Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016
Estamos condemnados.
Por causa das alterações climáticas — inculcaram hoje os menestreis da emissora doutrinadora nacional — o nível da água do mar subiu mais no século XX do que nos últimos três mil anos e o ritmo continua a acelerar. O apocalipse pós-industrial vem num estudo de dois (tantos?!) scientistas amaricanos publicado na revista da Academia Americana das Sciencias. Vamos acabar todos com os pés de môlho e a agua pelo umbigo (os mais altinhos pelo doisbigo) até ao fim do seculo. — Bom, os que sobreviverem.
A menos que...
A menos que o Mundo siga a catechese da conferencia do clima de Paris e pratique devotadamente o sancto rito de abolir o carvão e os hidrocarbonetos na indústria. Ahi sim, ficar-nos-ha a agua só pelos joelhos, que é bastante menos perigoso.
Quere-se dizer: estamos safos.

A imagem é uma recreação verosimil da Olisipo romana, há dous mil anos, quando o Tejo (e o mar) entrava pela Baixa e dava pelo umbigo ao Rossio. Hoje, como sabemos, subiu já além do Caes do Sodré e continua a acelerar. Há-de ser por isso que construiram ali o Observaorio Europeu da Toxicodependencia, mesmo mesmo sôbre a maré alta.
(Revisto.)
De Josephvss a 23 de Fevereiro de 2016
Today’s Sea Level Fraud From The University Of Colorado...
https://stevengoddard.wordpress.com/2016/02/23/todays-sea-level-fraud-from-the-university-of-colorado/
De Zephyrus a 24 de Fevereiro de 2016
Na realidade há séculos que a terra avança sobre o mar em Portugal e no Sul de Espanha. Um exemplo. Se formos a El Rompido, na província de Huelva, veremos uma torre seiscentista que defendia a costa e agora está a dois quilómetros do mar. Mais exemplos. Castro Marim já foi uma ilha à beira do oceano. As ondas batiam perto da elevação onde está agora Tavira e mais tarde bateram perto do Forte do Rato, que está agora bem distante do mar. Parte das zonas arenosas do litoral Centro que estão agora com pinhais foram roubadas ao mar em tempos históricos. A acumulação maciça de sedimentos no litoral, trazidos pelos rios após a desflorestação total que sofreram as nossas serras, planaltos e peneplanícies desde a introdução da pastorícia, é responsável por este avanço da terra sobre o mar que ainda continua.
Sim. Mas isso não importa; importa é quando o mar galga o litoral. Adequam-se as provas à tese e não a tese às provas. O fenómeno geral é de fluxo e refluxo e as variáveis são numerosas. Como o acaso. Mas os menestréis do fim do mundo decompõem-no nos elementozinhos mais convenientes ao susto colectivo e dão música aos povos. Muitos assim se convencem, o catecismo resulta. O que tem graça é que há 30-40 annos a música era outra; íamos a caminho da glaciação. Sabujice de memória custa e vistas grossa.
Cumpts.
De Zephyrus a 24 de Fevereiro de 2016
A sabedoria dos nossos antepassados recusava a construção de obra humana em vales ou perto do mar. Tal ficava para as classes mais baixas. A partir dos anos 70 algo mudou nos portugueses e começou uma ocupação maciça e selvagem da costa. Um exemplo paradigmático: a ocupação da Ilha de Faro. Depois de vez em quando vem um temporal e o povo pede ajudas do Estado. E o Estado dá. Conheço moradias com fundações dentro do leito de rios e ribeiras. Estão à espera de serem levadas pela enchente. Um dia serão. Depois dirão que a culpa é de quem? Tudo construído a partir dos anos 70. Irra. Parece que Portugal morreu e agora fomos «possuídos» por um demónio.
Os antigos não eram tolos. Nem estavam toldados dos milagres da technica ou dos da salvação do Estado. Percebiam os limites destas cousas e tomavam cautelas. Do mar vinham a furia dos elementos e dos homens com a pirataria. Tudo isso, nem esquecido está, pois não foi nem ensinado a quem quere vida descuidada á beira-mar plantado.
Cumpts.
De
JPG a 24 de Fevereiro de 2016
Fala um climatologista brasileiro no "Programa do Jo": https://www.youtube.com/watch?v=3_GPLlJv6x0
Chamo a atenção para a explicação radical e definitiva daquilo que é o "buraco do ozono" (fim das patentes dos CFC), em que consiste o IPCC da ONU (tachos) e, em suma, como se pode e deve traduzir a expressão "aquecimento global": aldrabice geral.
Recomendo vivamente o "blog" de um engenheiro português, infelizmente já falecido mas cujos escritos continuam actualíssimos: "Mitos Climáticos"
http://mitos-climaticos.blogspot.pt/
Tudo isto tem muito (pouco) que se lhe diga. Mama. Pois que chuchassem, mas sem nos ferrarem todos por tolos. É demais, caramba!
Cumpts.
De Joe Bernard a 24 de Fevereiro de 2016
Curioso... na ilha de Santa maria, por exemplo, o nível do mar baixou cerca de 100 metros. Porque seria? Alguém puxou a válvula???
Insuflaram a ilha. Possìvelmente com CO2.
Cumpts.
Comentar