4 comentários:
De João a 13 de Maio de 2017
Bela foto histórica em que Fátima já aparece claramente como seta indicadora e no topo de Coimbra e Porto, pois as setas de indicação de sentido para as diversas localidades começam de cima para baixo, pela localidade mais próxima para a mais distante.

Anos mais tarde neste local surgiria uma estátua em honra a São Cristóvão, o padroeiro dos condutores e viajantes...

Nos anos 70 paralela a esta avenida surgiria a ligação directa da 2ª circular por viaduto em direcção à zona da Rotunda da Encarnação.

Fica um aspecto actual, do local no "google maps" em que os sentidos foram substituídos.

https://www.google.pt/maps/@38.7632923,-9.1292838,3a,75y,51.66h,71.63t/data=!3m6!1e1!3m4!1sbfYqa_DZHXYFDlnUd0HJQA!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1
De Bic Laranja a 13 de Maio de 2017
A placas toponímicas foram trocadas por indicação de vias que levam aos... pontos cardeais. — Porventura sinal dos referenciais (globais) que nos devem apontar hoje vagamente o sentido; intinerante e sem destino...
A ligação paralela à Av. da Cidade do Porto, em viaduto, da 2.ª circular, veio a confundir as gentes sobre a direcção da dita circular e o seu sentido; o troço circular da Av. Marechal Gones da Costa esqueceu e a circular baralhou-se em radial na tal ligação paralela à Av. Cidade do Porto. É um daqueles casos em que a toponímia popular se sobrepõe à oficial, mas que no caso é também o sinal dos tempos: o Rossio ou o Areeiro tinham nexo com a realidade; crismar circular uma radial é de mentes acríticas.
Obrigado do comentário é da remissão moderna ao lugar.
Cumpts.
De João a 13 de Maio de 2017
É verdade caro "Bic Laranja", em 57 anos aquela zona pode-se dizer numa palavra inventada por mim "viadutolizada".

Cumpts
De Bic Laranja a 13 de Maio de 2017
Adjacente plantaram, todavia, uma bela vinha, em chãos da antiga Quinta da Graça, onde entrementes esteve um bairro de Lusalite conhecido por Camboja. Não sei que vinho sairá dali, mas é um toque rústico. Aguardemos o plantio de árvores na circular (inclusive algumas viadutolizadas) para completar o pitoresco pós-moderno.
Cumpts.

Comentar