48 comentários:
De emília reis a 1 de Janeiro de 2010
Será mais correcto dizer que a Condessa d'Edla herdou tudo o que por lei o Rei D.Fernando II podia dispor dado que existiam ainda vivos, à data da sua morte, três dos seus filhos do casamento com D.Maria II e os netos filhos da Infanta D.Maria Anna entretanto falecida. O testamento diz: "...todas as minhas propriedades situadas no Concelho de Cintra, taes como, palacio da Pena e pertences, incluindo os chalets , castello dos Mouros, quinta da Abelheira e pertences, S.Miguel e pertences, as tapadas ultimamente compradas, incluindo a tapada nova dos Capuchos, assim como a mobilia , prata, loiças, e mais recheio do palacio da Pena, dos chalets e das outras casas acima mencionadas".
O Palacio e Parque da Pena assim como todas as restantes propriedades foram posteriormente vendidas, pela Condessa d'Edla , ao Estado depois das enormes polémicas que o testamento levantou e que são conhecidas.
Portanto, não é provável a hipótese de que a Quinta das Ameias tenha pertencido à Condessa d'Edla .
De Bic Laranja a 2 de Janeiro de 2010
Nada garante que a quinta tenha pertencido ou não à condessa (pode tè-la habitado como simples locatária); o facto, porém, de não constar fo testamento de D. Fernando II garante-nos que lhe não pertenceu a ele.
Cumpts.
De Julio Pedro Alves fernandes a 24 de Fevereiro de 2023
Isso que diz não é verdade. è um mito. Tenho em papel à minha frente do testamento de D Fernando II e de sua mulher, condessa que fala, e da sua filha que pensava que era sobrinha e não filha.

Comentar