Perfeitamente identificados à esquerda o CS-TDA e à direita o CS-TDC. Entre eles quero adivinhar o CS-TDB. Os três primeiros aviões dos Transportes Aéreos Portugueses.
Hum! Insígnias por pintar... -- o TDA não se lhe vêem insígnias nacionais na cauda e parece ter pintura da Aeronáutica Militar; nos outros as insígnias dos T.A.P. muito sumidas, como esboçadas só; pareciam os aviões em preparo para entrar ao serviço. -- O que deita a fotografia muito provàvelmente para 1946. -- A criação dos T.A.P. fôra em Março de 45 no âmbito do Secretariado da Aeronáutica Civil; os primeiros pilotos foram treinados nesse ano em Inglaterra (na B.O.A.C.), mas os T.A.P. só começarem a operar rotas comerciais em 46, depois de levarem a cabo neste último ano, já em Portugal, outro treino de pilotos, a par dum primeiro treino de assistentes de bordo. Entretanto fôra ensaiada a Linha Aérea Imperial com três voos experimentais também nesse ano (v. TAP Portugal, Voa Portugal. 60 Anos na Rota do Futuro, TAP, 2005, p. 16). -- A torre do aeroporto, com a varanda envidraçada no topo, parece ser bem a desse tempo.
Aeroporto da Portela, Lisboa, 1946.
Eduardo Portugal, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.
É curioso que o primeiro avião da série, o TDA (T de Transportes Aéreos, D de Dakota e A por ser o primeiro da série), andou ao serviço da Aeronática Militar antes de passar aos T.A.P. em 45; passou para D.E.T.A. de Moçambique ao depois, em 58, e acabou de novo (e definitivamente) na Força Aérea Portuguesa, atingido por um míssil «strella» da Frelimo em 6 de Maio de 74... Uma semana e meia depois do grande acidente nacional, portanto, mas isto não é para agora...
Fiquemo-nos por que o TDB se despenhou desafortunadamente no Monte da Caparica em 27 de Janeiro de 48 durante um voo de treino e o TDC foi graciosamente entregue ao P.A.I.G.C. juntamente com a Guiné e Cabo Verde em 75. Não sei que mais fim tenha levado.
Adamastor (O)
Apartado 53
Arquivo Digital 7cv
Bic Cristal
Blog[o] de Cheiros
Carmo e a Trindade (O)
Chove
Cidade Surpreendente (A)
Corta-Fitas(pub)
Delito de Opinião
Dragoscópio
Eléctricos
Espectador Portuguez (O)
Estado Sentido
Eternas Saudades do Futuro
Fadocravo
Firefox contra o Acordo Ortográfico
H Gasolim Ultramarino
Ilustração Portuguesa
Lisboa
Lisboa de Antigamente
Lisboa Desaparecida
Menina Marota
Mercado de Bem-Fica
Meu Bazar de Ideias
Paixão por Lisboa
Pena e Espada(pub)
Perspectivas(pub)
Pombalinho
Porta da Loja
Porto e não só (Do)
Portugal em Postais Antigos(pub)
Retalhos de Bem-Fica
Restos de Colecção
Rio das Maçãs(pub)
Ruas de Lisboa com Alguma História
Ruinarte(pub)
Santa Nostalgia
Terra das Vacas (Na)
Tradicionalista (O)
Ultramar
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.