Quando em Setembro passei pela Av. Almirante Reis contava subi-la. O rumo inverteu-se e acabei descendo a Rua da Palma indo dar ao Socorro e por aí adiante até à Mouraria do velho Arco do Marquês do Alegrete. Reencontrando a Avenida D. Amélia [Almirante Reis] em Dias que Voam, retomo o rumo.
Av. Almirante Reis [Avenida D. Amélia], Lisboa, c. 1908.
Joshua Benoliel, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..
O troço que aí vedes apresenta os números 32 a 22 da Avenida D. Amélia no ponto exacto da confluência com o Regueirão dos Anjos, cujas velhas casas se vêem à direita. A velha igreja dos Anjos havia pouco que fôra [ou estava sendo] demolida; julgo não me enganar ao dizer que ela se encostava às velhas casas do Regueirão dos Anjos, com orientação Sul/Norte, dando a fachada à Rua dos Anjos. Aquele prédio que se constrói lá mais adiante há-de ser o n.º 22 que faz esquina com a Rua Andrade. Em frente a ele erguer-se-á o cinema Lys.
Um pormenor muito pitoresco e curioso é a cota natural do chão da avenida que nivelava pelo Regueirão dos Anjos; lanços de escadas exteriores compensam o desnível; daqui percebo a razão daqueles pisos térreos mais baixos que o actual nivel da avenida; nem foi preciso escavar pois assentaram no chão original.
Reflicto agora: desde o tempo em que passava por ali no eléctrico a caminho da Trafaria ou da Confidente que reparava naquela ruazinha com ar antigo, o Regueirão, truncada e soterrada pela avenida larga. Intuía dali sinais da topografia antiga, que houvera ali coisas que já não existiam; mas era muito pequeno. Esta fotografia é muito interessante!...
Adamastor (O)
Apartado 53
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Firefox contra o Acordo Ortográfico
Fugas do meu tinteiro
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Kruzes Kanhoto
Lisboa
Lisboa Actual
Lisboa de Antigamente (pub)
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Meu Bazar de Ideias
Olhar o Tejo
Paixão por Lisboa
Pedro Nogueira
Perspectivas(pub)
Planeta dos Macacos (O)
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Tempo Contado
Tradicionalista (O)
Ultramar
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.