De [s.n.] a 31 de Dezembro de 2017 às 01:36
No meu comentário relativo às meninas/os jornalistas das várias televisões que pecam por defeitos de linguagem e usam maneirismos e tiques insuportáveis, cometi um lapso quanto a essa "Sara".
A jornalista, da SIC, a que me refiro (e creio que também se chama Sara) estava há bocado, antes do telejornal, a dar as notícias nacionais e internacionais. Entrevistou o Miguel Monjardino. Esta Sara costuma estar ao lado do Pedro Mourinho a transmitir as notícias.
Esta jornalista é bastante razoável e pelo menos não tem tiques nem maneirismos nem franze a testa e está com as mãos quietas e não no ar a abaná-las em demasia. Fala um português correcto e ainda não lhe detectei defeitos de linguagem nem de postura perante a câmara.
A outra "Sara" a que me quis referir é uma que fala com a voz propositadamente anazalada, pormenor que soa horrìvelmente mal a quem a está a ouvir. E depois tem um defeito de linguagem inadmissível numa jornalista que se preze, acrescenta sempre um 'je' a todas as palavras, ex: vamosje; temosje, incêndiosje, repórteresje, ministrosje, etc.
E tem outro defeito irritante, põe as mãos à frente das notícias quando apresenta as primeiras páginas dos jornais do dia seguinte e o que nós queremos ver são os títulos e não as mãos dela.
Fìsicamente e no penteado ela até é parecida com a "Sara" que cito acima, mas enquanto que esta é bastante razoável, ela é demasiado afectada (querendo parecer muito "bem", sem o conseguir) a ler as notícias, além de que o seu discurso oral é defeituoso e é inadmissível no cargo que ocupa. Numa palavra, esta Sara é mázinha como jornalista. E a outra não.
---
A Margarida Mercês de Melo, que não aparece há muito tempo nos écrans, mas dá a voz nos documentários da RTP. Um dia destes deu uma calinada no português que foi de bradar aos céus. Logo ela que falava mìnimamente bem a nossa língua, lembro-me perfeitamente. Que vergonha! Infelizmente não anotei logo a calinada e esqueci-me dela completamente. Se entretanto me lembrar deixo-a aqui.
Maria
Comentar: