4 comentários:
De dh a 20 de Fevereiro de 2017
Bom dia

Ja ha varios dias ando a olhar para esta foto.

Havia, ate ha nao muitos anos, uma pequena esquadra da policia ao pé do bairro Grandella. Essa casa antiga, tinha umas janelas redondas que me lembram aquelas da foto. A ser verdadeira a hipotese, o muro que vemos a direita e'o futuro Beau Sejour ou o pilão.

Noto duas coisas que podem ajudar na orientacao. O sol esta quase a pique, veja-se a sombra do homem (que carrega ele?. Note-se tambem a sombra no vão da porta, no canto esquerdo da foto. Portanto o sol esta quase de costas (a porta é uma melhor referencia que a mulher). De qq maneira, da fachada do predio, so esse vao e pouco mais estao iluminados, alem da linha de pedras no canto do predio.

Curiosamente a sombra parece coincidir com a do google maps veja-se
https://www.google.pt/maps/@38.7462999,-9.1831543,72m/data=!3m1!1e3

Bom sao hipoteses.

cumprimentos
De Bic Laranja a 20 de Fevereiro de 2017
Segui a sua pista e vi a planta 6M do levantamento topographico de 1904-11 que dá o trôço do Beau Séjour. Não confirma o que se vê na photographia. Todavia a orientação solar da estrada pode indiciar um outro trôço da Estrada de Benfica ou outra serventia na mesma orientação. Isto se o archivo está certo e ser o que vemos realmente em Benfica...
Uma coisa é certa: a ser troço da Estr. de Benfica a imagem é anterior ao Eléctrico.
Obrigado do palpite.
Cumpts.
De [s.n.] a 20 de Fevereiro de 2017
Eu tb fui fazer o mesmo. E alem do mais o Beau Sejour e' de 1849... o que torna bastante dificil a localizacao que eu tinha avancado.

Veja ao fundo, ha dois ou tres candeeiros, a seguir aquilo que parece ser o portao da casa, e mesmo por cima parece haverum campanario, ou a uma torre de igreja, ou pelo menos a cruz.. sera a igreja de Benfica?.

Noto finalmente que a fotografia pode ter sido revelada em espelho, o que so torna a adivinha mais interessante...

cumprimentos
De Bic Laranja a 21 de Fevereiro de 2017
Se foi revelada invertida, não seria a primeira...
Uma torre de igreja? Será?
Cumpts.

Comentar