Domingo, 26 de Fevereiro de 2017

Margarita e o espectador/espetador

 Espectador vem no Aulete de 1881 (1.ª ed.) como pronunciando-se es-pé-ta-dor.

«Espectador», Diccionario Contemporaneo da Lingua Portugueza, 1.ª ed., Imprensa Nacional, Lisboa, 1881


 Por acaso apanhei esta manhã no canal da Assembleia da República a audição da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto ao Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada onde se amesenda uma neologista do Português, natural de Carabobo na Venezuela, de sua graça Maragrita Correia. A audição é fastidiosa e a arenga da tal Margarita já a conheço, de modo que lhe apenas dei atenção ao que disse sobre espectador e espetador.

 De espectador disse que a escrita é à vontade da pronúncia ou do freguês, pelo que valem as grafias espectador ou espetador; ela própria opta por espectador porque, diz, pronuncia o 'c'. Não sei se a aprendeu do castelhano ou... No Aulete não foi.

 Espetador (de espetar), disse, não estava dicionarizada. Não negou o seu uso, mas afirmou a sua ausência dos dicionários. Pois eu não fui vê-los todos nem acredito que os ela visse. Mas procurei no Corpus do Português e, em cerca de 45 milhões de palavras de quase 57.000 textos em português. Nem uma só vez, historicamente, há ocorrência escrita de espetador. Nem por espectador nem de espetar. Há todavia 3609 ocorrências  do radical espect- em c. 90 flexões: espectador, espectáculo &c.

 Presumamos com boa razão, pois, que ninguém nunca haja escrito o nome espetador derivado do verbo espetar. E presumamos na mesma medida, mas com maior razão, que a ausência daquele vocábulo aberrante também prova a inexistência histórica da grafia espetador como corruptela de espectador. — Sequer por se pronunciar es-pé-ta-dor, como ensina a 1.ª ed. do Aulete, espetador foi alguma vez usado!

 O que concluo é óbvio. Os inventores do Acordo Ortográfico aborto gráfico pariram uma grafia disparatada para espectador, que em séculos de tradição escrita nunca se usou.

 E diz a tal Margarita que com o «Acordo» a ortografia ficou mais transparente — ela usa este transparente com sentido de evidente. Ora evidente é que por séculos nunca ninguém achou obscuro ou equívoco escrever espectador, espectáculo &c. mesmo não pronunciando o 'c'. Mais. Todo este processo histórico parece atestar o valor diacrítico daquela consoante tal como afirmou Gonçalves Vianna.

 O que vai dito para espetador serve para receção e não só.

 Uma nota final. A muleta da tal Margarita no I.L.T.E.C. e na audição (um Zé Pedro Ferreira) usa barbarismos como estandardização e rodriguinhos lexicais como interpretadores. Grande intérprete havemos nós aí na vanguarda da lexicografia do português com este acordita, hem!

Escrito com Bic Laranja às 21:55
Verbete | comentar
14 comentários:
De muja a 27 de Fevereiro de 2017
Quem espetasse com eles cá sei eu bem onde, é que nos fazia grande serviço...
De Bic Laranja a 27 de Fevereiro de 2017
Temo bem que desta sarna já nos não livramos.
Cumpts.
De ftr a 28 de Fevereiro de 2017
Só não nos livramos se não quisermos.
De Bic Laranja a 3 de Março de 2017
A corja alapada ao poder não se mexe. A vontade dalguns e a indiferença geral não os demove. Vence a inércia, que nos puxa para o fundo sem parar.
Cumpts.
De [s.n.] a 28 de Fevereiro de 2017
Ouvi algures que o A/90 ía ser anulado e a língua portuguesa voltar ao que era, Será verdade?Se for o caso, então quererá dizer que os milhões gastos em novos livros, cadernos e demais material escolar, etc., feitos pelos anualmente pelos pais dos alunos, à razão de centenas de milhares de euros, material este que era inutilizado no final de cada ano lectivo, para no início do ano seguinte todos os gastos voltarem a ser efectuados pelos mesmos encarregados d'educação, com brutos ganhos para os autores dos ditos livros e de pessoal ligado ao Ministério da Educação, chegou para satisfazer a ganância de quem desses milhões beneficiou? Será que os autores do Acordo e os muitos ligados à educação, já ficaram satisfeitos com as centenas de milhões que roubaram ao contribuinte desde a adopção obrigatória do A/90 no ensino e no sector público, sem esquecer outros muitos que directa e indirectamente também lucraram uns bons milhões com a afronta que governantes, por interpostos linguístas oportunistas e anti-patriotas, fizeram intencionalmente à língua portuguesa? Deve ser isso.
Maria
De Bic Laranja a 28 de Fevereiro de 2017
Não acredito. O estado de putrefacção nacional impede-me de crer que se torne ao que estava bem e não precisava de haver sido mexido.
Mas hão-de mexer na ortografia, sim. Para pior e sobretudo a bem das negociatas da edição.
Já nada disto leva emenda.

Cumpts.
De frt a 28 de Fevereiro de 2017
Os interesses editoriais não existem. Se as grandes editoras internacionais editam em várias línguas! É desinformação para que a justa indignação dos portugueses perante um crime cometido em nome do nacionalismo brasileiro, através de tráfico de influências e corrupção.
De Bic Laranja a 1 de Março de 2017
A edição e reedição de livros escolares, é que me refiro. Uma quota de mercado que sempre potenciado na pelas normas ortográficas ditadas pelo governo. Os meninos só podem ser ensinados como o governo entende ou serão cidadãos mal formatados, como se agora diz.
Cumpts.
De frt a 1 de Março de 2017
Não é necessária uma nova ortografia para que as editoras? ganhem com os livros escolares: eles mudam todos os anos. <br>E como se justificaria a "pressão no Brasil" - que pode mudar de manuais escolares a pretexto seja do que for -, pressão confessada por Cavaco?? Ou que os diplomatas brasileiros corressem à Guiné-Bissau para que esta assinasse... é por pressão das editoras??<br>Ah, grandes editoras? em países com tao baixos níveis de literacia!<br>Cada um acredita no que quer.<br>No Brasil, quando rasgaram, em 1954, o acordo de 1945 foram francos e falaram da ortografia nacional brasileira, na linha do nacionalismo linguístico e anti-português que os caracteriza http://www.filologia.org.br/revista/artigo/5(15)58-67.html<br>Ainda há pouco tempo um representante das editoras? portuguesas se queixou e não houve qualquer aumento de vendas para o Brasil - como era expectável. Miguel Sousa Tavares, que é um sucesso comercial no Brasil nunca permitiu que a ortografia de 1945 fosse alterada e isso não prejudicou as vendas.<br>Mas se acha que o Brasil anda ao serviço das editoras? portuguesas, continue, que quem quer impor o acordo, agradece. <br>
De frt a 28 de Fevereiro de 2017
O acordo não está em vigor. Não está em vigor na ordem jurídica internacional - por não preencher os requesitos do direito aplicável, a Convenção de Viena do Direito dos Tratados - e está a ser aplicado em Portugal inconstitucionalmente (nomeadamente o nº 2 do artº 8º da Constituição). É altura de deixarmos de tolerar os caprichos do "eng." Sócrates.
De Bic Laranja a 1 de Março de 2017
Desde 2007 que peroro aqui contra a aberração. Argumentos contra a coisa não faltam. Estou cansado de tanta cobertura dum poder de merda, representado por deputedos ainda mais merdosos à merdografia imposta como se fosse perfume. O cheiro nauseabundo que todos els exalam é insuportável.
P.q. os p.

Cumpts.
De frt a 1 de Março de 2017
Pois é.
Mas a página da net no Supremo Tribunal cumpre a lei que rege a ortografia portuguesa - o Decreto nº 35.228 de 8de Dezembro de 1945 e º 32/73, de 6 de Fevereiro.
Quanto à cobardia não é só dos deputados. E, para além deles há os cúmplices, geralmente com passagens pelos brasis.
De Mandarinia a 1 de Março de 2017
A falta que faz uma boa bandarilha.
De Bic Laranja a 1 de Março de 2017
Ainda ia melhor com pampilho nos lombos e garrochada na cernelha, em alternância ou vice-versa, pelo menos enquanto não houvesse lezíria.
Cumpts.

Comentar

Setembro 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Visitante



Selo de garantia

pesquisar

Ligações

Adamastor (O)
Apartado 53
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
Fugas do meu tinteiro
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Kruzes Kanhoto
Lisboa
Lisboa Actual
Lisboa de Antigamente (pub)
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Planeta dos Macacos (O)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar

arquivo

Setembro 2023

Agosto 2023

Julho 2023

Junho 2023

Maio 2023

Abril 2023

Março 2023

Fevereiro 2023

Janeiro 2023

Dezembro 2022

Novembro 2022

Outubro 2022

Setembro 2022

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

____