4 comentários:
De Pedro Nogueira a 18 de Agosto de 2019
Não existe necessidade de se gastar dinheiro a produzir programas humorísticos, basta ir para a rua, falar com os portugueses.
De Bic Laranja a 18 de Agosto de 2019
É o que o jornalismo faz melhor. Melhor e mais barato que esses histriões de agora: o Araújo, aquele magrinho alto, aquela das 5 para a meia-noute; todos com alvará de inteligentes e que saem caríssimos.

Cumpts.
De [s.n.] a 18 de Agosto de 2019
Olhe,estou para escrever umas poucas de calinadas proferidas pelas meninas jornalistas. Inacreditàvelmente mais elas do que eles...

Estas foram as últimas que ouvi ontem, mas acontecem quase todos os dias e desde há muito. Curiosamente e honra lhes seja feita, as/os jornalistas que completam as notícias nos locais dos acontecimentos, raramente cometem erros linguísticos. E mais, salvo raras excepções, elas e eles têm um discurso escorreito e um português impecável.

Ontem a Ana Lourenço (uma jornalista que já não se suporta, tal como a Dina Aguiar e a Judite Sousa) proferiu o nome Aveiras de Cima com o "A" de Aveiras fechado, assim: Âveiras!! A colega no local da reportagem respondeu-lhe repetindo o nome da Vila correctamente: Aveiras com o "A" inicial bem aberto.

Pouco depois, a propósito dos pescadores naufragados, a mesma Lourenço pergunta à colega no local da reportagem se os 'Pôrtos' (com o primeiro "o" fechado!!) já estavam abertos (ou coisa que o valha), a colega respondeu-lhe impecàvelmente que os Portos (com o primeiro "o" bem aberto) já estavam já estavam.

E é este o português que certas jornalistas com idade para terem aprendido a nossa língua convenientemente, não o fizeram, para vergonha do cargo que desempenham. O que se torna insuportável para quem tem de as ouvir transmitir as notícias.

E pior para quem tenta aprender o português através do que ouve nas notícias e noutros programas de entretenimento, como por exemplo os emigrantes.
Maria
De Bic Laranja a 18 de Agosto de 2019
A prosódia já não é o que era. É o que é 🤬
Sobre Aveiras, a moirinha encantada 🧕🏽da SICtuação, parece que usa ortoépia de aviário, não é verdade? 🐓🦃🐣🐤🐔🐥🦆
Sobre os portosvai como peixe na água; mais valeria estar calada.🤫
Cumpts.

Comentar