raio é que eu nunca tinha visitado este blog maravilhoso?
Comentar
Enviado por O Jansenista em 27/03/07 às 05:47 PM
Tem razão. As duas últimas D. Lívia são a mesma pessoa: D. Maria Lívia Ferrari Schindler (1858-1950), de Castelo Branco pelo casamento com João Franco, filha de Gaspar (e não Guilherme) Schindler e Maria Lívia Ferrari, uma das três herdeiras de Francisco Ferrari.
Cf. http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=28547.
[Respondido] com Bic Laranja em 27/03/07 às 09:33 PM