De Iletrado a 13 de Agosto de 2014
Desculpai, Maria, tenho de vos corrigir: "tal qual" e não "tal e qual". Considero curioso como ninguém se engana em "tal como", "tal que" e outros advérbios, mas a patetice do "tal e qual" vai medrando. "Um erro mil vezes repetido..." No resto, concordo e estais a pecar por defeito.
De [s.n.] a 14 de Agosto de 2014
É bem capaz de ter razão, mas a verdade é que sempre usei a expressão com a copulativa a intermediar os vocábulos. Será que não se podem empregar as duas formulas?, tratando-se neste particular de uma excepção à regra relativamente às outras expressões que cita? Sem querer ser peremptória, creio não errar se disser que só neste caso é possível empregar (ou não) a conjunção para ligar os dois termos, dando consistência à expressão ou, se se quiser, de uma sintaxe lógica, o que não acontece na ausência daquela. Porque nos outros exemplos que cita é completamente impossível fazê-lo por se tornar num preceito (ou regra) incorrecto sintàcticamente.

De qualquer modo agradeço a sua chamada d'atenção, acrescentando que para qualquer dúvida no que ao léxico e à sintaxe da nossa língua dizem respeito, estamos no local perfeito já que temos aqui mesmo à mão de semear o tira-teimas:) que não é mais do que o digníssimo dono desta especialíssima casa, perito em ambas.
Maria
De Bic Laranja a 14 de Agosto de 2014
Grato pelo apreço. Imerecido, lhe garanto.
:)
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.