De Luis a 4 de Julho de 2019
Em Portugal as cidades costumam estar na margem norte ou na margem ocidental do rio. Portanto creio que terá sido no Porto...

Exemplos: Viana do Castelo, Esposende, Leça da Palmeira, Vila do Conde, Coimbra, Figueira da Foz, Lisboa, Santarém, Abrantes, Vila Nova de Milfontes, Portimão, Silves, Tavira, Mértola. Caminha e Vila Real de Santo António são excepção talvez devido à sua posição na fronteira.

Mais. Em Portugal as igrejas medievais que indicavam o centro das povoações costumavam se localizar exactamente no local onde teria existido o templo pagão, romano ou celta. Ora neste caso o tempo é a Sé do Porto, portanto é altamente provável que se situasse aí o castro celta primitivo. Ah, mais um dado a ter em conta. A localização das fontes. Creio que a mais antiga fonte está no Porto. Um caso paradigmático em Portugal, da importância de uma fonte na fundação está em Tavira. Ainda é visível a fonte do rio Gilão nas antigas muralhas da cidade medieval, voltada para o rio Séqua. Provavelmente seria a essa fonte que os mercadores do Mediterrâneo Oriental recorreram quando estiveram por lá, bem antes da chegada dos romanos (e por falar em Tavira, que pena não ter sobrevivido a casa dos Corte-Real, ou o Convento das Bernardas)
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.