22 comentários:
De Bic Laranja a 12 de Fevereiro de 2016
A quinta do Conde Ottolini confontava com a quinta do Beau Sejour, com a quinta da Conceição e com a antiga Azinhaga dos Soeiros no troço hoje conhecido como R. Cidade de Rabat; a quinta ocupava chãos do largo do Conde do Bonfim e R. Major Neutel de Abreu. Estimo que a casa seja a que dá frente ainda agora, justamente para a Az. dos Soeiros, logo a seguir à quinta da Conceição.
O largo que havemos hoje com seu nome é deslocado.

A casa na imagem de que refere os azulejos é o que sobra do antigo convento de Santo António da Convalescença, muito alterado pelos donos que no séc. XIX o adquiriam depois da extinção dos conventos.

Cumpts.
De [s.n.] a 13 de Fevereiro de 2016
Se bem compreendi o que me diz, a Casa ou Palacete dos Condes de Ottolini ainda se encontra no local original, em frente(?) do Palacete do Beau Séjour (que conheço, já lá visitei uma Exposição de pintura há muito tempo) e suponho que do lado oposto à Estrada de Benfica e ou paralela ou no seguimento do Jardim do Bonfim.
Mesmo aumentando a imagem no pc e não sendo o suficiente, incluíndo com o auxílio duma lente, é quase impossível ler o nome das Ruas e das Quintas na bonita imagem que reproduziu. As palavras Rua e Quinta e Azinhaga(?) ainda se conseguem distinguir nalguns troços. Também se lê quase perfeitamente e na totalidade "Rua de S. Domingos de Benfica".

Concluíndo. Que boa surpresa me dá. Quer então dizer que a Casa do Conde ainda se encontra no mesmo sítio. Será isto possível?! Existem uns terrenos vastos, tipo Mata, paralelos a um dos lados do Hospital Lusíada, Hospital que se situa a seguir a dois ou três pequenos edifícios logo após o Largo do Bonfim. Reparei naqueles quando aqui há tempos tive que me deslocar a este Hospital. Será que estes terrenos terão feito parte da Quinta do Conde ou pertencido à outra Quinta que se situava ao lado desta, segundo informação que obtive da Senhora de que lhe falei anteriormente?
Vou arranjar disposição para passar por aquelas ruas e ver a dita Casa em pormenor.
Maria
De Bic Laranja a 13 de Fevereiro de 2016
Corrijo. A quinta Ottolini não confronta com a da Conceição como me pareceu. Elas são uma só e a mesma quinta. O que sobra (um casarão, dois chalés e jardim) permanece dos herdeiros do conde do Bonfim (ou Ottilini, ou Valdez Travassos?). A casa primitiva é na Az. dos Soeiros (R. Cidade de Rabat, 5). Se bem percebi a casa principal do que sobra da quinta é, hoje, na Estr. de Benfica, 356 logo a seguir à dita Az. dos Soeiros, um pouco antes do largo dos Condes de Bonfim.

Isto foi o que colhi apressadamente na rede e no levantamento topográfico de 1904-11. Pormenores poderão achar-se na bibliografia da pág. da ex-D.G.E.M.N. da remissão em cima.

Note que a carta 7M do verbete não abarca a quinta Ottolini.

Cumpts.
De Bic Laranja a 13 de Fevereiro de 2016
Mais uma achega. Na monografia «São Domingos de Benfica. História, Arte e Património», editado pela "dominicana" Junta de Freguesia, a pp. 70-71, acha-se um bom resumo histórico sobre a quinta Ottolini.

Sobre a Convalescença da Cruz da Pedra também se pode ler um belo resumo, muito bem escrito .

Um livrinho precioso.
De [s.n.] a 14 de Fevereiro de 2016
"Sobre a Convalescença da Cruz da Pedra também se pode ler um belo resumo, muito bem escrito .

Um livrinho precioso."

E onde é que se poderia adquirir este livrinho precioso?

---
Uma maravilha de informação que aqui me deixou. Fui pesquisar as ligações e muito aprendi. Os responsáveis camarários por estas páginas informativas foram um bocadinho incompetentes, eu acho. A descrição da Quinta e dos interiores das casas (afinal três casas numa única) que lhe correspondem, está bastante mais ou menos. Porém as duas ou três fotos das casas, são fraquíssimas, isto porque fotografaram só partes/ângulos da fachada, consequentemente pouco abrangentes e portanto muito incompletas. Uma pena. A mesma incompetência verificou-se na tomada das fotos da fachada do enorme palacete (curiosamente também três moradias formando uma única, seria uma questão de moda no séculos dezoito e dezanove?), pertença dos Correios, na Rua de S. José (Calçada do Lavra), recorda-se?

Pelo mapa vi perfeitamente onde se situará a Casa principal (com os respectivos terrenos, espero). Conheço muito bem toda aquela zona que fica não muito distante do Hospital da Cruz Vermelha, onde já tive consultas.

Mais uma vez thanks a million:)
Maria
De Bic Laranja a 14 de Fevereiro de 2016
Provavelmente na freguesia de São Domingos a monografia na edição em papel.

As páginas dos «Monumentos Nacionaes» são fracas em imagens. Já noutros casos o notei. A descripção archtectonica das casas, porém, é soffrivel. Cuido que a somma de casas se deva mais a razões familiares que a modas. Só uma conjectura. No mapa do levantamento de 1904-11 a casa representada é menor.

Obrigado eu,

Comentar