19 comentários:
De Bic Laranja a 17 de Maio de 2016
Alguns amigos de Argel, que foram os que capitalizaram com a desdita do grande demitidor. Diz foram pressurosos vasculhar-lhe o escritório por lá ainda não era sabido o fim.
Cumpts.
De João José Horta Nobre a 17 de Maio de 2016
«o que importava saber em relação a este assunto, e que nunca foi devidamente esclarecido, é primeiramente por que motivo Humberto Delgado decidiu reentrar em Portugal naquele preciso momento e pela fronteira do Caia; e, de seguida, como é que a Pide foi colocada no encalço de Delgado, isto é, quem lhe transmitiu a informação de que o General iria reentrar no país.»

Veja o filme Operação Outono de Bruno Almeida:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Outono

Essas coisas que perguntou, no filme estão bem explicadas.
De Bic Laranja a 17 de Maio de 2016
Quem escreveu o argumento do filme? A Flunser Pimentel?...

Cumpts.
De José Lima a 17 de Maio de 2016
Não vi o filme que refere e, aliás, nem sequer sabia da sua existência. Do que dele se conta na "Wikipédia", parece limitar-se a repetir a verdade oficial (e esta mesmo não sei se algo ficcionada) acerca do caso.

Sobre este assunto, tenho em lista de espera de leitura, há já bastante tempo, os livros "O Bando de Argel", de Patrícia Pinheiro, e "Acuso", de Henrique Cerqueira, que suponho fazerem alguma luz sobre a matéria, sendo certo que esta discussão reavivou-me o interesse de os ler proximamente.
De Bic Laranja a 18 de Maio de 2016
A Patrícia Pinheiro pode ser que adiante. Os «Acusos!» são palha densa meia danada de entender. E no fim só se pode metê-los na estante com a lombada para o fundo...
Cumpts.
De José Lima a 18 de Maio de 2016
Sim, as duas fronhas constantes da lombada desse livro - o "Acuso" - são dignas de constar num manual de criminologia de final do século XIX, princípio do século XX...
De João José Horta Nobre a 18 de Maio de 2016
«Quem escreveu o argumento do filme? A Flunser Pimentel?...»

Eu refiro-me à operação da PIDE para capturar Humberto Delgado. Isso no filme está retratado de forma que me parece ser fiel à verdade.

Não acredito na lenga-lenga de que o Delgado caiu numa armadilha montada pelo PCP. Isso simplesmente não é credível e carece de fundamento.

O mais lógico, é aquilo ter sido uma operação da PIDE que deu para o torto. Quiseram prender o Delgado, ele resistiu, aquilo escalou e ele acabou morto. Para mim foi isto que se passou.

Comentar