4 comentários:
De [s.n.] a 2 de Novembro de 2023
Meu caro amigo Bic
Mais uma das suas inúmeras publicações deveras interesantes.
Há muito tempo que eu aqui não vinha (perdi o hábito por qualquer razão)e vim agora por via de algo que alguém publicou no Facebook.
Talvez já não se lembre de mim, um "maluquinho das datas" e esta sua publicação levou-me agora a contribuir de alguma forma para uma datação menos errada de duas das duas fotos a preto e branco: aquela que se encontra exposta mais acima e outra a que podemos aceder clicando em "esta".
A primeira é datada de c.1956. A segunda de c. 1955.
Contudo existirá um lapso de tempo de quase 10 anos entre as duas.
Na primeira vê-se ao fundo distintamente a Av. EUA com o seu lado norte já todo construido (os prédios implantados perpendicularmente ao eixo da avenida). Eu nasci em 1955, no cruzamento da Av. Roma com a Av. EUA, e lembro-me perfeitamente de em criança ter assistido à construção de alguns daqueles prédios no final da década de 50.
Já na outra foto a preto e branco datada de c. 1955 nenhum destes prédios existe nem tampouco foi iniciada a construção de qualquer deles. Acresce que pelo menos um dos quatro grandes prédios do cruzamento da Av. Roma/EUA, já se encontrava construído no ano em que eu nasci (1955). Porém, nesta foto ainda não vê nenhum, vendo-se apenas os que foram construidos naquele cruzamento entre o final de anos 40 e 1953 (prédios de 7 andares).
A igreja de São João de Brito, inaugurada em 1955, observa-se de facto nesta foto. Mas provavelmente encontrar-se-ía ainda em fase final de construção, iniciada em 1952.
Conclusão, creio que se a primeira foto peca por grande defeito, a segunda peca por algum defeito...
José Almeida
De [s.n.] a 2 de Novembro de 2023
Peço desculpa por tantas gralhas, erros ortográficos e repetição de palavras, etc. Acontece que enviei sem querer e antes de rever.
No final eu queria dizer "(...) se na primeira peca por grande defeito, na segunda peca por algum excesso."
De Bic Laranja a 6 de Novembro de 2023


Por ventura algum será seu algum destes comentários aqui?
Cumpts.
De Bic Laranja a 6 de Novembro de 2023
Olho vivo! Ainda bem. As suas observações são muito boas e ajudam-me a datar como mais precisão as fotografias.
Vou acertar-lhe as datas.
Muito obrigado!

Comentar