Deu hoje no canal da Memória um episódio dos Horizontes da dita gravado no Rio de Janeiro no fim de 2000. Não quis então o prof. Hermano Saraiva, conforme explicou, deixar passar os 500 anos do Brasil sem ir ao Rio de Janeiro, a única capital que o reino de Portugal jamais teve, à parte Lisboa. O prof. Saraiva fez o programa no Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e mostrou-nos, das suas preciosidades, uma rara 1.ª edição d' «Os Lusíadas» e o manuscrito do «Amor de Perdição», do próprio punho de Camillo. E conclui entretanto em tom grave e sincero: -- «Não há dúvida que nós demos ao Brasil tudo quanto tínhamos de melhor.»
Pois tem nestes dias andado o senado do Brasil Sítio do Pica-Pau Amarelo a debater acesamente a cacografia que enfiou há meia dúzia de anos pelas goelas de Cavaco1. Agem por lá como se Portugal nada fosse e o idioma só a si lhes pertencesse. Fazem-no já por atavismo tropical: uns por ensimesmada ignorância, alguns mais por despeitada malevolência; todos, sem noção de o português propriamente dito se formular sem próclises nem endorreia e todos eles, ainda assim, danadinhos por «melhorar» o cânone irracional da escrita.
A tristeza daquela gente não é já só precisar de adaptar os Maias do Botelho; é ter de traduzir de si para si o próprio Machado de Assis.
1 «Quando fui ao Brasil em 2008, face à pressão que então se fazia sentir no Brasil, o Governo português disse-me que podia e devia anunciar a ratificação do acordo [ortográfico], o que fiz.» Cavaco Silva sobre o seu papel na ratificação do Acordo Ortográfico («Cavaco elogia Acordo Ortográfico mas confessa que em casa ainda escreve à moda antiga», Público, 22/V/2012).
Imagens: José Hermano Saraiva, «Nos 500 anos do Brasil», Horizontes da Memória, R.T.P. Memória, 27/X/2014 (emitido originalmente na R.T.P. 2 em 10/XII/2000.)
Adamastor (O)
Apartado 53
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Firefox contra o Acordo Ortográfico
Fugas do meu tinteiro
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Kruzes Kanhoto
Lisboa
Lisboa Actual
Lisboa de Antigamente (pub)
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Meu Bazar de Ideias
Olhar o Tejo
Paixão por Lisboa
Pedro Nogueira
Perspectivas(pub)
Planeta dos Macacos (O)
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Tempo Contado
Tradicionalista (O)
Ultramar
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.