O que publiquei ontem cá no blogo pode induzir no benévolo leitor a crença que o serviço de autocarros da Carris só começou em 1940. Por acaso não. Em 1912 a Companhia Carris inaugurou uma carreira de autocarros de Sete Rios para Carnide, respondendo assim ao apelo de transporte das cercanias de Lisboa sem o oneroso prolongamento das linhas dos carros eléctricos. A Leyland forneceu os autocarros segundo as normas impostas pelo Governo Civil de Lisboa: deviam possuir tejadilho, cortinas laterais por causa do Sol, bancos estofados com palha no assento e encostos de material imitando couro; tinham rodas de borracha e motores de 55 CV.
Até 1915 houve mais carreiras: para Algés, Carnaxide, Caneças, Montachique, Bucelas, Mafra e Ericeira e, efemeramente, também Sintra. Por isso, por percorrerem os arredores saloios, chamou-se-lhes carros saloios. No fim daquele ano de 15, por causa da Grande Guerra, os carros saloios acabaram.">
Autocarro Leyland de origem inglesa. Viagem pré-inaugural da carreira Sete Rios-Carnide, Lisboa, 1912.
Fotografia in Diário de Notícias, 23/11/1912, apud História da C.C.F.L., vol. 2, Carris, 2006.
Autocarro Leyland de origem inglesa ao serviço da Companhia Carris, [s.l.], 1912.
Fotografia in História da C.C.F.L., vol. 2, Carris, 2006.
Adamastor (O)
Apartado 53
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
Fugas do meu tinteiro
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Kruzes Kanhoto
Lisboa
Lisboa Actual
Lisboa de Antigamente (pub)
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Planeta dos Macacos (O)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.