Sexta-feira, 24 de Junho de 2016

Je suis inglês



 A filosofia do que é e não pode deixar de ser decorria, pareceu-me, duma lei da Física que cuidava já extinta pelo mundialismo do Leviatão europeu. Não caí na conta de que operasse a força centrífuga ainda nas nações da Europa. Pois afinal, na vigarice do que é e não pode deixar de ser, os ingleses não autorizaram comerem-lhe as papas na cabeça. É a diferença das nações que regem os seus destinos e as que os dão aos outros para reger. Neste último caso vejo hoje como ontem os escoceses. À nação inglesa resta-lhe orgulhosamente a fibra com que a vimos històricamente reger-se, a si e a outras nações. Não cuidei que a tivesse.
 Escoceses e irlandeses têm por sua vez mentalidade de protectorado; preferem suseranos; se mais ricaços melhor. A História demonstra a natureza das nações... Emanciparem-se do Reino Unido para se sujeitarem a Bruxelas como antecipam já na ruína britânica há-de ser uma bela independência!...
 Por cá a arenga do Brêxito ressoa ainda agora como em toda a campanha: uma desgraceira sem igual, inculcando no indígena do rectângulo mentalidade de escocês. Claro que o mal do coice inglês à suserania bruxeleiro-kafkiana será só comparável ao bug do ano 2000, que foi terrível. E com isso os nossos me®dia propalam aos sete ventos o papão que aí vem. A prova eram uns pategos da T.S.F. logo de manhã a entrevistarem, apenas e só, os chorosos de cá e de lá, todos escolhidinhos a dedo: uma inglesa com sotaque indiano (há coisas que a rádio não consegue esconder) opinando o mal que se avizinha; uma emigrante em Wrexham arregimentada pelo cônsul (em Manchester?) para catar crimes de ódio que nunca conseguiu provar, mas cujo o referendo é agora a prova irrefutável do racismo inglês.
 É mais ou menos isto...

————
Imagem: Thomas Creswick, Uma vista do castelo de Windsor. Óleo s/ tela. Colecção particular.  In Viático da Vagamundo.

Escrito com Bic Laranja às 13:07
Verbete | comentar
15 comentários:
De Bilder a 24 de Junho de 2016
Encontrei agora mesmo esta pérola(já tinha visto há uns tempos)em video do Farage no parlamento europeu http://paraummundolivre.blogspot.pt/2010/10/nigel-farage-provoca-no-parlamento.html as pessoas(os europeus claro,pois os outros gostam da UE sem pensar duas vezes) que se agarram a esta UE não sabem bem(digo eu)o que fazem.
De Bic Laranja a 26 de Junho de 2016
Pois. Lá está o novo esbirro português do clube Bilderberg a armar aos cágados a sua legitimidade de cavalgadura de nomeada por ter sido eleito por uma câmara de deputados sempre e sempre eleita com as percentagens de abstenção mais escandalosas que eu conheço.
Cumpts.
De [s.n.] a 24 de Junho de 2016
Acho que os ingleses se fartaram e aproveitaram a oportunidade do referendo para deixar claro o que pensam de Bruxelas e dos coitadinhos dos "refugiados" (parece que os que foram para Mangualde foram encontrados na Noruega).
Como o voto é secreto puderam manifestar-se sem as carpideiras do costume largarem a gritar racismo e xenofobia e o blá-blá habitual.
De resto antes da U.E., da CEE e da CECA as nações nunca se entenderam e nunca houve tratados e alianças, aliás o mundo começou há meio século.
Já não há paciência para o discurso monótono e monocórdico que abunda.
De Bic Laranja a 26 de Junho de 2016
Sim. Todos sabemos que o Schumann ou o Monet, um desses, foi o primeiro homem qu' houve. Não vem na Bíblia mas testes de laboratório o comprovam. E foi assim o princípio do mundo.
Cumpts.

