6 comentários:
De gato a 16 de Junho de 2023
Um bairro social. Erigido pelo Estado Novo.
A gaita para a esquerdalhada é que os fáçistas sabiam cuidar do povo.
Não havia centenas de "autoridades" ou "institutos" para se melhorar Portugal. Fazia-se bem e, se não fosse à primeira, em muito pouco tempo vinha a emenda correcta. Agora há Decretos-Lei que chegam a ter 10 ou 15 emendas nos primeiros 3 meses.
Claro que isto vai acabar mal para a esquerdalhada.
Qualquer povo farta-se de uns gajos estúpidos que não sabem viver nem como vive o povo. Quantas revoltas houve neste país desde 1800?
Para o fim reserva-se o importante: o ponto central na foto é a Igreja da Encarnação.
Para se cuidar do corpo tem que se cuidar da alma.
De Bic Laranja a 16 de Junho de 2023
Observações acertadas e pertinentes.
Muito obrigado!
De [s.n.] a 16 de Junho de 2023
Este local continua igual, com as mesmas casas bem conservadas, arvoredo e os buracos, em primeiro plano, arranjados em jardins.
A revolta do gato é cortar as árvores e obrigar as pessoas a andar a pé ou de autocarro de dois pisos ? ah!ah!ah!
Julgo que a fotografia deve ser de 1946

Cumpts.
De Bic Laranja a 16 de Junho de 2023
Os buracos são os taludes do atêrro para fazer a rua chegar ao bairro? Pois, ainda se vislumbra nêles a orografia de antes das terraplanagens bairro; um vale cavado. O velho Poço dos Trapos está por lá, a jusante do talude do lado dir. O talude do lado esq. fôi completamente terraplenado e tem lá hoje o Clube TAP.
Não sei como tira V. essa conclusão do outro comentário nem onde fôi buscar o ano de 46. Em 46 não havia autocarros de 2 pisos. Chegaram só em 47 os primeiros dois Leyland. E êste aqui é um A.E.C. cujos primeiros Regent III de dois pisos só começaram a chegar por 1950, salvo êrro. O emblema da Carris também era outro em 46. Êste é de 53, cuido.

Cumpts.
De [s.n.] a 17 de Junho de 2023
No arq. da C.M.L. esta fotografia está datada como 'post. 1940' e entendi como sendo 'posterior a 1940'.
Por julgar que os dois pisos chegaram em 1946 fiz analogia com uma data próxima da inauguração da Bairro e da carreira dos autocarros. 195__ parecia-me mais
tarde.
O resto é haver necessidade de uma revolta, que neste caso seria para derrubar o que ainda está de pé e bem feito, a não ser para tapar os buracos. E até achei piada.

Cumpts.
De Bic Laranja a 17 de Junho de 2023
O archivista deve ter ponderado grosso modo a data do bairro, sem mais.
Cumpts.

Comentar