4 comentários:
De Mandarinia a 7 de Fevereiro de 2017
Esta zona hoje está tão diferente. Já decidiram que destino vai ser dado ao Hospital dos Capuchos? Enfim dado o apetite imobiliário que a zona desperta...
De Bic Laranja a 7 de Fevereiro de 2017
Qualquer coisa entre o Hospital de Arroios e o Rilhafoles. Em estilo Siza ou isso.
Chama-lhe progresso. Pobres mentes!
Cumpra.
De [s.n.] a 8 de Fevereiro de 2017
Desculpe a pergunta de uma ignorante nestas coisas de quintais altos, mas porque noto que vem falando neles desde há dias, deixe-me que lhe pergunte: isto que se vê na imagem não será um jardim em altura, talvez particular e não um quintal, porventura público? Pergunto isto porque no início da Rua de Campolide existia ou ainda existirá, uma moradia cor-de-rosa e num terraço contíguo, em altura, existe um jardim, com este aspecto: muro alto, terraço ajardinado com algum arvoredo não muito alto nem muito denso, a ver-se perfeitamente da rua. Algo curioso, diferente e bonito. Penso que terá havido uma adaptação do terraço em jardim p'los donos da moradia ou talvez tenha sido projectada com aquele estilo e o espaço destinado àquele fim pouco vulgar mas muito interessante. Digo isto porque calculo que na altura da edificação daquela moradia e das pequenas casas contíguas de um só piso (séc. dezanove?) não ter havido terreno suficiente em redor para ter dado lugar a jardins particulares ou públicos. Ou ainda por as ruas terem sido muito estreitas naqueles tempos, como ainda hoje o são, ou por outro motivo qualquer que não consigo descortinar. Por uma questão de moda não me parece, mas, quem sabe?, em arquitectura tudo é possível.
Maria
De Bic Laranja a 9 de Fevereiro de 2017
Cuido que seja logradouro do gailoeiro das casas adjacentes. Podia ser jardim, sim. Um terraço em altura. Mas como este tipo de logradouros sempre deram para umas couves, para uma capoeira, chamei- lhe quintal. A minha ref.ª era um do género, alto, com muro de contenção de terras, da velha tia Recarda, como disse. Muitos que possam ter havido resultaram do alargamento viário na cidade: os velhos caminhos alargavam-se e nivelavam-se e iam galgando os terrenos particulares adjacentes; em havendo declives criavam está espécie de terraços com muros de contenção.

Cumpts.

Comentar