De [s.n.] a 25 de Junho de 2016
E já começou coro de pedidos de repetição do referendo... Isto não vos lembra nada???? A máquina está bem montada, não acham?
Todavia, se tivessem vencido, por um voto que fosse, o caso estaria definitivamente encerrado; aí esta "democrassia"
Cumpts
De i a 25 de Junho de 2016
O comentário acima não foi assinado por lapso.
Cumpts
De Inspector Jaap a 25 de Junho de 2016
Não há uma sem duas...
De Bic Laranja a 26 de Junho de 2016
O pedido e a propaganda de que são aos milhões a pedi-lo. E sabe? É mesmo isso que vai acontecer. E os ingleses hão-de ser comidos de cebolada até porque já estamos todos informados (por que sondagens, por que estudos?!) de que os jovens estão pelo futuro e votaram por ele, e que a U.E. é o futuro, que são os jovens também, e que por isso valem mais que os velhos, gerontes de má raça xenófoba que só empatam nos empregos e nos asilos e na segurança social.
Vai tudo entrar nos eixos por o que tem de ser tem muita força e porque o que é é E não pode deixar de ser. Depois, a democracia deste referendo estava avariada.
Cumpts.
De [s.n.] a 25 de Junho de 2016
Ia perguntar-lhe se esta lindíssima paisagem era de Turner. Não reparei que tinha mencionado o autor. Uma pequena maravilha. Outro inglês, claro. Sou uma apaixonada pela pintura inglesa. Parabéns pela reprodução.
Maria
De Bic Laranja a 26 de Junho de 2016
De início escapou-me o autor da legenda. Mas depois pu-lo porque pertencia estar. Calhando foi nessa altura que leu.
Cumpts.
De [s.n.] a 25 de Junho de 2016
Confesso que hoje me senti mais que confuso. Em verdade senti-me completamente analfabeto, pois que aqui soaria mal chamar myself de entupido. O ensino anda mau,opta-se por simplificar e se esta implicar uma pequena incorrecção, aqui e ali, não vem mal nenhum ao mundo.
A filosofia de "o que é e não pode deixar de ser" decorre da Metafísica - dois volumes na VRIN - e não da Física - um volume na VRIN - ambos da responsabilidade de Aristóteles, a quem, também se atribui, erradamente, a Democracia - Política um volume na VRIN- e surge na discussão do que constitui a essência de uma 'coisa'. O diálogo é extenso e culmina na constatação de o único predicado que define verdadeiramente a 'coisa' é aquele que não podemos deixar de lhe atribuir sob pena de perder os seus limites.
Quanto ao Leviatã - símbolo mítico da Bíblia e outras cosmogonias - também foi um livro de um pensador Inglês de 1600 e picos, que haveria de gostar de ler onde, depois de caracterizar a natureza humana exaustivamente, chega à conclusão que a forma mais perfeita de governo é a Monarquia Absolutista.
À personagem mítica não nos apeguemos que é coisa de grande vulto. Eu não sei o que caracteriza hojeessencialmente uma 'nação ' é muito menos a INGLESA - que também não sei o que é. Mas adorava ouvi-lo dizer a um Escocês que, como povo, tem mentalidade de subserviência não haveria de ficar grande coisa para contar a história. Não gosto particularmente de Ingleses, como não gosto de franceses ou alemães nacionalistas. Acho que no negócio da Comunidade quem perdeu foram os países do Sul. E acho que o resultado deste referendo não permite leituras muito abonatórias dos movimentos políticos Globais. Se os países consumidores dos produtos Ingleses tivessem uns ... como o treinador croata diz que os seus jogadores possuem, eu queria ver no que resultaria o heroísmo Inglês e Sua Magestade. Quanto a nós poderemos balançar um pouco, como somos poeira não serão grandes os danos. Os emigrantes lá, como cá, continuarão. Uns porque fazem o que eles não querem fazer, outros porque fazem o que eles não Sabem fazer. Desculpe tanta Prosa para parco conteúdo... é um tique que me ficou da filosofia românica e helvética 🙈 HAVE YOURSELF MERRY LITTLE WEEKEND
De DDT a 26 de Junho de 2016
Eu nāo sou muito de fazer coleções, seguir novelas ou de me apegar a 'coisas '. Não que me considere a última bolacha do pacote mas porque,cedo me apercebi que, o que levava os meus amigos a fazerem cadernetas de cromos não era o prazer de fazer a caderneta, antes o prazer de ser o primeiro a completar e o negócios dos tais crómos raros... Detesto ansiedade, sofrimento e não tenho a menor vocação mercantil. Optei por não sofrer.
Mas hoje passei por aqui e não posso deixas de dizer ao sn que não tem acompanhado o blog da Bic Laranja devidamente, ou teria 'entendido' que ela sabe umas coisas de filosofia, entre as quais, esse tema do que ' é e não pode deixar de ser' logo foi perda de prosa , fazendo uso do seu léxico.
Se se trata do anónimo,mque penso ser, aqui vai um complemento o Inglês do Leviatã chama-se Hobbes e o forte desses ilhéus nunca foi a metafísica, antes os chapéus, cavalos e os livros dos 5 e dos 7 A que chegou ao Harry Potter, foi após uma experiência traumática em Portugal. Quanto ao resto estamos mais ou menos de acordo. Mas ainda não conseguiu corrigir essa sua tendência de dissertar sem se prepar devidamente... Quanto à Bic tem toda a razão isto de pertencer a um Cluster não é fado, mas uma questão de variáveis, antes de mexer deveriam avaliar muito bem a coisa,nas possíveis consequências da opção. Penso que quando Inglaterra e a França e a Alemanha negociaram os termos do Negócio Europeu, o imposto foi calculado a partir do retorno: ROI, como lhe chamam, que eles não são os tolos. Esses somos nós desde a constituição da NAÇÃO. Agradecia ao anónimo que fosse mais atento antes de comentar e aproveito para o informar que é have yourself a little merry weekend! Sorry Bic ...
De Bic Laranja a 26 de Junho de 2016
Cuido que a D.D.T. seja alter ego do s.n. (sine nomine) do comentário anterior, mas com a virtude de leitura mais fiel. Que agradeço.
Cumpts. :)
De DDT a 27 de Junho de 2016
Pois não cuida bem :) Ainda não chegamos lá, acho que o veneno se encarregará de tomar conta do assunto primeiro
De Bic Laranja a 27 de Junho de 2016
:) Cumpts.

Comentar

Junho 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Visitante


Contador

Selo de garantia

pesquisar

Ligações

Adamastor (O)
Apartado 53
Arquivo Digital 7cv
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Delito de Opinião
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Lisboa
Lisboa de Antigamente
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Mercado de Bem-Fica
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar

arquivo

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

____